Amor aos animais

Prefeitura publica decreto autorizando “ABATE” de animal de rua

Prefeitura publica decreto que autoriza o “abate” de animais em situação de rua

Um decreto publicado no Diário Oficial de Cravolândia, cidade do interior da Bahia, permite à administração municipal gerir a situação de animais de rua soltos ou abandonados na cidade.
O decreto, oficialmente representado pelo número nº 448/2023, do dia 05 de maio deste ano, permite que o município realize a apreensão, remoção, recolhimento e guarda de animais encontrados soltos em vias e logradouros públicos da cidade. O que chama atenção é que a publicação permite o sacrifício dos animais.
O texto sinaliza, ainda, que os animais devem ser transportados da rua para um local adequado, que será um espaço do poder público. Porém, em caso de animais de grande porte, onde o poder executivo não consiga fazer o resguardo, segundo o parágrafo único do artigo 2º do decreto, “o abate” pode ser feito no local.
O decreto prevê que o dono do animal tem até cinco dias para reclamar sua posse nos órgãos públicos, caso contrário, o animal se tornará patrimônio da prefeitura, que poderá, também, vendê-los, encaminhá-los para a instituição ou entidade pesquisa, ou doá-lo.
Entretanto, caso nenhuma das opções citada acima aconteça, o município ganha o poder de abater o animal. “Diante da impossibilidade ou inviabilidade das hipóteses elencadas no caput e nos demais parágrafos deste artigo, os animais poderão ser abatidos pelo Poder Público”.
O decreto municipal contraria uma lei federal, assinada em 2021, pelo então presidente Jair Messias Bolsonaro. A Lei 14.228/21, proíbe a eutanásia de cães e gatos de rua por órgãos de zoonose, canis públicos e estabelecimentos similares.
Nas redes sociais da prefeitura, diversos internautas se posicionaram contra a medida. “Que absurdo isso, vamos começar por onde? Abater animais em situações de rua é crime! Procurem formas de fazer política direito”, afirmou uma usuária. A prefeita Ivete Soares Teixeira Araújo disse que não poderia falar sobre o assunto no momento. O espaço do site Bnews segue aberto para esclarecimentos.

Motorista de Uber adota cão ao descobrir que passageira lavava para sacrificar!

No Rio de Janeiro, o motorista de UBER, Emerson Lima, atendeu uma solicitação de corrida. Ele só não esperava que essa seria inesquecível.
.

Hoje trabalhando, devia ser minha sexta corrida, meu aplicativo tocou: uma corrida com destino a Pavuna, uma região de alto risco da cidade”, escreveu Emerson.
.
Pouco depois veio uma mensagem do solicitante: ‘moço, você também leva cachorra? Ela é quietinha’, ao que o motorista respondeu que sim.Assim que recebeu a passageira, veio a surpresa: a cachorra que estava com ela era enorme.
.
.

Iniciei a corrida e fomos embora. Logo a moça pediu pra parar o carro para sacar um dinheiro. Eu parei e ela foi, deixando a cachorra sozinha comigo… aí ferrou mesmo (kkk), ela pulava pra lá e pra cá sem parar”, relembra o motorista. No entanto, nada demais aconteceu.
.
.

Assim que a cliente retornou, eles seguiram viagem. Emerson evitou perguntar porque ela estava indo à Pavuna. No meio do trajeto, a mulher ligou para uma pessoa e disse que estava “decidida disso e não voltaria atrás por nada”; pouco depois, também ligou para a irmã e disse para ela fazer o mesmo.
.
.
Emerson não entendeu do que se tratava, até a moça fazer uma nova chamada, para a irmã, contando o que estava indo fazer naquele momento.
Aí falando com a irmã, ela soltou que iria fazer uma eutanásia na cachorra, isso mesmo, gente, ia matar a cachorra com uma injeção. Porque? Ela levou a cachorra em um veterinário que disse que tinha uma suspeita de [uma doença muito grave] e que a cirurgia seria R$ 5 mil e os exames mais de R$ 1 mil e que não teria dinheiro pra fazer isso”, relatou o motorista.
.
.

Depois de algum tempo, Emerson resolveu interagir com a passageira e perguntou se ele poderia ficar com a cachorrinha. Ela ficou um pouco pensativa, mas acabou topando entregar o animal para o motorista.
.
.
Emerson batizou a cadela de “Vida” e disse que a partir de agora só deseja que ela tenha muito amor e uma vida tranquila.

Quem maltratar animais vai ter que pagar a conta!


✅ PROJETO DE LEI APROVADO!! Vereador ROBSON CARVALHO ANUNCIOU A APROVAÇÃO SE MAIS UMA LEI DE PROTEÇÃO ANIMAL, PARABÉNS MEU AMIGO!
.
Segue nota do vereador
.
É com imensa alegria que anuncio que o nosso Projeto de Lei 106/2021, que obriga o autor do crime de maus-tratos a pagar as despesas do tratamento do animal, FOI APROVADO na @camaranatal
❗Agora o PL 106/2021 irá para sanção do prefeito e, se sancionado, será LEI no nosso município.
👉🏻 Se você também apoia essa luta, COMENTE #SancionaPL106 e COMPARTILHE esta postagem em seu stories. Vamos juntos, por eles!

Rolar para cima