Comissão de Justiça analisa 42 projetos e aprova audiência pública sobre ZPAs 

A Comissão de Legislação, Justiça e Redação Final da Câmara Municipal de Natal se reuniu nesta segunda-feira (7) e analisou o parecer de 42 projetos de lei, além de designar relatoria para outras 17 matérias.

Entre os destaques, está o Projeto de Lei nº 004/2025, de autoria do vereador Robson Carvalho (União Brasil), que institui o Programa de Atenção ao Diagnóstico de Autismo e Intervenção Precoce no Município de Natal. A relatoria ficou a cargo do vereador Aldo Clemente (PSDB), que apresentou uma emenda para adequar o texto à legislação vigente.

“O projeto é muito importante para o Município de Natal. Cria uma cartilha de acompanhamento municipal para as pessoas com autismo, em conformidade com o Estatuto da Pessoa com Deficiência e com a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista. Nossa emenda veio para melhorar o projeto, torná-lo constitucional e viável para aprovação na comissão. É um tema importantíssimo, e o prefeito Paulinho Freire está engajado nessa causa”, explicou o relator.

Outra proposição apreciada foi o Projeto de Lei nº 094/2024. A matéria, sob relatoria da vereadora Camila Araújo (União Brasil), propõe a devolução de 50% da quota-parte do município sobre o valor pago de IPVA incidente sobre veículos movidos a Gás Natural Veicular (GNV) licenciados em Natal.

Durante a reunião, os parlamentares também aprovaram a realização de uma audiência pública no próximo dia 28 de abril, no horário da Comissão de Justiça, para discutir a unificação da legislação das Zonas de Proteção Ambiental (ZPAs) da capital potiguar.

As ZPAs são áreas delimitadas por lei para preservação ambiental e, atualmente, cada uma das dez zonas existentes em Natal possui uma legislação específica. A proposta, de autoria do Executivo, visa consolidar todas essas normas em um único texto legal.

“Esse projeto chegou à Câmara no ano passado e trata da unificação das dez ZPAs existentes na cidade, cada uma atualmente com uma lei distinta. A proposta busca organizar as prescrições do que pode ou não pode ser feito nessas áreas. A audiência será uma oportunidade para reunir entidades, sociedade civil e promover um amplo debate. Essa discussão é fundamental para que possamos votar uma matéria tão importante para o futuro de Natal”, destacou o vereador Aldo Clemente, líder do Governo na Casa.

Texto: Phablo Galvão 
Fotos: Francisco de Assis

Traição e vingança: casal foge após matar amante, mas acaba preso no RJ

Homem descobriu traição de companheira e decidiu se vingar com a ajuda dela

Casal suspeito de homicídio em Feira de Santana é preso no Rio de Janeiro

Casal suspeito de homicídio em Feira de Santana é preso no Rio de Janeiro • PCBA

Um casal foi preso no Rio de Janeiro, nesta terça-feira (25), sob suspeita de envolvimento na morte de um homem na Bahia. A causa da morte, de acordo com a polícia, seria vingança após um caso de infidelidade

A polícia da Bahia chegou aos suspeitos do assassinato de Reinan Lacerda de Jesus, 36 anos, ocorrido em setembro de 2024, no bairro Campo Limpo, em Feira de Santana (BA). A prisão foi resultado de uma operação conjunta entre a Delegacia de Homicídios (DH) de Feira de Santana e a Polícia Civil do Rio de Janeiro.

As investigações apontam que a vítima foi atraída para o local do crime e morta dentro do seu próprio veículo. A motivação do crime, segundo a polícia, seria vingança.

suspeito teria descoberto um relacionamento extraconjugal entre sua companheira e Reinan, exigindo que ela marcasse um encontro com a vítima para atraí-lo. Um terceiro envolvido no homicídio está sendo procurado.

Provas testemunhais, imagens de videomonitoramento e laudos periciais foram utilizados para comprovar a materialidade e a autoria do crime. 

“Com base no conjunto probatório, representamos pela prisão dos investigados, a qual foi decretada pela Justiça e cumprida após trabalho de inteligência e monitoramento realizado pela equipe da DH de Feira”, declarou o delegado Gustavo Coutinho, titular da DH de Feira de Santana.

Após a prisão, o casal foi submetido a exames de corpo de delito e encontra-se à disposição da Justiça do Rio de Janeiro, aguardando transferência para o sistema penitenciário da Bahia.

Zenaide Maia, a senadora invisível


Ah, Zenaide Maia… senadora que entrou prometendo ser a voz do povo no Senado. E cumpriu direitinho: ficou muda.

Enquanto o RN mergulha em crise, ela segue firme — firme na omissão.
Não propôs nada relevante, não liderou nada importante e não apareceu em nada de útil. Mas calma, ela é ótima em uma coisa: votar com o governo. Sempre.

