ACONTECEU

Pesquisa NÍSIA FLORESTA: Alexandre Dantas na frente diz CONSULT, Veja os Números


A Pesquisa Consult/Nísia Floresta avaliou o cenário estimulado das eleições municipais de 2024. De acordo com a pesquisa, Alexandre Dantas tem 30,45% das intenções de votos dos entrevistados; Gustavo Santos tem 25%; Titico Brito somou 24,55%; Dr. Edivaldo tem 1,82%; Nenhum 7,05%; Não sabe dizer 11,14%.  
A pesquisa foi realizada no dia 31 de agosto, com 440 entrevistas, com margem de erro de 4,67% e confiabilidade de 95%. A pesquisa está registrada no TSE sob o Nº RN-05396/2024.

Apoiador de Jaime Calado sofre atentado e diz “tenho certeza que isso é política”

Está circulando nos grupos de WhatsApp de São Gonçalo do Amarante um vídeo gravado pelo empresário Berg Guajá ferido e ensanguentado.

As imagens são fortes e foram gravadas pelo próprio Berg no momento em que estava sendo socorrido ao hospital, após ter sofrido um atentado dentro de casa como ele relata.

O caso é grave e a polícia precisa investigar. No vídeo, a vítima alega que a motivação do atentado foi por questão política. “Pessoal, acabei de sofrer um atentado aqui na minha casa. Tenho certeza que isso é política”, afirmou Berg que ainda pediu para divulgarem o vídeo nos grupos.

Berg Guajá é irmão do conselheiro tutelar Leonardo Rodrigues, que é candidato a vereador pelo PP, aliado do ex-prefeito Jaime Calado. Segundo informações preliminares ele foi socorrido ao hospital Walfredo Gurgel.

Vice-prefeito de Espírito Santo foi condenado por homicídio duplo e tem condenações na Justiça

Vice-prefeito de Espírito Santo foi condenado por homicídio duplo e tem condenações na Justiça
Este ano, Toinho Venceslau não foi candidato pois não teria seu registro indeferido pela Justiça
A questão de quem vai assumir a Prefeitura de Espírito Santo com a morte do prefeito Fernando Teixeira deve parar na justiça. O vice-prefeito Toinho Venceslau é acusado de homicídio culposo na direção de veículo Toyota Hilux, por ter deixado de presar socorro as vítimas José Marcos da Silva e Elivânia Costa Silva, segundo autos do inquérito policial nº 01/2017. Ele deixou duas crianças órfãs. Venceslau possui várias pendências jurídicas, que inclusive lhe impediram de disputar a sucessão deste ano.
O vice-prefeito foi condenado em agosto de 2022 pelo juiz de Goianinha, Bruno Montenegro Ribeiro Dantas, com sentença reformada em junho de 2023 pelo desembargador Saraiva Sobrinho. Além disso, o atual vice-prefeito de Espírito Santo tem se envolvido em verdadeiras batalhas jurídicas. Toinho Venceslau impetrou embargos de declaração contra a decisão que lhe foi desfavorável. Em 10 e 19 de abril o ministro Rogério Schitti Cruz, indeferiu. Em maio passado, sofreu uma nova derrota, quando na ocasião a 6ª Turma do Supremo Tribunal de Justiça (STJ) negou por unanimidade Agravo Regimental protocolado pelo advogado Delmo Cunha Siqueira, nos autos do Processo 2501760/RN, de Relatoria do Ministro Rogério Shietti Cruz. Essa foi a terceira derrota jurídica enfrentada pelo vice-prefeito de Espírito Santo.
Em 11 de junho, o STJ proferiu nova derrota a Toinho Venceslau rejeitando novos embargos de declaração. Em 5 de agosto, o ministro Og Fernandes do STJ em Brasília disse “não é cabível agravo em recurso extraordinário (previsto no art. 1.042 do CPC e adequado para impugnação das decisões de inadmissão), conforme previsão do o inciso 2º do art. 1.030 do CPC. No dia 15 de agosto novamente, o ministro Og Fernandes do STJ reforçou que: “No caso, é inviável o acolhimento da pretensão recursal”.

URGENTE: Em Campestre Nega de Neném Borges tem candidatura deferida e povão comemora


Campestre: Nega de Neném Borges tem candidatura deferida e povão comemora
Os grupos de whatsapp e as esquinas de São José do Campestre, não falam em outra coisa. o juiz da 15a Zona Eleitoral, Francisco Pereira Rocha Júnior deferiu a candidatura de Nega de Nenem Borges (PSDB).
Desde a pré-campanha que os adversários da viúva do saudoso ex-prefeito Neném Borges, martelavam e até apostavam que Nega não poderia ser candidata. Tanto o prefeito Eribaldo Pinquim (MDB) como o candidato Sânzio de Dr. Laercio (PL) tentaram impugnar a candidatura de Nega, mas não conseguiram. O Ministério Público Eleitoral também deu parecer favorável.
“Nesse ponto, tem razão o membro do Ministério Público Eleitoral ao dizer que “A Corte Superior Eleitoral considerou a questão prejudicada em virtude da remansosa jurisprudência, qual seja: o evento morte, especialmente quando ocorrida com significativa antecedência do processo eleitoral (dentro do prazo de desincompatibilização), põe termo à causa de inelegibilidade em pauta, citando os precedentes fixados no RE no 758.461 (STF) e nos AgR-REspEl no 0600403-51/PR e 177-20/MG (TSE)”, argumentou o juiz.

Na sessão plenária desta quarta-feira (4) na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, o deputado estadual Coronel Azevedo (PL) fez duras críticas à administração estadual


Na sessão plenária desta quarta-feira (4) na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, o deputado estadual Coronel Azevedo (PL) fez duras críticas à administração estadual, apontando os problemas que o estado enfrentava no passado foram amplificados durante o atual governo. O deputado baseou sua crítica em uma reportagem recente do jornal Tribuna do Norte, que, com informações do Sindsaúde, denunciou as precárias condições do maior hospital público do RN, onde corredores estão lotados de pacientes à espera de leitos e cirurgias, e até salas do centro cirúrgico têm sido ocupadas por usuários.
“Estamos vivendo uma situação caótica na saúde pública do estado. No mesmo dia em que o PT estava aqui na Assembleia Legislativa, entregando um título de cidadã honorária à ministra da Saúde pelos serviços prestados, os cidadãos do RN estavam sofrendo nos corredores do hospital, esperando por uma vaga para tratamento”, destacou Coronel Azevedo.
O parlamentar questionou a decisão de homenagear a ministra, criticando a falta de melhorias efetivas na saúde do estado sob sua gestão. “Entregar um título para uma ministra que em nada melhorou a saúde do RN é uma afronta àqueles que estão na fila esperando por uma vaga. Como podemos comemorar um título de cidadania enquanto nossos cidadãos sofrem sem assistência médica adequada?”, indagou.
Coronel Azevedo expressou sua frustração com o governo estadual e disse que nunca esperou tanto pelo fim de uma administração. “Eu nunca esperei tanto que um governo acabasse”, finalizou o deputado.

MP Eleitoral pede cassação de Eraldo Paiva por uso de bem público em sua campanha eleitoral


