Cocaína passa a ser produzida no Canadá por duas empresas autorizadas pelo governo

🇨🇦 A Adastra Labs está localizada em Langley, BC, e buscou a aprovação da Health Canada, que recebeu em 17 de fevereiro. A Adastra também pode possuir, produzir, vender e distribuir até 1.000 gramas de psilocibina e psilocina.
“A licença alterada permite que a Adastra interaja com até 250 gramas de cocaína e importe folhas de coca para fabricar e sintetizar a substância”, diz um comunicado no site da Adastra Holdings
Após o anúncio da Adastra, outra companhia canadense, a Sunshine Earth Labs, revelou que também foi aprovada para produzir e comercializar cocaína, bem como MDMA, morfina, ópio e diacetilmorfina.
A Health Canada concedeu licenças à Oryx BioMed LTd., uma subsidiária integral da Sunshine Earth Labs.
Após a repercussão negativa, o primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau, recuou e disse nesta sexta-feira (3) que estava “surpreso” com o fato das empresas terem recebido licença para vender cocaína a farmácias e hospitais.
Apesar de estar em um estado de emergência de saúde pública desde 2016 devido à crise de overdose, a província de British Columbia recebeu o aval da Health Canadá para uma isenção sob a Lei de Drogas e Substâncias Controladas, que permite que pessoas com mais de 18 anos possuam até 2,5 gramas de substâncias pesadas como o crack, cocaína, fentanil e outras drogas ilícitas.
Dessa forma, cidadãos com 18 anos ou mais que sejam identificados pelos policiais com 2,5 gramas de qualquer uma dessas substâncias não serão presos, acusados ou terão as drogas confiscadas, apenas serão oferecidas informações sobre como ter acesso aos programas de tratamento de dependência.
Mais de 26.690 pessoas morreram por overdose no Canadá desde 2016, sendo 11.171 apenas na província de British Columbia. Cerca de seis pessoas morrem diariamente por overdose de substâncias tóxicas na província. Esse número é a principal causa de mortes não naturais em BC. A justificativa do governo para liberar as drogas é para que o usuário perca a “vergonha e procure a assistência necessária”.

Drogas pesadas passam a ser discriminalizadas no Canadá

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima