POLÍTICA

Lula faz hoje primeira reunião ministerial depois da queda de popularidade


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva vai fazer a primeira reunião ministerial do ano na manhã desta segunda-feira. O encontro começa às 9h e não tem hora para acabar. É o único compromisso oficial da agenda do presidente.
A reunião acontece após sucessivos reveses para o governo, como a piora nos índices de aprovação e desgastes causados por falas do presidente sobre o conflito entre Israel e Palestina e ações consideradas intervencionistas na Petrobras e na Vale….continue lendo

Reprovação de Lula dispara 9%


A mais recente pesquisa do Datafolha revelou que a reprovação do governo Lula (PT) cresceu nove pontos percentuais em São Paulo, enquanto a aprovação caiu sete. Essa mudança se deu em um intervalo de pouco mais de seis meses entre o atual levantamento e o realizado de forma imediatamente anterior.
Ao todo, 38% dos entrevistados consideraram a gestão do petista como ótima ou boa, enquanto 34% avaliaram como péssima. Já 28% enxergam a gestão de Lula como regular. Apenas 1% das pessoas consultadas não souberam responder ao questionamento.
Com esse novos números, a aprovação do mandato de Lula, em São Paulo, está equivalante aos mais recentes levantamentos a nível nacional. Vale lembrar que em dezembro de 2023, o Datafolha indicou que Lula estaria sendo aprovado por 38% dos brasileiros. Já 30% consideravam seu trabalho regular, e também ruim ou péssimo.
Na pesquisa feita em agosto do mesmo ano, o petista teve sua gestão avaliada por 45% dos eleitores na capital paulistacomo aprovada. Apenas 25% consideraram ruim ou péssima, enquanto outros 29% disseram ser um mandato regular. Essa pesquisa foi feita com 1.090 pessoas de 16 anos ou mais entre os dias 7 e 8 de março na cidade de São Paulo. A margem de erro é de 3 pontos para mais ou para menos.
IDOSOS E EDUCAÇÃO BÁSICA
Apesar dos números em queda, em São Paulo, Lula tem sido aprovado entre os idosos de 60 anos ou mais. Ao todo, 23% dos idosos aprovam a gestão do presidente da República. Já entre as pessoas que cursaram até o ensino fundamental, 21% seguem na mesma linha dos idosos e aprovam o mandato de Luiz Inácio Lula da Silva.
EVANGÉLICOS
A reprovação é mais alta entre os evangélicos. Ao todo, 25% deles reprovam a gestão de Lula. Entre eles, pela forte ligação com o bolsonarismo, o índice de ruim ou péssimo do petista chegou aos 49%. Comparando com a pesquisa imediatamente anterior, o número teve um crescimento de 12 pontos percentuais. A aprovação, por sua vez, caiu 16 pontos.
ELEITORES DE NUNES E TARCÍSIO
Entre os eleitores do atual prefeito de São Paulo e do governador do Estado de São Paulo, a reprovação de Lula disparou. Quem vota em Nunes (MDB) a reprovação saiu de 31% para entre 51% e 54%, a dependendo do cenário. Em relação aos eleitores do governador, Tarcísio de Freitas (Republicanos), o petista tem uma rejeição de 56%.
ELEIÇÃO MUNICIPAL
Essa pesquisa também indicou as intenções de voto nas eleições municipais de 2024. Guilherme Boulos (PSOL), que tem o apoio de Lula, e o atual prefeito, que conta com o apoio de Bolsonaro (PL), estão empatados tecnicamente. Eles tem 30% e 29%, respectivamente, indica a pesquisa do Datafolha.

Dra. Roberta Lacerda assume PL mulher no RN

Médica Roberta Lacerda assume presidência do PL Mulher RN
A infectologista e suplente de deputada federal, Roberta Lacerda, tomou posse como presidente estadual do PL Mulher. O ato ocorreu durante o evento do Partido Liberal, no último sábado (02), com a presença da presidente nacional Michele Bolsonaro e da vice-presidente deputada Amália Barros.
“Nossa missão é encorajar mulheres a participarem da vida política, para construirmos juntas o país que queremos para nossos filhos, nossas famílias. Somos mulheres cristãs, que defendem valores conservadores como a vida (desde a concepção), o respeito à família, defesa da nossa liberdade de expressão… Somos a nova geração de mulheres na política. Nós não vamos mais ser coadjuvantes. Vamos nos unir em torno do partido que defende os nossos valores e vamos ocupar nossos lugares por direito”, destacou Lacerda.
A nova presidente estadual recebeu de Michele Bolsonaro a missão de instalar os diretórios municipais do PL Mulher no Rio Grande do Norte. O primeiro diretório já está montado em Mossoró, tendo Clorisa Linhares como presidente do segmento feminino do partido. Agora é partir para os demais municípios, ampliando o número de filiadas e colocando para funcionar os diretórios com a participação feminina, de mulheres que, inclusive, devem disputar as eleições de 2024.