O Ministério Público Eleitoral (MPE) do Rio Grande do Norte protocolou uma representação que pode impactar significativamente a política em São Gonçalo do Amarante.
O órgão solicita à Justiça Eleitoral a cassação do prefeito Eraldo Daniel de Paiva, acusado de utilizar bens públicos para fins eleitorais, uma conduta expressamente vedada pela legislação.
O Vídeo na Escola: Prova Central
A acusação centra-se em um vídeo gravado dentro da Escola Municipal José Horácio de Góis, na zona rural de São Gonçalo do Amarante.
No vídeo, publicado no Instagram da vereadora Mirtes Lima Siqueira, crianças são vistas agradecendo ao prefeito Eraldo Paiva pela instalação de ar-condicionado nas salas de aula.
A gravação foi feita durante o horário letivo e exalta as realizações da gestão atual.
Para o MPE, essa gravação configura propaganda eleitoral antecipada e irregular, já que a lei eleitoral proíbe o uso de bens públicos para promover candidaturas.
O vídeo, segundo a promotoria, foi uma clara tentativa de influenciar o eleitorado de forma ilícita, utilizando recursos que deveriam estar a serviço da população, não de campanhas eleitorais.
Uso Indevido de Bem Público
A Lei nº 9.504/97, que regulamenta as eleições, proíbe a utilização de bens públicos para fins eleitorais.
No entendimento do MPE, o prefeito Eraldo Paiva, a vereadora Mirtes Siqueira e a diretora escolar Lugivania da Silva Gomes de Araújo infringiram essa norma ao permitir e realizar a filmagem na escola municipal.
O vídeo, que deveria ser uma simples prestação de contas das melhorias feitas na escola, transformou-se em uma peça de campanha eleitoral, com foco na reeleição dos envolvidos.
Pedido de Cassação: A Gravidade da Conduta
Diante dos fatos, o Ministério Público Eleitoral solicitou à Justiça a cassação do registro ou diploma de Eraldo Paiva, alegando que a conduta fere os princípios da igualdade entre candidatos.
A promotoria argumenta que ao usar a estrutura pública para se promover, o prefeito obteve uma vantagem indevida sobre os demais concorrentes, comprometendo a lisura do pleito.
Além da cassação, o MPE também pede a aplicação de outras sanções previstas na legislação eleitoral, como multas e a responsabilização dos envolvidos por improbidade administrativa.
A promotoria reforça que a simples prática da conduta vedada, independentemente do impacto direto no resultado das eleições, já é suficiente para justificar a aplicação das penalidades.
Desdobramentos Legais
O processo agora está nas mãos da Justiça Eleitoral, que avaliará as provas apresentadas e decidirá sobre a procedência das acusações.
Caso o pedido do MPE seja acolhido, Eraldo Paiva poderá ser afastado do cargo, o que abriria um novo capítulo na política de São Gonçalo do Amarante, com potencial impacto em outras candidaturas e na gestão municipal.
Defesa e Implicações
Até o momento, nem o prefeito Eraldo Paiva, nem os outros envolvidos se manifestaram publicamente sobre a representação.
Se condenado, além de enfrentar a cassação, Eraldo Paiva pode se tornar inelegível, o que representaria um golpe significativo em suas aspirações políticas.
A decisão judicial será acompanhada de perto, dado o impacto que pode ter na corrida eleitoral e na administração pública do município.
Fonte: Blog do Dina

Deolane Bezerra foi presa por lavagem de dinheiro


Segundo informações do g1, a empresária, advogada e influenciadora digital Deolane Bezerra foi presa em uma operação da Polícia Civil de Pernambuco contra uma organização criminosa voltada à prática de lavagem de dinheiro e jogos ilegais. A prisão aconteceu na manhã desta quarta-feira (4), no bairro de Boa Viagem, na Zona Sul do Recife.
A prisão foi confirmada à TV Globo pela Polícia Civil de Pernambuco. De acordo com a corporação, a empresária foi levada para o Departamento de Repressão aos Crimes Patrimoniais (Depatri), em Afogados, na Zona Oeste da cidade.
Operação contra Lavagem de Dinheiro e Jogos Ilegais
As investigações da operação “Integration” foram iniciadas em abril de 2023. Além da prisão da empresária, também foram expedidos outros 18 mandados de prisão e 24 mandados de busca e apreensão no Recife, Campina Grande (PB), Barueri (SP), Cascavel (PR), Curitiba e Goiânia.
A operação envolve a resolução de crimes complexos que têm como um dos objetivos principais a lavagem de dinheiro por meio de diversas atividades ilegais, inclusive jogos clandestinos. Deolane Bezerra, conhecida por seu trabalho como advogada e sua presença nas redes sociais, agora enfrenta sérias acusações.
Quais Foram as Medidas Tomadas pela Polícia?
Além das prisões, a Polícia Civil também decretou o sequestro de vários bens. Estes incluem:
Carros de luxo
Imóveis
Aeronaves
Embarcações
Ademais, houve o bloqueio de ativos financeiros no valor de mais de R$ 2,1 bilhões, entrega de passaporte, suspensão do porte de arma de fogo e cancelamento do registro de arma de fogo.
Como a Investigação Foi Conduzida?
As investigações contaram com a colaboração da Organização Internacional de Polícia Criminal (Interpol), e das polícias civis dos estados de São Paulo, Paraná, Paraíba e Goiás. O esforço conjunto dessas entidades permitiu a realização de uma operação abrangente e bem-sucedida.
Ao todo, 170 policiais estão envolvidos na operação. O trabalho conjunto dessas forças resultou na coordenação eficiente das ações, possibilitando a captura e a coleta de evidências contra a rede criminosa.

