TERRORISMO

Erdogan chama campanha militar de Israel em Gaza de “tentativa de genocídio”

O presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, descreveu a ofensiva militar de Israel em Gaza como “uma tentativa de genocídio”.
Falando durante o Fórum Diplomacia de Antalya, Erdogan disse na sexta-feira (1°): “O que está acontecendo em Gaza definitivamente não é uma guerra. É uma tentativa de genocídio”.
“Até a guerra tem moral, etiqueta e lei que deve ser seguida. Aquela que deixa os bebês nos braços da mãe à fome e à sede, estamos falando de uma barbárie que bombardeia hospitais, igrejas, mesquitas, escolas, universidades, campos de refugiados , e ambulâncias”, acrescentou o líder turco.
Ele reiterou os apelos por um Estado palestino, dizendo: “A menos que as palavras sejam apoiadas pela ação, não é possível parar a opressão na Palestina nem reconstruir a confiança no sistema internacional”.
Especialistas das Nações Unidas descreveram anteriormente a campanha militar de Israel – lançada após os ataques liderados pelo Hamas em 7 de outubro – como um “genocídio em formação”.
Mais de 30.200 pessoas morreram em Gaza desde 7 de outubro, informou na sexta-feira o Ministério da Saúde do enclave, com mais de meio milhão de pessoas à beira da fome, segundo agências da ONU. As Forças de Defesa de Israel insistiram que estão tentando limitar as baixas civis no enclave.

Terroristas do Hamas tomam de assalto carrro humanitário da ONU.

Terroristas do Hamas tomam de assalto carrro humanitário da ONU.🚨Mais um vídeo mostrando, mais uma vez, que toda a ajuda humanitária que entra na Faixa de Gaza é capturada pelos terroristas palestinos do Hamas, com os civis locais recebendo apenas as migalhas deixadas para trás pelos terroristas.
O próprio chefe político do Hamas, disse recentemente, de forma textual, que as ajudas humanitárias que entram na Faixa de Gaza são exclusivamente para o Hamas.No vídeo que circulou recentemente ele diz que os civis palestinos representam a linha de frente do Hamas

Ataque terrorista deixa 14 mortos e 25 feridos em Praga

Um ataque a tiros deixou 14 mortos e 25 pessoas feridas no centro de Praga, na República Tcheca, nesta quinta-feira (21). Segundo a polícia, além das vítimas, o assassino também foi morto. Informações são do g1.

O caso aconteceu na Faculdade de Artes da Universidade de Charles, que fica em frente à Jan Palache Square. O assassino estava em cima de um prédio com um fuzil, segundo testemunhas.
O ministro do Interior, Vit Rakusan, disse à imprensa que “não há indicação de que este crime tenha qualquer relação com o terrorismo internacional“. O serviço de resgate de Praga e hospitais da região confirmaram que há estrangeiros entre as vítimas.
Através das redes sociais, o prefeito de cidade de Bohuslav Svoboda prestou condolências às famílias das vítimas.
“Sempre pensamos que isto [tiroteios em massa] era algo que não nos dizia respeito. Agora acontece que, infelizmente, o nosso mundo também está mudando e o problema com atiradores estão emergindo aqui também”, disse.
Segundo a agência Reuters, a polícia confirmou que o pai do atirador também foi encontrado morto.

