Agora deu ucarái- Quanto menos banho melhor pra sua saúde, diz estudo

Um contingente de renegados deliberadamente renuncia ao banho diário e a outros padrões-ouro de higiene pessoal, como lavar o cabelo com xampu e uso de desodorante, desafiando uma cultura de limpeza.

Para os convertidos a esta opção de estilo de vida, há muitas razões para se banhar menos e ficar com um cheiro mais natural.
— Não precisamos nos lavar como fazíamos quando éramos agricultores. Desde o advento dos carros e das máquinas que economizam trabalho, nunca precisamos lavar menos e, em vez disso, lavamos mais — afirma Katherine Ashenburg, 65, autora de “The Dirt on Clean: An Unsanitized History” (A Sujeira no Limpo: Uma História Não-Higienizada, traduzido do inglês).
A retenção dos óleos naturais da pele e a conservação da água são duas razões usadas como explicação para não tomar banho diariamente. Alguns concluíram que o desodorante é desnecessário depois de esquecê-lo uma vez sem repercussões sociais, ou estão preocupados com antitranspirantes contendo alumínio, embora tanto o Instituto Nacional do Câncer quanto a Associação de Alzheimer não compartilhem dessas preocupações. Lavar o mínimo possível com xampu pode ajudar a reter a umidade em mechas secas e melhorar a forma dos cachos, argumentam os adeptos da prática.
Resista ao desejo de recuar diante deste grupo: eles podem estar no caminho certo. Ultimamente, os pesquisadores descobriram que, assim como o intestino contém boas bactérias que o ajudam a funcionar com mais eficiência, nossa pele está repleta de germes benéficos que talvez não queiramos mandar pelo ralo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima