COMISSÃO DA CÂMARA APROVA PROJETO QUE PROPÕE DESARMAR SEGURANÇA PESSOAL DE LULA

08/04/2025

Foto: Kayo Magalhães/Câmara dos Deputados

A Comissão de Segurança Pública da Câmara aprovou nesta terça-feira (8), por 15 a 8, um projeto que propõe desarmar a segurança pessoal do presidente Lula e de todos os ministros de estado.

O texto segue agora para outras duas comissões e pode ir direto ao Senado, se não for apresentado recurso para discussão em plenário.

“Fica vedado o uso de armas de fogo pelos agentes integrantes da segurança pessoal do Presidente da República e de seus Ministros de Estado, ainda que em atividades que envolvam a segurança imediata de tais dignatários”, diz o texto.

A proposta, de autoria do próprio presidente do colegiado, Paulo Bilynskyj (PL-SP), foi apresentada em 2023 e foi relatada por outro deputado do PL, Gilvan da Federal (PL-ES).

Na justificativa para apresentar o texto, Bilynskyjargumentou que os órgãos que compõe a segurança presidencial e ministerial devem estar de acordo com a ideologia de Lula, que “não vê nas armas de fogo algo benéfico para a sociedade”.

O presidente Lula, cercado de seguranças armados, luta sempre para desarmar o cidadão. O ministro Lewandowski, que tem porte de arma renovado pela PF, dificulta o acesso do cidadão às armas de fogo”, disse o deputado na reunião desta terça.

Fonte: G1

Câmara aprova projetos para ciclistas e inclusão de pessoas com deficiência 

A Câmara Municipal de Natal apreciou, durante sessão ordinária realizada nesta terça-feira (8), projetos com foco na segurança viária e na inclusão de pessoas com deficiência. Além disso, foram apreciados vetos do Chefe do Executivo municipal.

Entre os destaques, o plenário aprovou a proposta do vereador Aldo Clemente (PSDB), que institui no calendário oficial do município a “Semana de Conscientização e Prevenção de Acidentes ao Ciclista”. Segundo o autor, a medida é necessária diante do crescimento do uso da bicicleta na capital potiguar. “É um tema que merece a atenção dessa casa. Há muitos usuários que não apenas usam o ciclismo para prática esportiva, mas também para se deslocar para escola, trabalho, como meio de transporte”, justificou Clemente.

Outra proposta aprovada foi a do vereador Eribaldo Medeiros (Rede), que institui a “Semana Municipal de Conscientização e Defesa da Promoção da Educação Inclusiva à Pessoa com Deficiência”. Para o parlamentar, a iniciativa visa combater o preconceito e ampliar o debate sobre políticas públicas voltadas à inclusão. “Esse projeto é muito importante para quebrar preconceitos e destacar formas de garantir a inclusão, conscientizando a população da nossa cidade”, afirmou.

Na mesma sessão, foi aprovado o Projeto de Lei nº 551/2024, de autoria do Chefe do Poder Executivo, que reconhece a prática dos esportes eletrônicos — os chamados “eSports” — como modalidade esportiva no âmbito do município; e ficou reconhecida como de utilidade pública municipal a Associação de Desenvolvimento Social e Comunitário do Estado do Rio Grande do Norte (ADECERN), proposta do vereador Tércio Tinôco (União Brasil).

A pauta do dia também incluiu a análise de vetos do Executivo a projetos de lei aprovados anteriormente pela Câmara. Foi rejeitado o veto ao Projeto de Lei nº 304/2021, de autoria da ex-vereadora Ana Paula, que trata da obrigatoriedade de disponibilização de assentos específicos em salas de aula para estudantes com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), tanto nas escolas públicas quanto nas privadas da cidade. 

Os vereadores mantiveram os vetos ao PL nº 433/2022, que instituía o Programa Municipal de Equoterapia, de autoria do ex-vereador Aroldo Alves; ao PL nº 177/2023, que tratava da Política de Transparência Ativa e Dados Abertos das Escolas Públicas do Município, de autoria do vereador Eribaldo Medeiros; ao PL nº 104/2020, de autoria do vereador Preto Aquino (PODE), que previa o monitoramento da qualidade do ar em Natal; e, de forma parcial, ao PL nº 572/2022, do ex-vereador Raniere Barbosa, que cria a Semana de Conscientização sobre a Atrofia Muscular Espinhal (AME).

Texto: Cláudio Oliveira
Fotos: Francisco de Assis

Dr César Maia reafirma compromisso com a cultura e acelera tramitação de projeto importante em Parnamirim

No último dia 20 de março, o presidente da Câmara Municipal de Parnamirim, vereador César Maia, recebeu membros do Conselho Municipal de Política Cultural e artistas locais para discutir a situação da Lei Aldir Blanc no município. O encontro resultou em avanços concretos: atendendo ao pleito da classe artística, César Maia se comprometeu a dar celeridade à aprovação do crédito suplementar necessário para a execução da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB).