Conheça a vida de luxo dos líderes do HAMAS

Líderes do grupo terrorista Hamas ostentam uma vida de luxo em Doha, no Catar, onde o grupo tem uma representação política, e na Turquia, como mostram investigações conduzidas por Israel.
O grupo é responsável por administrar a Faixa de Gaza, território palestino em que 50% da população vive em insegurança alimentar e 90% não têm acesso à água potável.
Em 7 de outubro, membros do Hamas burlaram o sistema de vigilância de Gaza e assassinaram cerca de 1.200 pessoas, a maioria civis, além de sequestrar outros 240. Foi o maior ataque a judeus desde o fim do Holocausto, em 1945.
A investigação israelense mostra que três dos principais líderes do Hamas possuem ao menos 11 bilhões de dólares em reservas financeiras, a maior parte aplicada nos Emirados Árabes e na Turquia.
Segundo o levantamento, Ismail Haniyeh e Khaled Mashal possuem 4 bilhões de dólares cada, enquanto Moussa Abu Marzuk aparece com 3 bilhões de dólares.
Esse dinheiro, afirmam os israelenses, tem como origem as doações feitas pela comunidade internacional para ajudar Gaza. Mas que são desviadas e acabam servindo para sustentar a elite do grupo.
Estima-se que o grupo terrorista arrecade mais de 1 bilhão de dólares através de complexa engenharia financeira, que inclui a utilização de criptomoedas, compra e venda de imóveis imóveis, lavagem de dinheiro e extorsão de residentes de Gaza.
Acredita-se que uma das bases de operações do Hamas é o hotel Four Seasons, que tem diárias na casa dos 900 dólares.
Em 2015, um de seus líderes deu uma entrevista coletiva no salão de baile do hotel, onde continuou a ser visto com frequência desde então.
O governo americano impôs sanções a figurões do grupo, mas o grande número de empresas de fachada e manobras financeiras fizeram do Hamas uma das organizações terroristas mais ricas do mundo.
Líder do Hamas, Khaled Mashal é entusiasta do tênis de mesa. O bilionário se divide entre o Catar e a Turquia (Divulgação/Divulgação)
“É realmente chocante a quantidade de dinheiro que esses terroristas conseguiram amealhar”, afirma Jonathan Schanzer, vice-presidente da ONG The Foundation for Defense of Democracies, de Washington.
“Não há qualquer responsabilização. Países que não punem o terroristas acabam se tornando patrocinadores estatais do terror. Eles não se importam se os líderes do Hamas estão a impetrar atos terríveis”, prossegue Schanzer.
Mas o Catar também abriga a maior base militar dos Estados Unidos no Oriente Médio.
Localizada a 30 quilômetros de Doha, a base aérea de Al Udeid possui 11.000 soldados americanos e tem capacidade para acomodar 120 aeronaves.
Diante da passividade do governo do Catar com o Hamas, políticos dos Estados Unidos como o deputado republicano Andy Ogles, do Tennessee, vêm pressionando para que Washington retire do emirado o status de aliado-chave dos americanos.
A condição só seria restabelecida quando o Catar expulsar os terroristas do islâmicos.
O líder do Hamas Khaled Mashal: 4 bilhões de dólares na conta (Reprodução/Reprodução)

Suspeito de envolvimento com Hezbollah teve negócios no Brasil

São Paulo — Apontado pela Polícia Federal (PF) como o principal suspeito de recrutar brasileiros para o grupo libanês Hezbollah com o objetivo de promover ataques terroristas, o sírio naturalizado brasileiro Mohamad Khir Abdulmajid tinha negócios no Brasil antes de entrar na mira dos investigadores.
Ele era dono de restaurantes árabes em Brasília, de tabacarias em Minas Gerais e apontado pela defesa de um investigado como um parceiro de intermediação de negócios no Líbano.
Khir foi sócio de um pequeno restaurante de comida libanesa na Asa Norte, em Brasília, que servia pratos da culinária árabe e disponibilizava narguilé para os clientes. O Shisha, nome do estabelecimento, é o único CNPJ em nome dele.
“O restaurante foi dele [Khir] muito tempo atrás. [A investigação] Não tem nada a ver com o restaurante. O problema é dele”, diz o atual proprietário, que não quis se identificar.
Boa parte das avaliações do Shisha em um site de turismo destaca o mau atendimento no local, embora a comida e o narguilé sejam elogiados. Um dos clientes diz que o “dono é meio doido”, enquanto outro afirma que Mohamad é o “cara do pedaço”.
Em Brasília, Mohamad Khir deixou dívidas e processos de cobrança de bancos e de uma proprietária de um imóvel em que também foi dono de um restaurante com parceiros.
Em uma das ações judiciais, acabou condenado a pagar R$ 29 mil porque o imóvel em que ficava o restaurante, também de comida árabe, foi devolvido com avarias.
Como revelou o Metrópoles, investigadores colocam Khir como principal alvo da Operação Trapiche, deflagrada na semana passada. Segundo a decisão judicial que ordenou as prisões, a “análise conjunta dos elementos apurados pela autoridade policial é indiciária de que Mohamad Khir integra o grupo libanês Hezbollah”.
Como mostrou o programa Fantástico, da TV Globo, investigadores encontraram fotos nas redes sociais nas quais Khir aparecia fardado, em cima de um tanque de guerra, com uma metralhadora, na condição de soldado do Hezbollah em apoio ao Exército do ditador sírio Bashar Al-Assad, durante a guerra civil, em 2016.
Ele passou a ser investigado a partir de 2021, sob suspeita de contrabando, mas a Polícia Federal acabou suspeitando de envolvimento com o terrorismo. A PF atribui ao grupo a prática de aliciar brasileiros para cometer atentados em troca de dinheiro.
A defesa de um dos investigados presos em São Paulo, Jean Carlos de Souza, nega envolvimento com atos terroristas, mas afirma que ele tinha negócios com Mohamad Khir. Souza alega que viajava muito ao Líbano para intermediar vendas.
Seu advogado, José Roberto Timoteo, afirmou que ele intermediava a compra e venda de café, açúcar, e até ouro, e que conheceu Khir em São Paulo.
“O sujeito tem café aqui para vender. Ele vai para o Líbano tentar vender café, açúcar, ouro. Como você faz isso? Se relacionando com libaneses aqui no Brasil. O Jean não fala a língua árabe e reside em Santa Catarina, em Joinville”, afirmou o criminalista.