Desesperada governadora marca evento no mesmo dia do de STYVENSON

A governadora do RN está desesperada com o avanço do senador STYVENSON em todo estado. Com quase 280 milhões de emendas parlamentares distribuídos em todos 167 municípios do RN, o senador se transformou no maior político do estado e isso está apavorando o PT no RN. Amanhã dia 27 o senador STYVENSON marcou um grande evento às 9 horas no hotel Holiday inn para divulgar todas as ações dos 5 anos de mandato, e convidou todos os prefeitos que foram beneficiados com esses milhões para relatar as benfeitorias e transparência dos recursos. Ao saber do evento a governadora marcou um evento no mesmo dia e hora chamado GOVERNO CIDADÃO, e intimou todos os prefeitos para participar. Agora vamos saber quem de fato está com STYVENSON e quem está com o PT.

VERGONHA- Governadora e governo Lula tentam furtar o mérito da emenda de Styvenson

O Governo já havia aprontado uma dessa, aí realizar um evento para lançar a reforma no Hospital Tarcísio Maia sem convidar o autor da emenda, o senador Styvenson. Agora, fez de novo: realizou um evento em Caicó, para lançar o projeto de construção do aterro sanitário da região Seridó, e não chamou o autor da emenda que financiará a obra: novamente, Styvenson.
O curioso dessa história é que, desta vez, a governadora ainda chamou para o evento a ministra da saúde, Nísia Trindade. Ou seja: A governadora não ficou só para si os méritos da obra. Tentou dividir ele com o Governo Lula.
Fonte: Blog do Gustavo Negreiros

ARTICULAÇÃO DE PAULINHO GARANTE PROGRESSISTAS PARA ÉRIKO JÁCOME

Há cerca de dois meses o deputado federal Paulinho Freire colocou debaixo do braço os presidentes da Câmara de Natal e da Assembleia Legislativa Ériko Jácome e Ezequiel Ferreira respectivamente e os levou até a residência oficial do presidente da Câmara Federal deputado Arthur Lira.

Paulinho demonstrou prestígio junto ao comandante da Câmara e líder Nacional do Progressitas. Na ocasião, ficou selada a costura para o diretório do Progressistas em Natal ser ocupado por Ériko Jácome (de saída do MDB) e o seu grupo político.

Ainda no MDB, Ériko indicou o pré-candidato a vereador de Natal Daniel Santiago para presidir a Comissão Provisória do PP na capital. Daniel é uma das figuras mais corretas que conheci no meio político.
A nominata que está em construção poderá conquistar até três assentos na Câmara de Natal no próximo pleito.

Wolney França e Paulinho Freire cumprem agenda juntos

Cumpriu agenda na Assembleia Legislativa, onde representei as Câmaras Municipais do Rio Grande do Norte no encontro com a bancada federal. Na oportunidade, foi abordada a situação dos municípios.
Dentre outras pautas, foi pedido o apoio para aprovação do PL nº 334/2023, que estabelece o índice de contribuição patronal de 8% para os municípios participantes do Regime Geral de Previdência Social (RGPS) com até 142.633 habitantes, e ao PL nº 25/2022, que majora em 1,5% o FPM dos municípios brasileiros, passando de 22,5% para 24%.
Estiveram presentes o presidente da Assembleia Legislativa, Ezequiel Ferreira, deputado Taveira Jr e demais deputados estaduais, o senador Rogério Marinho, os deputados federais Benes Leocádio, Paulinho Freire, Sargento Gonçalves e Robinson Faria, além do presidente da FEMURN, Luciano Santos, prefeitos e autoridades.
Encontro #BancadaFederal #Prefeitos #Municípios #FECAMRN #WolneyFrança