Empate técnico em Parnamirim com tendência de virada de Salatiel

Consult/TV Ponta Negra mostra empate técnico e tendência de virada na eleição de Parnamirim
A disputa nas eleições de Parnamirim segue acirrada. Nova pesquisa Consult/TV Ponta Negra confirma empate técnico entre os dois principais candidatos, com tendência de virada de Salatiel sobre Nilda.
Neste levantamento, Nilda tem 33,8%, Salatiel 31%. Marciano Júnior é citado por 5,4% e Eron por 1%.
A polarização segue na espontânea. Nilda aparece com 25,6%; Salatiel com 22,6%; Marciano Jr tem 1,8% e Taveira e Kátia 0,4 % cada; e Eron 0,2%. Não sabe 35,8%, nenhum 13,2%.
A pesquisa Consult/TV Ponta Negra foi realizada no dia 28 de agosto, ouviu 500 entrevistados, tem margem de erro de 4,38%, confiabilidade de 95% e foi registrada no TSE sob número RN-05521/2024.

5 milhões só para Carlos Eduardo Alves

Carlos Eduardo recebe 5 milhões de reais do fundo partidário para campanha
É dinheiro muito. O candidato Carlos Eduardo, que tem atirado falando dos recursos de campanha recebidos pelos adversários, parece não lembrar do ditado popular “macaco que senta no próprio rabo para falar mal do rabo dos outros”.
Basta uma rápida conferência no site oficial do TSE para Divulgação de Candidaturas e Contas Eleitorais https://divulgacandcontas.tse.jus.br/ para ver que o candidato recebeu 5 milhões de reais de repasse do fundo partidário.
O valor, é disparado, o maior repasse de fundo eleitoral entre os candidatos que concorrem à prefeitura de Natal. Como de costume, mais uma vez, Carlos Eduardo se desmente nas próprias palavras.

As redes antissociais mataram a verdade. Por Marcus Aragão.