Presidente de sinagoga é morta a facadas em Detroit

Presidente de sinagoga nos Estados Unidos é encontrada morta a facadas próximo de casa
Samantha Woll tinha 40 anos e morava em Detroit; motivo do homicídio permanece desconhecido
Uma mulher identificada como Samantha Woll foi encontrada esfaqueada do lado de fora de sua casa na cidade de Detroit, nos Estados Unidos, neste sábado, 21, segundo informações das autoridades locais.
De acordo com a polícia, uma unidade foi acionada após uma mulher ser encontrada sem vida nesta manhã, em uma rua a leste do centro da cidade. A localização era próxima ao endereço da casa de Samantha, declarada morta no local.
A vítima tinha múltiplas perfurações a faca, dizia o comunicado, e os policiais observaram um rastro de sangue que levava até a casa da vítima, onde acredita-se que o ataque tenha ocorrido. O motivo do homicídio permanece desconhecido.

Dois policiais passam perto do local onde a presidente de uma sinagoga de Detroit, Samantha Woll, foi encontrada morta neste sábado. Foto: David Rodriguez Munoz/Detroit Free Press via AP
Samantha, de 40 anos, liderava a Sinagoga Downtown Isaac Agree desde 2022, era ex-auxiliar da deputada federal democrata Elissa Slotkin e integrante da equipe de campanha da procuradora-geral Dana Nessel. Ela também trabalhou como gerente de campanha da senadora Stephanie Chang.
O prefeito de Detroit, Mike Duggan, disse em um comunicado no X, antigo Twitter, que a vítima era uma das “grandes jovens líderes” da cidade e lembrou de um momento entre eles, ocorrido há algumas semanas, quando comemoraram a renovação da Sinagoga Downtown. “A perda de Sam deixou um grande vazio na comunidade de Detroit”, afirmou Duggan. “Toda a cidade se une à sua família e amigos para lamentar sua morte trágica.”
Nas redes sociais da sinagoga em que a vítima liderava, os fiéis afirmaram estar chocados com a morte de Samantha. Ainda nas redes, a democrata Elissa Slotkin afirmou que Samantha “dedicou sua curta vida à construção do entendimento entre as religiões, trazendo luz diante das trevas”.
“Meu coração dói por termos perdido alguém tão dedicada a servir aos outros em um ato tão sem sentido. Sentirei falta de seu desejo incansável de servir e de seu sorriso brilhante em toda a área de Detroit”, disse a congressista./COM AGÊNCIAS

