Minuto da Câmara
Tudo que você precisa saber sobre o legislativo municipal em um minuto
Em comemoração aos 20 anos da Escola do Legislativo Professora Eva Lúcia, a Câmara Municipal de Parnamirim realizou, nesta segunda-feira (14), uma Sessão Solene no Plenário Dr. Mário Medeiros. Durante a cerimônia, a instituição realizou o lançamento da nova grade de capacitações para servidores e cidadãos.
Na ocasião, a Escola apresentou o Plano de Capacitação para 2025, que traz a grade de cursos reformulada. Representando os membros do setor, a pedagoga da Casa, Senadaht Baracho, destacou os eixos estratégicos de atuação da Escola, reforçando o compromisso com a educação legislativa e apresentando os objetivos que visam fortalecer a instituição e contribuir para o desenvolvimento do município.
Entre os projetos de destaque da Escola para este ano está o Novos Horizontes, iniciativa voltada ao fortalecimento da economia local e ao desenvolvimento regional. Através dele, serão ofertados cursos que possibilitem a geração de novas oportunidades de trabalho para a população em situação de vulnerabilidade, promovendo inclusão e transformação social.
A sessão trouxe ainda a assinatura de novos acordos de cooperação técnica com a OCERN, com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC) e com a Secretaria Municipal de Educação. A iniciativa permitirá a implementação de novos serviços voltados à ampliação e ao fortalecimento da qualificação profissional e pessoal no município.
O evento reuniu autoridades, colaboradores da Casa Legislativa e o público em geral para celebrar duas décadas de contribuição da Escola para a formação cidadã em Parnamirim.
Ações promovidas em 2025
Em 2025, a Câmara Municipal já promoveu, por meio da Escola do Legislativo, diversas ações voltadas à formação e integração. Entre elas, destacam-se o Câmara Integra, voltado para a acolhida dos novos colaboradores da Casa Legislativa; o Workshop de Introdução à Técnica Legislativa; e as palestras realizadas durante o mês de março, em alusão à luta feminina. Todas essas iniciativas integram o novo Plano de Capacitação, que tem como objetivo aprimorar a qualidade dos serviços prestados à população e fortalecer o vínculo entre o cidadão e o Legislativo.
Confira o Plano de Capacitação 2025:
Maio: 1. Curso de Inglês (voltado aos servidores da CMP); 2. Semana Nacional da Educação Legislativa; 3. Curso de Libras – aberto a toda população; 4. Curso de Liderança: Como construir times de excelência – aberto a toda população.
Junho: 1. Desenvolvimento do Projeto EcoAção CMP (desenvolvimento de várias atividades, para servidores e população voltadas ao meio ambiente). 2. Fotografia com o celular: promova seu trabalho nas redes sociais – aberto ao público. 3. Curso sobre a Lei Orçamentária Anual.
Julho: 1. Curso de Redação: aplicando técnicas para uma argumentação eficaz; 2. Curso Produtividade no trabalho com o uso de ferramentas digitais.
Agosto: Projeto sobre o Agosto Lilás (Um mês inteiro de atividades dedicado a você mulher).
Setembro: 1. Curso Comunicação assertiva no serviço público; 2. Curso Gestão de Recursos Públicos e Finanças Municipais.
Outubro: 1. Curso Como potencializar o serviço Público utilizando a Inteligência Artificial; 2. Curso Gestão Estratégica de Pessoas no setor público.
Novembro: 1. Curso Legislação e políticas públicas relacionadas à inclusão (Lei Brasileira de Inclusão, Estatuto da Pessoa com Deficiência, etc.); 2. Curso Planejamento e gerenciamento de Contratos na Gestão Pública.
Dezembro: Conexão Legislativa: compartilhando soluções e resultados.
Texto: Lívia Mel, sob a supervisão de Gustavo Brendo
Foto: José Neto
Assessor de Comunicação | Gustavo Brendo | 84 99666-1618
Com foco no cuidado e na promoção da cidadania, o vereador Eriko Jácome reforçou seu compromisso com a saúde pública neste fim de semana ao realizar uma grande ação social na zona oeste de Natal. Ao lado do vereador Allan Delon, do município de Extremoz, a iniciativa atendeu mais de 500 pessoas e ofereceu uma variedade de serviços essenciais à população.
A ação contou com atendimento oftalmológico, serviços de enfermagem, cuidados com a beleza e orientações em saúde, entre outros atendimentos gratuitos. A estrutura foi montada para garantir conforto e acolhimento aos moradores, que compareceram em grande número.
“Foi emocionante ver tanta gente sendo acolhida. Nosso mandato tem mostrado e vai continuar mostrando que, quando se trabalha com união e coração, é possível transformar realidades”, destacou Eriko.
O evento também foi marcado pela colaboração entre mandatos, com destaque para a presença do vereador Allan Delon e sua equipe. “Agradeço de coração à população de Extremoz, ao vereador Allan e a todos os envolvidos que deram um verdadeiro show de organização”, completou.
As ações de saúde promovidas por Eriko Jácome vêm se consolidando como um dos pilares do seu mandato, com foco especial em regiões que mais necessitam de atenção. Segundo sua equipe, novas edições da iniciativa já estão em planejamento para outras áreas da capital e do interior.
Em uma tenda improvisada, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, participa nesta sexta-feira, 5, da inauguração do novo campus da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), na cidade de Osasco. A obra, no entanto, que já consumiu investimentos de mais de R$ 900 milhões, não está concluída e o presidente foi cobrado por uma aluna do terceiro ano de direito, Jamile Fernandes, pela conclusão da obra.
De acordo com a aluna, hoje está sendo inaugurada apenas metade do projeto. “A obra não está concluída. O que está sendo inaugurada hoje é apenas metade da obra. Faltam moradias estudantis, restaurante e auditórios. A universidade não é verdadeiramente nossa, do corpo discente apenas 8% são de alunos negros. Temos que trabalhar com a realidade”, disse Jamile.
Em sua breve fala durante o evento, o ex-ministro da Educação e atual titular da Fazenda, Fernando Haddad, rebateu a cobrança da aluna da Unifesp, alegando que a construção de universidades não tem fim.
“A USP [Universidade de São Paulo] até hoje está sendo construída, prédios estão sendo construídos e professores sendo contratados”, disse Haddad se dirigindo à aluna.
Haddad lembrou que desde que o governo Lula iniciou em 2007 “o maior plano de universidades públicas do Brasil”, 126 prédios de universidades foram entregues. Na ocasião, continuou o ministro, as pessoas perguntavam sobre o porquê de o governo implantar universidades federais em São Paulo, Estado que já era bem servido por universidades e faculdades.
“O presidente Lula me disse que era importante a presença de universidades federais em São Paulo porque São Paulo não tinha o sentimento de pertencimento”, disse Haddad.
Foi a partir de então que, segundo Haddad, que o governo federal resolveu criar o anel universitário em São Paulo, onde só se falava em rodoanel. “Aqui só se falava em rodoanel, que até hoje não está concluído apesar dos recursos enviados pelo governo federal”, disse Haddad.
Da CNN14/04/2025 às 11:06 | Atualizado 14/04/2025 às 11:06
Pintura de Tiradentes feita por Oscar Pereira da Silva • Museu Paulista/USP
O Dia de Tiradentes, celebrado em 21 de abril, é um feriado nacional no Brasil. Este ano, o feriado cairá na próxima segunda-feira (21).
Relembre lista de feriados e pontos facultativos em 2025
O feriado do dia 21 de abril, Dia de Tiradentes, foi instituído pela Lei nº 10.607/2002. A data homenageia Joaquim José da Silva Xavier, conhecido como Tiradentes, mártir da Inconfidência Mineira.
O feriado é marcado por solenidades cívicas em todo o país. Desfiles, homenagens e eventos culturais relembram a figura histórica de Tiradentes e seu papel no movimento pela independência do Brasil.
Saiba quais são feriados de abril e onde serão comemorados
Tiradentes, alferes da cavalaria, foi considerado o maior líder da Inconfidência Mineira, movimento que buscava a independência de Minas Gerais do domínio português no final do século XVIII. O movimento, porém, foi descoberto pela Coroa Portuguesa, e Tiradentes foi condenado à morte por enforcamento.
Veja lista de feriados prolongados em 2025
A figura de Tiradentes se tornou um símbolo da luta pela liberdade, visto como sacrifício pela independência do país.
The latest advancements in AI art have taken over the internet. It seems like many people are enjoying the ability to instantly make their vision come to life. One thing that hasn’t gotten as much attention is that you can take AI-generated images (or any images for that matter) and transform them into videos. In this quick guide, I’m going to show you just how you can do it.