ARTIGO: BG no PSDB??? Por Marcus Aragão

Entendo que uma parcela da direita pode estar se perguntando sobre a coerência dessa ligação com o partido de Ezequiel, o PSDB, que inegavelmente tem, digamos, certa proximidade com o Governo Estadual.
— Mas, afinal, isso é ruim ou pode ser bom?
Depende, como tudo na vida tem os dois lados. Por um lado, pode levantar questionamentos — Mas esses mesmos questionamentos não se sustentam após uma reflexão, pois seria impossível Fátima Bezerra não apoiar Natália Bonavides. E outra coisa, se você acha que BG pode mudar seu discurso para se aproximar mais da esquerda, é só ouvir seu programa na rádio e ler seu blog nos próximos dias após sua filiação. Se ele parar de bater no governo, se deixar de ser oposição, não vote nele — Podemos ficar acertados assim.
Particularmente, penso que essa aliança com o PSDB pode dar condições que nenhum outro candidato da direita terá. Ora, Ezequiel tendo influência no governo é quem pode blindar BG para que possa seguir numa oposição sem sofrer retaliação. Se Álvaro Dias tivesse costurado uma base mais ampla, será que as licenças ambientais para fazer a engorda na praia de Ponta Negra já teriam saído? É possível que sim. Percebe que se faz necessário dar condições para o candidato de direita permanecer como oposição e ao mesmo tempo garantir sua melhor governabilidade?
Antes de continuar, infelizmente, é preciso relembrar que já sabemos que parte da direita mais radical sempre estimula suas bases através da hiperpolarização. Sabe por quê? Simplesmente porque consegue se eleger com esse percentual da extrema direita — mas só dá certo nas eleições para vereadores, deputados ou senadores. Afinal, essa quantidade de votos nunca é suficiente para o cargo executivo, pois para ser prefeito, governador ou presidente, é preciso também conquistar parte do eleitorado mais ao centro.
Quem esquece dos deputados, por todo o Brasil, visitando quartéis e colocando lenha numa fogueira sem fogo? Eles sabiam que não haveria intervenção nenhuma, mas insistiam nessa narrativa apenas para se destacarem no eleitorado que ansiava por isso. Lembre-se de que Hamilton Mourão nunca disse que uma intervenção seria possível.
Devemos resistir às tentações de dividir a direita e manter nossa coesão a todo custo, assim como a esquerda faz. Em outras palavras, quero fazer aqui um chamamento para toda a direita se unir, já que não há outra forma de vencermos. Mais do que isso, precisamos de uma união mais ampla para ganharmos as eleições. É possível vermos alguns candidatos discordarem desses argumentos, mas lembre-se de que eles podem estar usando o palanque de candidato a prefeito apenas para fortalecer sua próxima campanha para a Câmara Federal. Entendeu? Quem quer ganhar para prefeito tem que pensar em alianças.
— É ESTRUTURA, PAPAI!
Sem o congresso, o presidente não governa; sem a assembleia, o governador nada faz e sem a câmara, o prefeito, idem. A filiação de BG ao PSDB não é à toa. O PSDB tem a maior bancada na câmara de vereadores. Isso se traduz em mais votos, mais capital político e faz parte do lado bom da filiação de BG. No próximo ano, teremos novas eleições para o legislativo municipal, mas existe uma chance real de mantermos a bancada e isso faz toda a diferença na gestão do prefeito eleito. Quem pensa em ganhar, também deve pensar nisso.
Enfim, para a direita vencer as próximas eleições, devemos combater veementemente o fogo amigo, pois só beneficia a oposição. Acredito que a aliança de BG com o PSDB é coerente e necessária. Pela maior bancada na câmara, pela estrutura de um partido forte capaz de dar apoio e suporte às reivindicações do prefeito junto ao governo estadual e também, pela sua história presidindo a juventude do partido.
Tendo em vista a atual situação em que nossa cidade e nosso Estado se encontram, certamente você concorda que precisamos mudar a classe política. Nossos políticos não acertam desde que o índio Poti pescava em nossos rios. Mais do que acreditar na mudança, devemos votar na mudança.
BG deve dar continuidade ao seu sonho de ser prefeito. Esse desejo que vem sendo cultivado desde a época em que foi presidente de grêmio estudantil.
Vamos dar um voto de confiança a BG — ao meu ver, é a direita viável.
Marcus Aragão
Instagram @aragao01

Comunicador Bruno Giovanni atende convite e se filia ao PSDB

O comunicador Bruno Giovanni conhecido popularmente por BG, aceitou o convite do deputado Ezequiel e irá se filiar nesse próximo sábado ao PSDB. BG tem deixado claro sua intenção de participar efetivamente do processo político do estado, e agora com sua filiação ele ativa o MODO ON.

Sandro Pimentel do PSol esculhamba prefeito do PT, VEJA VÍDEO

Ex-deputado do PSOL Sandro Pimentel chama prefeito petista de Touros de mentiroso e enrolão, parece que
O amor acabou.O então deputado enviou uma ambulância para o distrito de Boqueirão é essa ambulância sumiu, Fizeram o L juntos e agora estão brigando feito satanazes
Ex-deputado estadual do Psol ataca o prefeito de touros do PT .

DEPUTADO QUER CRIAR O DIA ESTADUAL DE COMBATE À MACONHA NO RIO GRANDE DO NORTE

DEPUTADO QUER CRIAR O DIA ESTADUAL DE COMBATE À MACONHA NO RIO GRANDE DO NORTE
O deputado estadual Coronel Azevedo apresentou na Assembleia Legislativa um projeto de lei para a criação do Dia Estadual de Combate à Maconha, a ser celebrado todo o dia 29 de agosto de cada ano.
O deputado citou os malefícios que o fumo causa nas pessoas, tanto fisicamente quanto mentalmente, e considera o uso ostensivo da maconha como danoso tanto para a saúde das pessoas individualmente quanto para a sociedade como um todo.
De acordo com o projeto, uma semana antes do Dia de Combate a Maconha a Secretaria de Saúde do Rio Grande do Norte deve desenvolver atividades educativas mostrando os danos que o uso da maconha provoca na saúde humana.