URGENTE- Brasileira sequestrada pelo HAMAS é assassinada

Morreu a israelense Celeste Fishbein, de 18 anos, que estava entre as pessoas sequestradas pelo Hamas. A informação foi confirmada pelo tio Mario Fishbein, nesta terça-feira (17).
“Avisaram a gente que a (minha) sobrinha foi assassinada. Encontraram o corpo dela”, disse.
Os familiares estavam a procura dela desde 7 de outubro, quando Celeste parou de dar notícias, após o atentado do grupo terrorista Hamas ao território israelense.
Ela foi mais uma vítima de rebeldes do grupo terrorista que invadiram várias casas e levaram cerca de 120 pessoas. Celeste não conseguiu escapar do grupo armado.
Os familiares da jovem tiveram mais sorte. Quando as sirenes soaram, eles, que estavam na casa da avó promovendo uma cerimônia religiosa, foram para um abrigo. E a partir desse momento trocaram mensagens com ela em um grupo da família. Do abrigo, conseguiram ver várias residências sendo invadidas e destruídas
Inicialmente Celeste, que estava em casa com o namorado, estava respondendo às mensagens do grupo. Ela, inclusive, quem deu o alerta de que os terroristas estavam disfarçados e invadindo as casas, depois de dizer que estava bem.
“Terroristas do Hamas disfarçados de soldados do exército de Israel estão batendo nas portas. Favor não abrir as portas. Protejam suas vidas. Compartilhem”, disse a mensagem.
A família Fishbein perdeu contato depois do início dos ataques terroristas, que obrigaram todos os moradores das comunidades rurais a se abrigar dentro de bunkers de proteção, uma espécie de abrigo antibombas.
“Celeste ficou com o namorado em Gaza. Eles deixaram de responder as mensagem de celular às 11 horas. E ninguém tem mais notícias”, contou o tio.
G1

Terrorista islâmico mata dois suecos em Bruxelas, VEJA VÍDEO

Terrorista islâmico acabou de assassinar dois suecos nas ruas de Bruxelas, além de ter deixado feridos.
Ele fez uma transmissão ao vivo, afirmando que está “vingando muçulmanos” ao matar “infiéis”.
Testemunhas afirmam que ele gritava ‘Alluhu Akbar’ enquanto matava.
Terrorista mata dois suecos em Bruxelas.Dois suecos morrem atingidos por disparos em Bruxelas, a capital da Bélgica, disse o Ministério Público belga, nesta segunda-feira (16). O atirador conseguiu escapar.
O país elevou o seu alerta de terrorismo ao mais alto nível, quando um homem chamado Abdesalem Al Guilani publicou um vídeo nas redes sociais alegando ser o agressor e pertencer ao Estado Islâmico. Ele afirmou ter atirado em três vítimas, não em duas, como afirmou a polícia.
“Acabo de oferecer as minhas sinceras condolências ao primeiro-ministro sueco após o ataque angustiante desta noite aos cidadãos suecos em Bruxelas”, disse o primeiro-ministro belga, Alexander de Croo, no X. “Os nossos pensamentos estão com as famílias e amigos que perderam os seus entes queridos. Como parceiros próximos, a luta contra o terrorismo é conjunta.”
Uma porta-voz do Ministério Público de Bruxelas informou que foi aberta uma investigação, mas não esclareceu até o momento qual seria a motivação do ataque.
Em um vídeo divulgado pelo jornal “Het Laatste Nieuws”, um homem aparecia fugindo em uma moto pequena depois de abrir fogo.
O jornal disse que era provável que as vítimas fossem dois torcedores de futebol. A Bélgica receberá a Suécia em uma partida de qualificação para a Euro 2024 na noite de segunda-feira.

