Lula tenta ganhar os evangélicos


Na quarta-feira, sai a nova pesquisa Quaest que vai medir a popularidade, a aprovação do governo Lula e a expectativa do brasileiro em relação a economia do país. É uma pesquisa nacional, que começou a ser feita na sexta-feira e será concluída hoje, de forma presencial, com 2 mil entrevistados. 
Ou seja, iniciou-se já com as chuvas no Rio Grande do Sul como assunto nacional e termina hoje quando o assunto ganhou proporções de uma tragédia.   
A última pesquisa nacional do instituto foi feita há dois meses (houve outra em abril, mas feita em apenas quatro estados).  
Entre março e agora, pode-se dizer que a economia continuou como estava: o consumo aquecido, inflação controlada e desemprego em níveis reduzidos. Houve também o anúncio e da prisão dos acusados de mandantes do assassinato de Marielle Franco, mais um evento público de Jair Bolsonaro (o do Rio de Janeiro, bem mais modesto que o de São Paulo) e o recentíssimo fiasco no ato de 1º de maio de Lula. 
Na pesquisa de março, a mais recente, 51% dos entrevistados aprovavam o trabalho de Lula e 46% desaprovavam. O que significava que Lula caíra três pontos percentuais na comparação com a pesquisa anterior, realizada em dezembro de 2023. 
A pesquisa reafirmava ainda que a popularidade do presidente com os evangélicos continuava em viés de baixa, com um índice de desaprovação de 62% — uma queda de seis pontos percentuais em relação a dezembro.  
Quem acompanha de perto o governo garante que Lula dará enorme atenção ao resultado dessa e de outras pesquisas  que devem sair em maio. Se o ponteiro da popularidade não subir, Lula, que anda impaciente, poderia mexer em algumas peças do seu ministério.  
Na semana passada, a Secom lançou uma campanha institucional, a de mote “Fé no Brasil”, justamente com o objetivo de lustrar a imagem do governo.  Não é uma campanha bem avaliada dentro do próprio governo. Independentemente disso, não daria tempo de ela fazer algum efeito que seja visível já na pesquisa Quaest que será conhecida na quarta-feira.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima