AVIAÇÃO

A volta do Concorde? Jatos supersônicos prometem levar passageiros de NY a Londres em 90 minutos


A volta do Concorde? Jatos supersônicos prometem levar passageiros de NY a Londres em 90 minutos
Mais de duas décadas após o último voo do Concorde, empresas privadas estão competindo para trazer de volta as viagens supersônicas para o mercado comercial; Nasa projetou avião futurista
Mais de cem pessoas se reuniram em janeiro, em um hangar de aviões na Califórnia, para ver a Nasa revelar seu jato X-59 — uma aeronavefuturista projetada para viajar mais rápido do que a velocidade do som que ajudou a reavivar o entusiasmo pelas viagens supersônicas.
Não existe mais um jato comercial supersônico de passageiros desde que o Concorde parou de voar em 2003. Desde então, os jatos supersônicos — que viajam mais rápido do que a velocidade do som — têm sido usados principalmente pelas forças armadas.
Mas a apresentação pela agência espacial do X-59, projetado e construído em parceria com a Lockheed Martin, ocorre em um momento em que um número crescente de empresas privadas está competindo para trazer de volta as viagens supersônicas para o mercado comercial.
A Boom, a Exosonic e a Spike estão entre as empresas que prometem viagens supersônicas modernas que serão mais silenciosas, mais ecológicas e mais econômicas do que no passado. E pelo menos uma empresa (a Hermeus) está explorando voos hipersônicos, que levariam passageiros de Nova York a Londres em 90 minutos.
No entanto, há dúvidas se essas empresas conseguirão cumprir suas promessas, considerando a economia das viagens aéreas e as crescentes preocupações sobre o impacto da aviação comercial no meio ambiente.
Aqui estão cinco coisas que você deve saber sobre o esforço para reviver as viagens supersônicas.

Avião pega fogo ao tentar decolar, assistam:

Um avião da companhia aérea chinesa Tibet Airlines pegou fogo, nesta quinta-feira (12/5), após uma tentativa de decolagem no aeroporto Chongqing, no sudoeste da China. De acordo com a empresa, o acidente não deixou mortos ou feridos com gravidade.

A Tibet Airlines afirmou que a aeronave Airbus A319 tinha a bordo 113 passageiros e nove tripulantes. De acordo com a Administração de Aviação Civil da China (CAAC), 36 pessoas sofreram contusões e entorses durante a evacuação do avião. Elas foram encaminhadas aos hospitais locais para exames.

Davi Alcolumbre escapa da Morte!

Um helicóptero que transportava o governador do Amapá Waldez Góes (PDT) e o senador Davi Alcolumbre (União Brasil-AP) precisou fazer um pouso não previsto neste domingo (27) na floresta amazônica, em uma comunidade rural entre os municípios de Laranjal do Jari, de onde partiu, e Mazagão, no sul do estado.
.
.

O pouso se deveu ao mau tempo. O piloto fazia um voo visual e, por causa da chuva forte na região, decidiu aterrissar na comunidade Nova Jerusalém, a cerca de 90 km de Macapá, por falta de condições para prosseguir a viagem.

.

“Foi só um susto”, disse Góes em vídeo gravado depois do pouso. “Obrigado pelo carinho”, afirmou Alcolumbre.
.


O helicóptero é do Grupamento Tático Aéreo (GTA), o único da segurança pública do estado. Segundo o GTA, durante o voo a meteorologia ficou desfavorável, o que levou o piloto a pousar na comunidade Nova Jerusalém.
.
.
O grupo afirma ainda que a comunicação ficou precária em razão da chuva, e, “assim que possível foi realizado contato e uma equipe do Gabinete de Segurança Institucional” foi buscar os passageiros.

.
.
O governo estadual informou que os dois foram localizados por equipes de segurança e estão bem, sem ferimentos. Ambos foram de carro para a capital Macapá, o destino final da viagem.

Mulher virada no demoin é expulsa de avião !

A companhia aérea britânica Jet2 baniu uma mulher de voar com a empresa pelo resto de sua vida, após a passageira agir de forma violenta em um voo com destino à Antalya, na Turquia.
.

Em vídeo publicado nesta quinta-feira (24) pelo portal britânico Daily Mail, a mulher identificada como Catherine Bush aparece dentro de um avião gritando de forma agressiva com a tripulação.
.
Segundo informações do portal, a passageira teria se tornado agressiva após ouvir o choro de bebês que estavam a bordo, e chegou a tentar abrir uma das portas do avião em pleno voo.
.
Outros passageiros que presenciaram o momento afirmaram ao portal que Bush teria estapeado outros viajantes e acabou por forçar o piloto a desviar a rota para Viena, para que ela fosse expulsa do voo. Com isso, o horário de chegada do voo atrasou em mais de uma hora..

Mulher tenta despachar botijão de gás em voo, assistam:

“Isso aqui é praticamente uma bomba, a senhora derruba um avião com um negócio desses”, alertou o funcionário da companhia aérea
No Aeroporto Internacional do Recife (PE), uma mulher tentou embarcar com um item inusitado: a passageira tentou despachar um botijão de gás no voo, na madrugada dessa quarta-feira (23/3).
.
.
O objeto estava envolto por uma espécie de plástico, além de uma caixa de papelão coberta de fita adesiva.
.
O destino pretendido era o Aeroporto Internacional de São Paulo (Guarulhos).
A Gol Linhas Aéreas afirmou que o objetivo da passageira era encaminhar o objeto ao compartimento de cargas da aeronave.
.
.
Um funcionário, porém, detectou a irregularidade e interrompeu o embarque.
.
.

“Estou só mostrando aqui que isso aqui não pode ser despachado, não, certo? Isso aqui é praticamente uma bomba, a senhora derruba um avião com um negócio desses.
.
.
Não pode embarcar”, alertou o colaborador. A mulher tentou argumentar: “Mas vazio?”. O funcionário replicou: “Vazio, cheio… não pode”.

Avião chinês desceu de bico a mais de 1000 km/h


✈️ AVIAÇÃO | O avião da China Eastern Airlines que caiu na última segunda-feira, 21, com 132 pessoas a bordo estava viajando a uma velocidade próxima à do som momentos antes de colidir com uma encosta.

.
Segundo dados do voo monitorado pelo site Flightradar24, o Boeing 737-800, cortou o ar a 966 quilômetros por hora. O som viaja a 1234,8 Km/h ao nível do mar, mas diminui com a altitude à medida que a temperatura do ar diminui.
.
O voo 5735 da China Eastern Airlines estava viajando da cidade de Kunming para Guangzhou a uma altitude de cerca de 29.000 pés quando iniciou uma descida repentina, de acordo com dados transmitidos pelo avião e capturados pelo Flightradar24.
.
O jato estava cruzando a cerca de 957,6 km/h antes do mergulho de bico. Autoridades chinesas disseram nesta quarta-feira, 23, que a caixa preta que localizaram estava seriamente danificada, mas não disseram qual era – o gravador de voz da cabine ou o que captura dados de voo. Leia mais no link da bio e dos stories.
Rolar para cima