Bomba na ponte Newton Navarro

Polícia é acionada após suspeita de bomba na Ponte Newton Navarro – Portal 98 FM Natal

Agentes do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) estão, neste momento, averiguando mais uma suspeita de bomba em Natal. Os policiais estão na Ponte Newton Navarro após um suposto explosivo ser encontrado em uma das colunas da ponte. Na terça (21), criminosos explodiram uma bomba de pólvora prensada na outra ponte que conecta a Zona Norte ao restante da cidade: a Ponte de Igapó.
Mais cedo, o Bope detonou uma caixa que foi abandonada no estacionamento do supermercado Bompreço da Avenida Alexandrino de Alencar, no Barro Vermelho. A suspeita é que a caixa tivesse uma bomba caseira.
Por causa da suspeita de bomba, o estacionamento precisou ser evacuado. Lojistas afirmam que um grupo chegou ao local, deixou a caixa e foi embora. O pacote suspeito foi deixado próximo aos carros que estavam guardados no local.
Segundo o Bope, o material foi recolhido, desativado e encaminhado para a perícia. “A princípio, apenas um objeto abandonado. Foi levado para um local seguro e feito uma contra-carga para verificar o que tem dentro”, afirma a PM em nota.

O plano terrorista era explodir as 18 horas

Ponte de igapó pode ser interditada após danos causados pela bomba

Crea contraria Itep e afirma que explosão causou ‘fratura’ na Ponte de Igapó: ‘Não pode ter passagem de veículo’, diz engenheiro
Após vistoria de especialistas na manhã desta quinta-feira (23), órgão anunciou que vai recomendar recuperação imediata do trecho.
Por g1 RN
23/03/2023 12h14 Atualizado há 2 minutos




Crea-RN diz que 'fratura' em ponte foi causada por explosão — Foto: Pedro Trindade/Inter TV Cabugi
Crea-RN diz que ‘fratura’ em ponte foi causada por explosão — Foto: Pedro Trindade/Inter TV Cabugi
Após uma vistoria na manhã desta quinta-feira (23), o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio Grande do Norte (Crea-RN) contrariou posição do Instituto Técnico-Científico de Perícia do Estado (Itep), e afirmou que a Ponte de Igapó sofreu uma “fratura” após uma explosão que aconteceu na última terça-feira (21).
A presidente do Crea-RN, a engenheira civil Ana Adalgisa Paulino, disse que os indícios encontrados no local apontam que o dano encontrado em parte da estrutura foi causado pelo artefato. Os engenheiros que participaram da visita ao local informaram que o trecho deve permanecer interditado ao tráfego de veículos até que haja uma obra de recuperação.
“Naquela área onde teve a explosão, que você vê a exposição da ferragem, você não vê ela corroída, não tem ferrugem, digamos assim, ela está intacta, está protegida, o que vem alimentar e nos dar mais certeza de que essa estrutura está exposta devido à explosão”, declarou a presidente do Crea.
Crea realiza vistoria na Ponte de Igapó, em Natal — Foto: Pedro Trindade/Inter TV Cabugi
Crea realiza vistoria na Ponte de Igapó, em Natal — Foto: Pedro Trindade/Inter TV Cabugi
O trecho em questão já está interditado ao fluxo de veículos por causa das obras de reforma da avenida Felizardo Moura. No entanto, existe a perspectiva de que o tráfego seja liberado sobre ele nos próximos meses.
“O Crea-RN vai recomendar ao Dnit, iremos entregar o relatório na próxima semana, a recuperação imediata desse trecho. Nós vamos recomendar que só possa ter tráfego de volta nessa área quando esse trecho for devidamente recuperado. A ponte vai cair? Não. Mas você vai aumentar o tráfego, um tráfego intenso só em uma via que já está com uma fratura. E não é uma fratura tão simples. Então, para não ampliar isso ai, a gente vai recomendar que o Dnit faça emergencialmente a recuperação dessa área”, afirmou.
“Do jeito que está, não pode ter passagem de veículo”, reforçou o engenheiro Fábio Pereira, conselheiro do Crea-RN e coordenador do curso de engenharia civil de uma universidade particular de Natal, que também participou da vistoria.
“Essa estrutura é uma estrutura transversina em concreto protendido. O grande problema do concreto protendido é que ele não avisa a sua ruptura. Com o artefato que teve, com a explosão, ocorreu a liberação da cordoalha protendida, ou seja, ela não está mais em funcionamento, e é o que dá sustentabilidade ao tabuleiro (a parte de cima da ponte)”, detalhou.