Muito já se ouviu falar que estamos na era da pós-verdade. Mas o que isso significa? Trata-se de um tempo em que os fatos, a verdade, perderam importância. Ou seja, estamos vivendo na era da mentira. Presenciamos debates intermináveis nas redes sociais, onde qualquer fato pode ser desconstruído por meio de narrativas. Tanto a direita quanto a esquerda estão 100% convictas de que detêm a razão — o que, por si só, é impossível. Fake news e desinformação sempre existiram, mas com a ascensão das redes sociais, esse movimento sepultou a verdade.
Um artigo de opinião publicado no New York Times, intitulado “The Age of Post-Truth Politics” [A era da política da pós-verdade], argumentava que a própria democracia está em risco, pois os fatos “perderam a capacidade de gerar consensos”. O New Yorker analisou “Why Facts Don’t Change Your Mind” [Por que os fatos não fazem você mudar de ideia], e então veio a capa da revista Time, com uma única pergunta em letras vermelhas sobre um fundo preto, que parecia resumir o pânico moral do nosso crescente caos atual: “Is Truth Dead?” [A verdade está morta?].
Vamos entender como funciona a desconstrução da verdade. Quem iniciou uma campanha para implodir a verdade de forma profissional, estruturada e metódica foi a indústria do tabaco nos EUA, na metade do século passado. Diante de pesquisas científicas que acusavam o cigarro de provocar câncer e doenças no coração, eles arquitetaram uma brilhante e maquiavélica estratégia de relações públicas para manipular a opinião pública. O sucesso dessas táticas criou um modelo para outras indústrias, bem como para grupos políticos, que adotaram abordagens semelhantes para proteger seus interesses.
A base da manipulação residia na criação de dúvida científica. A estratégia central da indústria do tabaco foi semear incertezas sobre a conexão entre tabagismo e doenças. Utilizando uma técnica chamada de “fabricação de incerteza”, eles, em vez de refutar diretamente as descobertas científicas, buscavam criar a percepção de que a ciência não era conclusiva e que mais pesquisas eram necessárias — o objetivo era “manter a controvérsia viva”.
Patrocinaram campanhas de relações públicas e publicidade utilizando médicos e influenciadores que defendiam que o risco era exagerado; realizaram lobby político e legal para influenciar legisladores e evitar a implementação de regulamentações rigorosas; e passaram a desacreditar diretamente os cientistas que conduziam pesquisas antitabaco, sugerindo que suas conclusões eram motivadas por interesses pessoais ou falta de rigor científico.
Essa estratégia de relações públicas foi incrivelmente eficaz em retardar a regulação do tabaco e em manter o consumo elevado por décadas. Como resultado, milhões de vidas foram perdidas devido a doenças relacionadas ao cigarro, mesmo após as evidências dos perigos serem amplamente conhecidas.
Pronto. Já temos a base da desconstrução da verdade. Agora, com a utilização das ferramentas dos algoritmos, potencializamos sua disseminação e estimulamos a hiperpolarização. Quem ganha com isso? As redes sociais, pois o engajamento aumenta mais com o fortalecimento do extremismo das opiniões. A raiva e a indignação mobilizam muito mais. Mas como isso acontece?
Um bom exemplo são as “bolhas de filtro” e as “câmaras de eco” das redes sociais. O termo “bolhas de filtro” refere-se ao fenômeno em que os algoritmos das redes sociais e motores de busca personalizam o conteúdo exibido aos usuários com base em suas preferências e histórico de navegação. Isso cria uma “bolha” de informações em que os indivíduos são expostos apenas a opiniões, notícias e conteúdos que confirmam suas crenças e interesses pré-existentes, enquanto outras perspectivas são filtradas ou minimizadas.
Essa filtragem algorítmica reforça crenças e atitudes, isolando as pessoas em seus próprios mundos informativos e limitando o acesso a diferentes pontos de vista. Como resultado, as bolhas de filtro contribuem para a polarização social e para a disseminação de desinformação, já que os usuários têm menos probabilidade de encontrar informações que desafiem suas opiniões.
As “câmaras de eco” surgem quando as pessoas interagem principalmente com aquelas que compartilham visões semelhantes, seja por escolha pessoal ou devido aos algoritmos das plataformas online que promovem conteúdo similar ao que os usuários já demonstraram interesse. Isso cria um ciclo de autoafirmação, onde as opiniões de um grupo são amplificadas e divergências ou informações conflitantes são minimizadas ou ignoradas. Vamos analisar alguns dos efeitos mais preocupantes da ação dos algoritmos.
A desumanização do “outro”: Nas câmaras de eco, o “outro”, ou aqueles que pensam de maneira diferente, são frequentemente retratados de forma negativa ou até desumanizada. Esse processo facilita a disseminação do ódio e da intolerância, pois torna mais fácil justificar a discriminação, o preconceito e até a violência contra aqueles que são vistos como adversários.
A disseminação de desinformação e teorias da conspiração: As bolhas de filtro também facilitam a disseminação de desinformação e teorias da conspiração, que muitas vezes servem como combustível para o extremismo. Quando as pessoas têm acesso apenas a informações que reforçam suas crenças, mesmo que essas informações sejam falsas ou enganosas, elas são mais propensas a acreditar e agir com base nelas.
Recrutamento para grupos extremistas: Grupos extremistas utilizam as câmaras de eco para identificar e recrutar indivíduos que já demonstram predisposições para visões radicais.
O surgimento de grupos neonazistas, extremistas e outros movimentos radicais pode ser visto como uma consequência direta dessas dinâmicas nas redes sociais. Estudos e relatórios de organizações como o Center for Countering Digital Hate e a Anti-Defamation League confirmam que as redes sociais têm desempenhado um papel significativo na radicalização online, destacando a necessidade urgente de abordar essas questões para mitigar os efeitos nocivos das bolhas de filtro e câmaras de eco.
Enquanto grupos políticos, indústrias e as redes sociais lucrarem com esse modelo de negócio, não vejo perspectivas de uma melhoria a curto prazo. Enquanto isso, nos viciamos com a liberação de dopamina a cada curtida e comentário favorável ao nosso ponto de vista — nos prendendo numa imensa teia de (des)informação.
Entender como funciona a estrutura da manipulação pode ser o início do renascimento da verdade.

Paulinho Freire vista comitê de campanha de Godeiro Linhares: Uma Aliança pelo Futuro de Natal.