STYVENSON cumpre promessa e envia emendas para todos os 167 municípios do RN

O senador Styvenson Valentim do Podemos prometeu no início de seu mandato enviar emendas para todos os 167 municípios do Rio Grande do Norte.
Um dos últimos municípios a ser agraciado por emendas do senador, Ouro Branco-RN recebeu uma Van Sprinter para transporte de pacientes do município. A emenda de R$ 200 mil foi enviada em novembro de 2021, como forma investimento na saúde pública no município.
Independente de ter tido apoio em Ouro Branco em 2018 e 2022, o senador incluiu o município na lista de beneficiados com emendas pelo seu mandato. Cerca de 73% das emendas do Senador Styvenson são relacionadas a saúde, conforme está publicado em seu site.
Confira no site do capitão Styvenson
No site: styvensonvalentim.com.br , qualquer cidadão pode conferir as emendas enviadas pelo senador para os 167 municípios do RN. Via BNEWS

Podemos-RN inicia planejamento para 2024 com visitas às cidades potiguares

Podemos-RN inicia planejamento para 2024 com visitas às cidades potiguares
Presidente estadual do partido, Gladyer Godeiro, segue cronograma de reuniões com lideranças políticas e inicia trajeto em Montanhas
O presidente estadual do Podemos no RN, Gladyer Godeiro, agendou uma visita à cidade de Montanhas, cidade na região Agreste potiguar, para o mês de agosto. Em pauta, os estudos políticos e a composição da nominata dos membros do partido para a eleição 2024.
Ao blog, Godeiro ressaltou que planejamento do Podemos é eleger gestores em diversos municípios do estado, fortalecendo o crescimento partidário e as alianças com novos parceiros políticos.
“Nosso planejamento está sendo construído para a eleição de Prefeitos e vereadores em diversos municípios do RN. A pretensão é fortalecer ainda mais o vínculo do Podemos, com alianças sérias e tragam benefícios, crescimento e desenvolvimento para os municípios”, destacou.
Uma das lideranças da cidade, o advogado Marcell Pimentel, tem recebido apoio do Deputado Federal General Girão e do Deputado Estadual Coronel Azevedo. Atual presidente da comissão municipal do Podemos em Montanhas, Marcell Figueiredo está como secretário municipal de Ordem Pública e Segurança.

Moro a um passo de perder o mandato

Réu em uma ação de investigação judicial eleitoral por suspeita de abuso de poder econômico na pré-campanha das eleições de 2022, o senador Sergio Moro (União Brasil-PR) corre risco de derrota já em seu próprio reduto, a Justiça do Paraná.
A avaliação é de adversários políticos e também de aliados do ex-juiz da Lava Jato e ex-ministro da Justiça, para os quais há uma tendência desfavorável a Moro no TRE (Tribunal Regional Eleitoral) do estado.
A fase atual do processo, que pode decidir pela cassação de seu mandato, é de produção de provas. Além de irregularidades na pré-campanha, Moro é acusado de gastos eleitorais acima dos limites estabelecidos pela lei.
Para a disputa pelo Senado do Paraná, o teto era de R$ 4,4 milhões. Moro declarou um gasto de R$ 5,2 milhões, segundo o site do TSE (Tribunal Superior Eleitoral).
O senador nega qualquer irregularidade.
Folha de S. Paulo

“STYVENSON é o maior líder do Partido” diz novo Presidente do PODEMOS

Novo presidente do Podemos-RN cita que senador Styvenson é o maior líder do partido
Após assumir o diretório estadual do Podemos no Rio Grande do Norte, o Godeiro iniciou o trabalho de gestão política. Em declaração ao Blog, afirmou que o senador Styvenson Valentim (Podemos-RN) tem preferência para ser o presidente da legenda no estado.
O gestor disse que votou em Styvenson nas Eleições de 2018 e o considera como um dos maiores líderes políticos do RN.
“Se o Senador (Styvenson Valentim) aceitar ser presidente do Podemos, continuarei no partido para ajudar no projeto de 2024 e 2026″, declarou.
O Blog parabeniza Godeiro pela atitude em fazer uma política somando e unindo forças. Caso Styvenson e Godeiro fiquem juntos nesse projeto político, com certeza o Podemos será um dos partidos mais fortes do Rio Grande do Norte.

Moro perto de ser cassado

TRE avança no processo que pode cassar mandato de Moro
Fabio Rodrigues Pozzebom / Agência Brasil
O Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TER-PR) decidiu nesta terça-feira (13) unificar as duas ações que pendem a investigação contra o senador Sergio Moro (UB-PR). Uma das peças é de autoria da federação PT/PV/PCdoB e a outra pelo PL.
Na decisão, do desembargador Mario Helton Jorge, também foi autorizada a produção de provas nos processos, para que pelo menos dez testemunhas sejam ouvidas.
Em sua ação, o PL aponta para um “desequilíbrio eleitoral” causado por supostas irregularidades na campanha de Moro, que tem início com a filiação do ex-juiz ao Podemos. O partido questiona o fato de o senador ter se lançado pré-candidato à Presidência e depois ter seguido para o União Brasil a fim de concorrer a senador.
De acordo com o PL, a mudança de partido para chegar ao Congresso configura o uso de “estrutura e exposição de pré-campanha presidencial para, num segundo momento, migrar para uma disputa de menor visibilidade, menor circunscrição e teto de gastos vinte vezes menor”. Os gastos de campanha de Moro também são contestados.
A ação da federação encabeçada pelo PT usa uma argumentação semelhante, que aponta para indícios de que Moro usou recursos do Fundo Partidário e do Fundo Eleitoral, além de “movimentações financeiras suspeitas”, para projetar sua imagem de pré-candidato, “independentemente do cargo em disputa”.
Além disso, a ação alega haver indícios de “inúmeras ilicitudes que afrontam expressamente as normas eleitorais, além de poderem configurar ilícitos comuns, a serem apurados pelos órgãos competentes”.
Agora unificadas, as ações pedem a cassação de Moro e a declaração de sua inelegibilidade pela Justiça Eleitoral. Segundo a defesa do senador, o conteúdo da pré-campanha esteve “em acordo com a legislação eleitoral” e que “nenhum ato de pré-campanha foi identificado o intuito de promover ou solicitar pedido de votos”.

Caneta azul pode ser tornar deputado, entenda:

Vítima de rombo milionário, Manoel Gomes do hit ‘Caneta Azul’ pode se tornar deputado a qualquer momento; entenda
Reprodução / Instagram
Manoel Gomes do hit ‘Caneta Azul’ atualmente ocupa a posição de suplente na Assembleia Legislativa do Maranhão (Alema)
Depois do sucesso em 2019, quando lançou o hit ‘Caneta Azul’, Manoel Gomes voltou a ter o nome estampado nos noticiários novamente, mas de uma forma nem tanto agradável. O cantor move um processo contra os ex-empresários após ter sido vítima de um rombo milionário.
Enquanto isso, ele aguarda a chance de se tornar deputado. É isso mesmo. O cantor atualmente ocupa o posto de suplente, uma espécie de ‘lista de espera’, na Assembleia Legislativa do Maranhão (Alema). A colocação foi obtida após 7.543 votos, nas eleiçõs estaduais de 2022, quando concorreu pelo Partido Liberal — do ex-presidente Jair Bolsonaro.
Na época, Manoel Gomes adotou o nome político de ‘Caneta Azul’, em referência ao hit, e chegou a investir mais de R$ 50 mil na campanha. Segundo dados divulgados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ele fez investimento de R$ 11,5 mil e recebeu R$ 41,6 mil em doações.
Em entrevista, Manoel justificou a tentativa na vida política. “Decidi entrar na política porque por onde eu passo o pessoal me pede ajuda, mas eu não tenho condições. Então entrei para ajudar o meu povão que sempre me pede. As pessoas pensam que ganhei dinheiro com o CD, mas não ganhei nada, não tenho. O povão pede ajuda na minha cidade e eu não tenho como, então entrei para poder ajudar”.
Sem previsão se conseguirá ocupar uma cadeira na Alema, o cantor segue na vida artística. Recentemente, ele gravou uma música com o baiano Tierry. O hit intitulado como ‘Lá Ele’ – uma gíria baiana -, ganhou clipe no YouTube, que já foi visto por mais de 57 milhões de vezes.
Nas redes sociais, Manoel tem mais de 4 milhões de seguidores, apenas no Instagram, onde apresenta aos internautas as novas composições e a rotina artística. No último domingo, o caso envolvendo o processo milionário foi tema de uma reportagem da RecordTV, no programa ‘Domingo Espetacular’.

Lula libera 1,7 bilhões, cargos e o toba para Arthur lira tentando evitar derrota no congresso