Itep diz que explosão não causou danos

Após realizar uma perícia na manhã de quarta-feira (22). o Instituto Técnico-científico de Perícia do RN (Itep-RN) considerou que a explosão não havia causado danos.
“Foi visto que não houve nenhum dano em decorrência dessa explosão, considerando que o artefato era composto por pólvora prensada”, explicou o diretor do Itep, Marcos Brandão.
De acordo com o diretor, a pólvora “tem um baixo poder de detonação, consequentemente não tinha potencial ou condições de abalar a estrutura da ponte”.

Veja os vídeos mais assistidos no g1 RN

‘Não pode ter passagem de veículo’, diz engenheiro”

(Vídeo):Vejam o tamanho do estrago da bomba na Ponte de igapó

Uma imagem divulgada nesta quarta-feira (22) mostra os danos causados pelo estouro na Ponte de Igapó registrada ontem. Na foto é possível ver rachaduras e pedaços de concreto espalhados pelo chão. Segundo a governadora. Tudo Sob Controle 👍🏼
Vídeo mostra o verdadeiro estrago causado pela bomba na ponte de igapó

POPULAÇÃO EM PÂNICO: Já são 284 ataques no RN em seis dias, diz SESED

Sesed registra 284 ataques criminosos em seis dias no RN
A Secretaria Estadual de Segurança Pública e de Defesa Social (Sesed) registrou 284 ataques criminosos em Natal e interior potiguar entre a terça-feira (14) e o domingo (19). O número de ações criminosas tem caído.
De acordo com os dados oficiais do Governo do Estado, a terça-feira foi o dia mais violento no estado, com 105 ataques. Na quarta-feira, foram 68, com outros 57 ocorrendo na quinta-feira, já com a presença de homens da Força Nacional no estado.
Na sexta-feira, o Governo do Estado registrou 29 ataques, com o número caindo para 18 no sábado e para 7, no domingo. Até o momento, 137 pessoas foram presas desde o inícios dos ataques, com apreensões de 38 armas, 106 explosivos e 28 galões de combustíveis.
O ministro da Justiça, Flávio Dino, chegou ao Rio Grande do Norte no domingo e participa de reuniões com membros dos poderes do estado para tratar do apoio do Governo Federal no combate à onda de crimes.
Fonte: Tribuna do Norte

Terroristas cagam para governadora e aumenta os ataques no RN

A estação de trem localizada em Parnamirim foi mais um alvo dos ataques criminosos ocorridos no RN. O caso aconteceu neste sabádo (18).
Bandidos incediaram o local, mas a equipe do Corpo de Bombeiros chegou a tempo e conseguiu controlar as chamas. O prejuízo é milionário , amanhã milhares de pessoas não sabem como vão trabalhar .
Estação de trem de Parnamirim destruída por terroristas.
Estação de trem totalmente destruída em Parnamirim. E o governo do estado do Rio Grande do Norte diz que não precisa das forças armadas!

Terroristas da CUT invadem aeroporto e agridem passageiros, assistam:

O movimento terrorista de extrema esquerda CUT, invadiram hoje o aeroporto Santos Dumont no Rio de Janeiro e tentaram impedir os passageiros de viajar. Funcionários e passageiros entram em luta corporal e para proteger seus familiares, uma cena surreal nunca antes vista no Brasil. Isso é apenas um aperitivo de como será o Brasil com uma possível eleição do ex-presidiário Lula.
CUT agride passageiros

URGENTE-Atentado terrorista a faca em Israel deixa 4 mortos, assistam:

Quatro pessoas mortas em um ataque e atropelamento em uma cidade do sul de Israel Quatro pessoas foram mortas hoje em um ataque com faca e atropelamento na cidade israelense de Beersheva, no sul do país, informou o jornal local Haaretz, citando fontes da polícia israelense e dos serviços de emergência.
.
Segundo o mesmo jornal, o agressor era um beduíno residente na região que apoiaria o Estado Islâmico, e que foi “neutralizado” por um motorista de ônibus no local. Na pendência de detalhes mais claros, entre as vítimas estariam duas mulheres de 35 e 40 anos, respectivamente.
.
A polícia israelense chamou o incidente de “suspeito de ataque terrorista”.
Rolar para cima