O município iniciou o ano sem os recursos previstos para o pagamento dos editais da PNAB, e o projeto de crédito suplementar foi finalmente enviado ao Legislativo nesta semana. O texto já foi lido em plenário e agora segue para tramitação nas comissões antes de ir à votação final. A atuação proativa de César Maia demonstra sensibilidade às pautas culturais e compromisso com o fortalecimento do setor.

Segundo o vice-presidente do Conselho Municipal de Cultura, Armando Souza, o momento representa um marco importante: “Foi um passo muito importante para os artistas e mais ainda para nós que estamos à frente do Conselho. Estamos o tempo todo buscando melhores alternativas para todos nós da cultura. A nova presidência da Câmara, com César Maia, e a Comissão de Cultura, presidida por Thiago Fernandes, têm se mostrado abertas ao diálogo e já estão comprometidas com a celeridade desse processo. ”

O presidente César Maia destacou a importância de fortalecer o diálogo com os setores culturais e garantir os instrumentos legais para a execução das políticas públicas:
“A cultura é um dos pilares do desenvolvimento social e econômico. Nosso papel na Câmara é garantir que os recursos cheguem na ponta e que a classe artística tenha o apoio que merece. Estamos aqui para acelerar o que for necessário e construir pontes com todos os agentes culturais de Parnamirim.”

RN: mulher morre eletrocutada em hostel de lugar paradisíaco do Nordeste

Paula Vergara, de 43 anos, foi vítima de uma descarga elétrica ao tentar ligar aparelho na tomada após sair da piscina em São Miguel do Gostoso

A política e seus bastidores. Com Laísa Dall’Agnol, Bruno Caniato, Valmar Hupsel Filho, Isabella Alonso Panho e Heitor Mazzoco. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.

Por Redação  7 abr 2025, 15h24 

A professora gaúcha Paula Vergara da Silva, de 43 anos, morreu eletrocutada em um hostel em São Miguel do Gostoso (RN)
A professora gaúcha Paula Vergara da Silva, de 43 anos, morreu eletrocutada em um hostel em São Miguel do Gostoso (RN) (Redes sociais/Reprodução)

Uma mulher de 43 anos morreu eletrocutada na última sexta-feira, 4, em um hostel em São Miguel do Gostoso, no Rio Grande do Norte, um local paradisíaco, que é um dos principais pontos turísticos do Nordeste. A vítima é Paula Vergara da Silva, formada em química de alimentos, que foi professora na rede pública e trabalhava em projetos de alimentação saudável.

Paula era natural de Pelotas, no Rio Grande do Sul, e morava desde 2024 no estabelecimento na cidade potiguar, onde realizava trabalho solidário de conscientização alimentar em uma escola. Segundo a Polícia Militar, por volta das 16h40 de sexta-feira, ela deixou a piscina do hostel e tentou ligar um aparelho elétrico em uma tomada, momento em que sofreu o eletrochoque. A empresa chegou a acionar o socorro médico, mas a mulher já estava sem vida quando as equipes de resgate chegaram ao local.

De acordo com o portal G1, Paula deixou a carreira de professora para se dedicar à atuação em projetos de saúde alimentar pelo país. Em maio do ano passado, ela trabalhou em uma cozinha voluntária para atender às vítimas das enchentes em São Leopoldo e Novo Hamburgo, no Rio Grande do Sul.

Pelas redes sociais, familiares e amigos de Paula organizaram uma “vaquinha” online para pagar o traslado do corpo até sua cidade natal de Pelotas. O corpo chegou à cidade gaúcha na manhã desta segunda-feira, 7, e o velório está programado para ocorrer às 17h no Cemitério Ecumênico São Francisco de Paula.

Leo Dias vai parar na UTI de hospital em São Paulo após contrair doença infecciosa; saiba detalhes

Reprodução / Redes Sociais
O jornalista Leo Dias deu entrada no hospital na semana passada, mas só anunciou a internação nesta terça-feira (8)  |   Bnews - Divulgação Reprodução / Redes Sociais

Tiago Di Araújo


Os seguidores de Leo Dias foram surpreendidos, na madrugada desta terça-feira (8), com uma notícia grave envolvendo o jornalista. Ele anunciou afastamento das atividades depois de ter sido internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), do Hospital São Luiz, da Rede D’Or, no Itaim, em São Paulo.

Conforme boletim médico, divulgado no perfil oficial do comunicador, a internação aconteceu no último dia 3 após diagnóstico de um quadro de pneumonia. Apesar de estar na UTI, o jornalista tem tido boa evolução no quadro e não chegou a ser intubado.