Lula bate recorde e libera R$ 1,7 bi em emendas sob risco de maior derrota no Congresso
É a maior quantia liberada pelo governo em um único dia; Presidente corre risco de ver MP dos ministérios perder a validade
31.mai.2023 às 13h45
O governo liberou R$ 1,7 bilhão em emendas parlamentares em meio ao risco de o presidente Lula (PT) sofrer a maior derrota no Congresso neste mandato.
A autorização para os repasses foi feita nesta terça-feira (30), dia em que interlocutores de Lula preferiram adiar a votação da MP (medida provisória) que trata da restruturação da Esplanada dos Ministérios sob risco de ela ser derrubada.
O valor de R$ 1,7 bilhão é um recorde no governo Lula 3 –foi a maior quantia liberada em um único dia.
Articuladores políticos do Palácio do Planalto afirmam ainda que a promessa é de dar ainda mais ritmo a essas autorizações para emendasparlamentares.
A insatisfação da Câmara com o governo escalou nesta terça, quando líderes de partidos se uniram na articulação para rejeitar o formato que Lula deu à Esplanada.
Caso a MP seja rejeitada, a estrutura dos ministérios voltaria a ser a da gestão anterior, de Jair Bolsonaro (PL). Isso forçaria o fim de pastas criadas em janeiro, como a dos Povos Indígenas, da Cultura, da Igualdade Racial, dos Transportes e do Desenvolvimento e Indústria.
Diante da crise com o Congresso, Lula convocou de última hora para a manhã desta quarta-feira (31) uma reunião com o núcleo da articulação política do governo para discutir as derrotas na Câmara e a MP que trata da reestruturação ministerial.
Segundo relatos, o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), falou ao telefone com Lula por volta das 9h. O presidente teria feito um apelo para a aprovação da MP, e Lira teria respondido que está preocupado com a credibilidade do Executivo na Casa.
As queixas em relação ao governo tratam da demora na liberação de emendas parlamentares e na nomeação de indicados políticos para cargos do governo, além da dificuldade de deputados conseguirem reuniões com ministros.
São reclamações que se arrastam há meses. O Congresso tem cobrado uma mudança na articulação política, apesar de não mirar ataques ao ministro da área, Alexandre Padilha (Relações Institucionais).
O principal alvo tem sido o ministro Rui Costa(Casa Civil). A ele é atribuída a culpa por emendas e cargos travados, além de falta de traquejo político.
Aliados de Rui, no entanto, afirmam que o ministro não é responsável pela relação com o Congresso, e incorporou à Casa Civil um perfil mais técnico. A pasta nega que tenha emperrado a liberação de recursos e nomeações.
Como a Folha mostrou neste fim de semana, o Congresso reclama do atraso em emendas, apesar de o ritmo estar ligeiramente mais acelerado que em dois anos da gestão Bolsonaro.
Com o novo lote de R$ 1,7 bilhão, o governo autorizou, até o momento, R$ 4,5 bilhões em emendas individuais –aquelas que todo deputado ou senador tem direito e que são de execução obrigatória, ou seja, o Planalto precisa autorizar até o fim do ano.
Também houve liberação de emendas de bancada (definidas por parlamentares de cada estado) e emendas de comissão. O valor, porém, foi de apenas R$ 270 milhões.
A principal insatisfação de líderes do centrão é com a falta de perspectiva para que o governo destrave a verba que herdou após decisão do STF (Supremo Tribunal Federal) sobre o fim das emendas de relator –principal mecanismo de negociação política no governo Bolsonaro.
Desde março, integrantes do centrão questionam como funcionará a distribuição dos R$ 9,8 bilhões de recursos que Lula recebeu após o fim das emendas de relator e que articuladores do Planalto prometem usar como moeda de troca com o Congresso.
Essa verba é dividida entre a Câmara e o Senado, segundo articuladores de Lula. Os principais ministérios elaboraram regras que, na visão de parlamentares, burocratizam as negociações políticas.
Enquanto não resolve o impasse sobre esses recursos, o governo tem adotado uma estratégia de priorizar a liberação de emendas individuais de aliados, e adianto a autorização de adversários de Lula.
De todas as emendas que avançaram até hoje, parlamentares aliados e de partidos do centrão figuram entre os mais beneficiados.
Os deputados Juarez Costa (MDB-MT), Ricardo Silva (PSD-SP), Stefano Aguiar (PSD-MG), Aluisio Mendes (Republicanos-MA) e Olival Marques (MDB-PA) estão no topo da lista.
Também receberam emendas Claudio Cajado (PP-BA), que relatou o projeto do arcabouço fiscal, o deputado Celso Sabino (União-PA) e o Felipe Carreras (PSB-PE) —aliados do presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL).
Todos esses parlamentares citados já conseguiram a liberação de metade das emendas individuais deste ano.
Por outro lado, deputados da oposição ainda não conseguiram os repasses. É o caso de Lucio Mosquini (MDB-RO), que é ligado ao bolsonarismo, e Bia Kicis (PL-DF).
Lira também não foi beneficiado pela liberação de emendas individuais. Mas, por exercer o cargo de presidente da Câmara, esse tipo de emenda não é tão relevante, pois ele consegue ter controle de outras partes do Orçamento, como aquela que Lula herdou das emendas de relator.

Novo hospital de Mossoró tem recursos do senador Styvenson

Novo hospital em Mossoró terá recursos destinados por senador
Cerca de 200 mil atendimentos poderão ser feitos com recursos destinados pelo Senador Styvenson Valentim ao novo Hospital da Liga

Styvenson, acompanhado por Lawrence Amorim, se reuniu com diretores da LMECC (Foto: reprodução)
O senador Styvenson Valentim esteve em Mossoró no final de semana e anunciou que vai destinar R$ 15 milhões em recursos, para o início da construção do Hospital da Liga Mossoroense de Estudos e Combate ao Câncer (LMECC).
O anúncio foi feito em reunião realizada em Mossoró, na Casa de Saúde Santa Luzia e contou com a participação de diretores da Liga e do presidente da Câmara Municipal, Lawrence Amorim (SDD).
De acordo com informações da Liga, o hospital será construído em módulos. Atualmente, ele funciona numa estrutura alugada e com muita garra, no ano passado, a entidade conseguiu realizar 98.321 atendimentos.
“Destinarei uma emenda para esse hospital. E pelo que me foi apresentado pela LMECC, ele terá sede própria e também contará com novos serviços, como ressonância magnética pelo SUS na área de oncologia. No total, poderão chegar a cerca de 200 mil atendimentos por ano”, comemorou Styvenson.
Styvenson também enfatizou que somente por meio de parcerias com instituições como a Liga tem conseguido executar as emendas. Ele cita como exemplo o terrível caso do Hospital Regional Tarcísio Maia (HRTM): para o qual destinou R$ 12 milhões para reformar, ampliar e equipar o HRTM e até agora a governadora não permitiu que a obra prosperasse.
O senador participou, ainda, em Portalegre, de reunião com cerca de 40 prefeitos do Consórcio Intermunicipal Multifinalitário dos Municípios do Oeste Potiguar – Cimop.

Coronel Azevedo enaltece nova decisão da PGE favorável à promoção de militares

A promoção de policiais militares do Rio Grande do Norte por ex officio voltou a pautar o pronunciamento do deputado Coronel Azevedo (PL), nesta quarta-feira (10), durante sessão plenária na Assembleia Legislativa. Desta vez, o parlamentar enalteceu a decisão da Procuradoria Geral do Estado (PGE) que recuou de decisão anterior e emitiu novo parecer favorável à promoção ex officio dos servidores militares.
“Parabenizo o Procurador-Geral do Estado por corrigir o ofício anterior que rejeitava a promoção dos policiais militares por ex officio e acendia uma luz vermelha sobre o assunto, colocando em risco a carreira dos militares estaduais. Seguiremos aqui defendendo a Segurança Pública, que é um serviço essencial à sociedade”, pontuou Azevedo.
De acordo com ele, a decisão agora favorável da PGE sobre as promoções ex officio é “patrimônio justo e merecido” dos servidores militares. “Sem Segurança Pública, impera o caos na sociedade, então não iremos recuar de nossas obrigações e dever parlamentar de defender nossos bravos agentes de segurança”, concluiu.

Esquerda adia projeto de Styvenson que combate o crime organizado

Pedido de vista adia a votação de projeto que tipifica ato terrorista
Senadores fazem pedido de vista e adiam a votação de projeto que tipifica como ato terrorista ações de organizações criminosas
A Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) adiou nesta quarta-feira (26) a votação do projeto de lei (PL) 3283/2021, de iniciativa do senador Styvenson Valentim (PODEMOS-RN), que altera as penas e tipifica como atos terroristas as condutas praticadas em nome ou em favor de grupos criminosos organizados, após pedido de vista pelo senador Eduardo Braga (MDB-AM), Humberto Costa (PT-PE) e Omar Aziz (PSD-AM).
O projeto ainda não tem data prevista para a votação. Styvenson destacou que não vai desistir de adequar a realidade e as necessidades brasileiras para proteger a população. “Este é um projeto bom para o Brasil, e péssimo para os criminosos”, conclui o senador.

Wolney França se reúne com bancada federal em Brasília

Wolney França se reúne com vereadores do RN e Bancada Federal em Brasília
O Presidente Eleito da FECAM/RN, vereador Wolney França, se reuniu com vereadores do Rio Grande do Norte durante a tarde desta terça-feira (25) na Câmara dos Deputados, em Brasília. O encontro contou com a presença de seis Deputados Federais do RN.
Representando a FECAM/RN na mesa de condução, Wolney enfatizou a importância do momento para o desenvolvimento dos municípios. “Este é mais um momento de fazer esse alinhamento entre a vereança e os parlamentares da Bancada Federal. Isso já acontece no Rio Grande do Norte, mas é importante de ser feito aqui em Brasília também”, afirmou Wolney, que também é presidente da Câmara Municipal de Parnamirim.
Estiveram presentes na reunião os Deputados Federais Benes Leocádio, Paulinho Freire, Sargento Gonçalves, Girão, Mineiro e Robinson Faria. Mais de 400 vereadores potiguares são esperados em Brasília nesta semana para participarem da Marcha dos Vereadores.

Presidente da FECAM/RN Wolney França leva 400 vereadores para Brasília

A Federação das Câmaras do Rio Grande do Norte (FECAM/RN), representada pelo presidente eleito vereador de Parnamirim Wolney França, está levando para a Marcha dos Vereadores em Brasília, uma comitiva com mais de 400 Vereadores do Rio Grande do Norte.
Cerca de 82 municípios formam essa comitiva, que irá a Brasília em busca de projetos e emendas para suas cidades.
Momento também de adquirir mais conhecimento e parcerias com os parlamentares de todo Brasil. Wolney tem se destacado pela sua atuação como presidente da câmara municipal de Parnamirim, se tornando uma das maiores lideranças política não só de Parnamirim mas como do estado!

Nome de Paulinho Freire une segmento evangélico após décadas de disputa

As eleições municipais do próximo ano já começou para alguns postulantes ao cargo de prefeito da capital potiguar.
O deputado federal Paulinho Freire(União Brasil), começou as articulações com o pé direito, unindo o segmento evangélico em torno de seu projeto político.


Na manhã de hoje(14), o prefeitável esteve reunido com o presidente da Assembleia de Deus no Rio Grande do Norte, o Pastor Martin Alves.
A reunião foi articulada pelo presidente da câmara Eriko Jácome, e contou com a presença das vereadoras Nina Souza, Camila Araújo, os ex-deputados estaduais Jacó Jácome, Albert Dickson, e a ex-deputada federal Carla Dickson.


Paulinho é habilidoso e sabe unir! Esse é um ponto muito importante para quem pretende disputar o comando do palácio Felipe Camarão.
O prefeitável irá iniciar uma série de visitas, reuniões e encontros, para começar a viabilizar o seu nome pro pleito do próximo ano.
Começou da melhor forma, sob as bençãos de Deus, e regado a muita oração!

Via Blog do Matheus Peres

Styvenson faz costura política para salvar o RN

Para quem acha que o Senador Styvenson Valentim não entende de costurar política, se engana, o Senador segue costurando seu fortalecimento por todas as regiões do Rio Grande do Norte.
“Não era segredo minha mudança de postura política. Eu já tinha avisado pois se não existe no RN político para fazer campanha eleitoral como já fiz até aqui: sem fundo eleitoral, sem televisão, sem capilaridade, sem apoios etc… e ouvi de muita gente que em 2022 não quis ganhar eleição para governo por usar esse método( que ainda tenho resistência) mas se os políticos profissionais nunca terão capacidade, coragem, criatividade de fazer campanha como já fiz em 2018 e 2022 e sabendo que vocês me culparam pelo desastre político da reeleição do PT no RN estou disposto a usar as mesmas armas dos adversários para tirar o RN da péssima administração que estamos assistindo”, afirmou Styvenson. Via BLOG NOGUEIRA
Senador Styvenson entra no jogo político e pode se mudar para o UNIAO BRASIL

“Não precisa fazer oposição a esse governo, ele é uma oposição por si só” diz Bolsonaro

Bolsonaro: Não precisa fazer oposição a esse governo, ele é uma oposição por si só



Foto: Reprodução/CNN
Durante entrevista exclusiva à CNN no aeroporto de Orlando nesta quarta-feira (29), antes de voltar ao Brasil, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) afirmou que o governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) é uma “oposição por si só” e que não há possibilidade de colaborar com a administração atual.
“Você não precisa fazer oposição a esse governo. Esse governo é uma oposição por si só dado a qualificação daqueles que compõe os ministérios. Ele criou mais quatorze ministérios, o perfil das pessoas é bastante diferente dos nossos, você pode fazer comparação aí no Brasil. E você começa a entender o porquê, queria que infelizmente fosse o contrário, não tem como dar certo esse governo”, disse.
Ele criticou o quadro de ministros e as propostas do atual governo, como o que classificou ser “o controle da mídia, o controle de armas, o MST voltando a levar o terror para o campo, essa política deles de aumentar impostos”.
Entretanto, o ex-chefe de Estado ressaltou que não irá liderar a oposição ao governo Lula e que participará com seu partido “como uma pessoa experiente”, colaborando com “o que eles desejarem”.
CPI do 8 de janeiro
O ex-chefe de Estado defendeu a instauração de uma Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) para apurar os atos criminosos que ocorreram em Brasília em 8 de janeiro.
“Nós estamos focados na CPMI dos atos do dia 8 de janeiro. Nós lamentamos o ocorrido. Quem praticou os atos de vandalismo tem que ser culpado por isso. Os inocentes não justificam continuar presos. E tão pouco aqueles que já foram postos em liberdade mereciam aquilo tudo”.
CNN Brasil

Dep Thiago Cartaxo conversa com lideranças em Parnamirim

Deputado Thiago Cartaxo colocando os assuntos em dia com Professora Nilda.

O Dep. Thiago Cartaxo não perdeu tempo e ja tem dialogado bastante com lideranças políticas do RN e principalmente de Parnamirim… quem sabe não vira coisa boa por aí. Thiago faz parte da nova safra de políticos da nova geração, com discurso novo, tem tudo para se torna em mais uma liderança política de Parnamirim!
Rolar para cima