Aliás, quando o assunto é aumentar imposto, aprovar gasto público sem transparência, ou proteger político enrolado, Zenaide é nota 10 em lealdade partidária.

E o mais bonito? Tudo isso sendo bancada com sua grana, claro:
• Viagens, assessoria, divulgação…
• Gastos parlamentares sempre em dia.
• Resultado pro povo? A gente avisa quando chegar.


Ela também prometeu cuidar da saúde.
Pois é… e os hospitais do RN continuam parecendo cenário de filme de terror.
Mas pelo menos ela postou no Instagram, né? Isso ajuda demais.

Zenaide Maia merece reeleição?
Merece… um prêmio de invisibilidade!
O RN precisa de senador, não de figurante de luxo.

#Hashtags:


#ZenaideCadêVocê #SenadoraFantasma #PolíticaRN #SarcasmoPolítico #Eleições2026 #ChegaDeFarsa #RNemFoco #VotoConsciente #ReeleiçãoNão #GastosSemResultado

Rato quebra recorde mundial por farejar minas terrestres no Camboja

Entre agosto de 2021 e fevereiro de 2025, roedor descobriu 109 minas terrestres e 15 outras peças de munições não detonadas

07/04/2025 às 13:48 | Atualizado 07/04/2025 às 13:48

da CNN

Rato Ronin procurando minas terrestres.

Rato Ronin procurando minas terrestres. • Handout/AFP/APOPO/Getty Images via CNN Newsource

Os ratos nem sempre têm as melhores reputações, mas um roedor chamado Ronin e seu super olfato estão trabalhando para mudar isso.

Ronin e um bando de farejadores de minas terrestres estão criando uma impressão boa para os roedores ao salvar civis inocentes de explosivos escondidos.

O rato gigante africano recentemente estabeleceu um novo recorde mundial para maior número de minas terrestres detectadas por um rato.

Entre agosto de 2021 e fevereiro de 2025, Ronin descobriu 109 minas terrestres e 15 outras peças de munições não detonadas em uma região perto de Siem Reap, no Camboja, segundo o Guinness World Records.

“As conquistas de Ronin são uma prova do incrível potencial dos ratos”, comentou a sua treinadora principal Phanny à publicação do Guinness.Rato Ronin com treinador procurando minas terrestres. • Handout/AFP/APOPO/Getty Images via CNN Newsource

Minas terrestres são um grande problema em antigas zonas de conflito.

As armas explosivas, escondidas no chão, são projetadas para ferir ou matar qualquer um que passe por cima delas.

Somente no Camboja, elas causaram mais de 65 mil mortes e ferimentos desde a queda do regime brutal do Khmer Vermelho em 1979, segundo o Landmine and Cluster Munition Monitor.

O uso das minas terrestres é controverso devido já que não há avisos sobre sua localização, além da ameaça que representam por décadas após o fim de um conflito, matando, mutilando e dificultando o desenvolvimento de terras em áreas devastadas pela guerra.

Os explosivos também são notoriamente difíceis e perigosos de detectar.

É aí que entram os ratos; a alta inteligência, velocidade e olfato aguçado os tornam adeptos da identificação de explosivos.

Eles também são leves demais para acionar minas terrestres. É um trabalho crucial.

Estima-se que 110 milhões de minas terrestres ainda estejam enterradas em mais de 60 países ao redor do mundo, informou a organização sem fins lucrativos de detecção de minas terrestres APOPO.

Em 2023, as minas terrestres causaram 5.757 vítimas globalmente — 37% das quais envolveram crianças, segundo o Landmine Monitor de 2024.

Ronin é um dos mais de 100 ratos treinados pela APOPO para detectar o cheiro de produtos químicos explosivos e apontar minas terrestres para seus manipuladores.Rato Ronin que detecta minas terrestres. • Handout/AFP/APOPO/Getty Images via CNN Newsource

Os ratos são altamente versáteis e também foram treinados para detectar tuberculose em ambientes médicos, ajudando a prevenir a disseminação de doenças infecciosas.

A equipe belga de farejadores de minas terrestres pode vasculhar uma área do tamanho de uma quadra de tênis em 30 minutos — algo que levaria até quatro dias para um desminador com detector de metais.

Ronin, que tem 5 anos e nasceu na Tanzânia, é muito maior do que um rato de estimação comum. Ele tem mais de 60 cm de comprimento — quase o comprimento de um gato — e pesa 1,2 kg, de acordo com a APOPO.

A província de Preah Vihear, no Camboja, onde Ronin foi destacado, tem uma das maiores densidades de minas terrestres do mundo após décadas de conflito no século XX, incluindo bombardeios pesados ​​dos EUA durante a Guerra do Vietnã.

Os EUA lançaram 2,7 milhões de toneladas de munições — incluindo bombas de fragmentação e submunições — em uma campanha de bombardeio de quatro anos no Camboja. Até um quarto das bombas de fragmentação não explodiram, o que significa que permaneceram ativas e perigosas, mas fora de vista, de acordo com um relatório de 2019 do Serviço de Pesquisa do Congresso dos EUA.

Apesar de anos de esforços de desminagem, ainda há cerca de 4 a 6 milhões de minas terrestres não detonadas no Camboja, segundo a APOPO.

Ronin reivindica o recorde mundial de Magawa, outro camundongo treinado pela APOPO que identificou 71 minas terrestres e 38 peças de munições não detonadas durante seus cinco anos de serviço. Magawa faleceu em paz em janeiro de 2022.

Declaração de Fernanda Lima sobre traição repercute na web e divide opiniões: ‘Fada sensata’

Apresentadora disse que insegurança e necessidade de autoafirmação estavam entre os motivos que a levaram a ser infiel em alguns relacionamentos

Por O GLOBO — São Paulo 

05/04/2025 10h33 Atualizado há um dia


Durante entrevista ao podcast “terapiRa”, da plataforma “She Talks”, Fernanda Lima revelou que já traiu seus ex-namorados no passado após ter vivido uma experiência ruim. A apresentadora disse ter sido alvo de infidelidades em seu primeiro relacionamento, com um rapaz por quem era bastante apaixonada.

“Eu virei uma traidora de homens. Eu me atraía, eu traía, entendeu?. Sem culpa nenhuma. Como fizeram comigo, eu fiquei marcada por isso, eu entendi que não podia confiar nos homens. Então, eu traía numa boa.”, revelou ela ao podcast teraPira. Ainda de acordo com Fernanda, o jogo virou apenas quando conheceu o atual marido, o apresentador Rodrigo Hilbert. O casal é pai dos gêmeos João e Francisco, de 16 anos, e de Maria, de 5. 

“Se eu namorasse, e estava viajando, e me atraía por alguém, eu traía, e voltava para casa e não falava nada. Porque ele teria me traído também. Entendi depois que aquilo era uma insegurança, algo para eu me autoafirmar. Tinha a questão do querer, da aventura, da excitação da traição. E tem também uma coisa de uma insegurança e se provar pra si mesma”

Polêmicas, a declarações de Fernanda dividiram as opiniões na web. “Não errou em nada”, escreveu uma moça em um Instagram de fofocas. “Amo essas rodas de conversas da vida real”, falou outra. “Maravilhosa”, disse uma terceira. 

As críticas, no entanto, também vieram com força. “Com certeza o atual também, só não tem coragem de dizer”. “Que falta de personalidade, falta de amor próprio uma mulher casada falando que traiu, isso se chama decadência moral”, e “Quem se sujeita ao erro do próximo se sujeita a ser igual”, foram alguns dos comentários que reprovaram a atitude de Fernanda

Turista em lua de mel é baleado em tentativa de assalto no Rio de Janeiro

Engenheiro civil de Minas Gerais reagiu a assalto e foi atingido no rosto e no peito; suspeito foi preso após perseguição policial

07/04/2025 às 08:24

colaboração para a CNN , no Rio de Janeiro 

Viaturas da Polícia Militar do Rio de Janeiro
Viaturas da Polícia Militar do Rio de Janeiro

Viaturas da Polícia Militar do Rio de Janeiro • Tânia Rêgo/Agência Brasil

Um turista de Minas Gerais foi baleado na tarde deste domingo (6/04) durante uma tentativa de assalto nas proximidades da zona portuária do Rio de Janeiro. A vítima é Vinicius Cardozo Moreira Dias, engenheiro civil recém-casado, que estava em lua de mel, a bordo de um cruzeiro que fazia escala na cidade, acompanhado da esposa e dos pais do noivo.

Segundo informações da polícia, Vinícius usava um cordão de ouro grosso quando foi abordado por um assaltante em uma moto. O criminoso tentou arrancar o acessório, mas o turista reagiu, dando início a uma luta corporal. Durante o confronto, o engenheiro foi atingido por disparos no rosto e no peito.

Ele foi socorrido por agentes da Guarda Costeira e levado para o Hospital Municipal Souza Aguiar, no centro da cidade.

O assaltante tentou fugir, inicialmente abandonando a moto, mas houve perseguição por policiais do 5º BPM (Praça da Harmonia), que o seguiram até um veículo em que ele tentava escapar. O suspeito também abandonou o veículo e entrou no Morro do Pinto, onde foi detido por agentes da Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) da Providência.

O caso foi registrado na Delegacia do Centro (4ª DP), que investiga a tentativa de latrocínio — roubo seguido de tentativa de homicídio.

Ainda não há informações atualizadas sobre o estado de saúde de Vinicius, que segue internado.