Paulinho Freire vista comitê de campanha de Godeiro Linhares: Uma Aliança pelo Futuro de Natal.
Com o cenário político de Natal em ebulição, o candidato a prefeito Paulinho Freire conheceu o comitê de Godeiro Linhares, candidato a vereador. Freire, cuja trajetória é marcada por um profundo compromisso com a cidade, afirmou com convicção: “Não tenho dúvida de que Godeiro será um excelente vereador para Natal!”
A declaração de Paulinho Freire é um indicativo poderoso de confiança na candidatura de Godeiro Linhares. Conhecido por sua visão inovadora e dedicação à causa pública, Godeiro se destaca como uma alternativa sólida para a câmara municipal, prometendo trazer mudanças significativas para a cidade.
Godeiro Linhares está preparado para enfrentar os desafios locais com propostas concretas e um plano de ação voltado para o bem-estar da população. Seu compromisso com a transparência e a eficiência é exatamente o que Natal precisa para continuar avançando.
Godeiro Linhares representa a oportunidade de revitalizar a política local e promover um desenvolvimento sustentável e inclusivo para Natal.
É um momento decisivo para a cidade, e a participação ativa da população será crucial para transformar essas promessas em realidade.
A construção de um futuro melhor para Natal começa com escolhas conscientes e engajamento coletivo. @godeirolinhares @tropadogodeiro

Janja a RAINHA DAS GAFES


Pequenos detalhes e escancaradas gafes mostram bem o despreparo e a ignorância de Janja.
Durante cerimônia de posse de novos juízes federais do TRF-3 (Tribunal Regional Federal da 3ª Região), Janja cometeu duas gafes ao discursar.
Na primeira, ela ao cumprimentar os colegas de mesa, disse que o ministro Herman Benjamin integrava o STF (Supremo Tribunal Federal).
Bizarro, mas ele é o presidente do STJ (Superior Tribunal de Justiça).
Não satisfeita, na sequência, ao se referir ao STJ disse “Supremo Tribunal de Justiça”.
Errou feio.
STJ é Superior Tribunal de Justiça.
Fonte: Jornal da Cidade Online

Ministros divergem de Moraes sobre bloqueio de dinheiro da STARLINK


A decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes de bloquear as contas da Starlink no Brasil abriu divergências na corte.
Ela foi tomada no mesmo dia em que ele determinou a suspensão do X (ex-Twitter) por desobedecer a determinação de indicar um representante no Brasil.
As duas empresas são do bilionário Elon Musk —e o magistrado considerou a existência de um “grupo econômico de fato” para alcançar as contas da Starlink.
A suspensão do X teve amplo apoio de ministros do Supremo. Mas a decisão de bloquear as contas da Starlink, que provê serviços de internet via satélite para cerca de 250 mil assinantes, foi recebida com apreensão.
Apesar de ter Elon Musk entre seus sócios, a Starlink é totalmente independente do X e não participa de suas decisões.
Não poderia, portanto, sofrer penalidades por causa de uma companhia que funciona de maneira autônoma a ela.
A medida poderia, inclusive, gerar insegurança jurídica.
A expectativa é a de que Moraes reveja a medida nas próximas horas.
Apesar de divergências, nesta sexta-feira (30) o ministro Cristiano Zanin rejeitou um pedido da Starlink para que as contas da empresa fossem liberadas.
O magistrado afirmou que o meio usado pela defesa para tentar reverter decisão de outro ministro não era válido. E disse que a determinação de Moraes “apresenta motivação específica para a adoção das medidas constritivas” e “encontra ressonância na jurisprudência desta Suprema Corte”.
Na quinta (29), a Starlink enviou uma carta aos clientes afirmando que manteria o serviço no Brasil de forma gratuita se fosse necessário.
O texto afirmava que “no início desta semana, recebemos uma ordem do ministro do Supremo Tribunal Federal Alexandre de Moraes que congela as finanças da Starlink, e impede a Starlink de realizar transações financeiras no Brasil. Esta ordem é baseada em uma determinação infundada de que a Starlink deve ser responsável pelas multas cobradas —inconstitucionalmente— contra a X, uma empresa que não é afiliada à Starlink. Foi emitido em segredo e sem conceder à Starlink nenhum dos devidos processos legais garantidos pela Constituição do Brasil”.
A carta seguia: “Embora este pedido ilegal possa afetar a nossa capacidade de receber o seu pagamento mensal, você não precisa tomar nenhuma medida neste momento. A Starlink está comprometida em defender seus direitos protegidos por sua Constituição e continuará prestando serviços a você gratuitamente, se necessário, enquanto abordamos esse assunto por meios legais”.

APOIO DEFINIDO DE GIRÃO E AZEVEDO, GODEIRO POSSIVELMENTE SERÁ O MAIS VOTADO NO PL

APOIO DEFINIDO DE GIRÃO E AZEVEDO, GODEIRO POSSIVELMENTE SERÁ O MAIS VOTADO NO PL
Com o apoio do General Girão, deputado federal, e do Coronel Azevedo, deputado estadual, Godeiro Linhares se consolida como o candidato favorito da direita no PL na capital do Rio Grande do Norte.
Godeiro foi chefe de gabinete dos dois parlamentares e teve uma atuação muito forte no desenvolvimento de Natal, atuando junto aos dois deputados. Foram mais de 50 milhões de reais destinados para Natal desde o início dos mandatos de Girão e Azevedo.
Com seis anos na assessoria parlamentar, ajudando não só no desenvolvimento do Rio Grande do Norte, mas principalmente na nossa capital Natal, Godeiro Linhares é Direita Raiz e, segundo os bastidores da política de Natal, será o mais votado no PL em Natal.
De família tradicional da política de Natal, com três representantes no legislativo, Antônio Godeiro, José Godeiro e Américo Godeiro, dos três, dois foram presidentes da Câmara e um chegou a ser prefeito de Natal. Em 2024, a família tem tudo para dar continuidade a um excelente trabalho que se iniciou em 1962.
Segue Instagram: @godeirolinhares

Elon Musk elogia Nikolas Ferreira antes da suspensão


Dono da rede social X, o empresário Elon Muskse manifestou sobre a articulação do deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG), que tenta paralisar o Congresso Nacional em uma ofensiva contra o ministro Alexandre de Moraes. Em uma postagem feita por Nikolas, Elon Musk interagiu com um comentário: “Você é um lutador pela liberdade” [You are a freedom fighter].
A mensagem de Musk foi publicada no X duas horas antes de a rede social deixar de funcionar no Brasil. Após Alexandre de Moraes suspender a plataforma e determinar multa de R$ 50 mil a quem acessá-la via VPN, Nikolas Ferreira falou em “radicalizar” contra o ministro e mobilizou grupos com deputados e senadores no WhatsApp.
A intenção do parlamentar mineiro é paralisar as atividades na Câmara e no Senado até que alguma medida legislativa seja tomada para limitar os poderes de Moraes. O bloqueio do X reforça o movimento da oposição pelo impeachment do magistrado do STF.
E também tem sido usado como combustível, por parlamentares de direita, para inflamar manifestantes no ato contra Moraes previsto para o próximo 7 de Setembro na Avenida Paulista.

Polícia encerra investigação da morte de Nahim e revela se houve crime

Empresário Gleison Luís Menegildo diz que conheceu a vítima em app de relacionamento e enterrou o corpo “por desespero”. Em depoimento, ele afirmou que a adolescente é a culpada pela própria morte e foi liberado pela Justiça após pagar fiança de R$ 15 mil. Mãe da jovem desabafa: “É muito fácil jogar a culpa e toda responsabilidade para a minha filha. Estão culpando a única pessoa que sabe o que aconteceu e não pode dizer” (íntegra na bio ou nos stories)

Natal terá 2 turno diz pesquisa SETA/BLOG DO BG


No cenário espontâneo para a Prefeitura, o ex-prefeito Carlos Eduardo lidera com 22,7%, contra 10,7% de Paulinho Freire, 4,8% de Natália e 0,7% de Rafael Motta. 59,4% ainda não sabem em quem votar e 1,4% votariam nulo. Com quase 60% dos eleitores sem candidato
definido, será a vez da Televisão mostrar sua força.

Começa amanhã os programas eleitorais em todo País, em Natal Paulinho Freire sai na frente com maior tempo de TV e um palanque forte. Nomes como senador Styvenson, Senador Rogério Marinho, os deputados General Girão e Coronel Azevedo estarão todos juntos com Paulinho Freire, ou seja tudo indica um segundo turno em Natal.

 
A pesquisa foi realizada em Natal de 24 a 26 de agosto, com 1800 entrevistados, sendo registrada no TSE com o número RN-05200/2024, com margem de erro de 2,4%, confiabilidade de 95%.

Carlos Kelsen e Bárbara Paloma são os candidatos de Aldo Medeiros para presidência da OAB


As eleições para seccional RN da Ordem dos Advogados do Brasil para o triênio 2025/2027 ocorrerão em novembro. Nesta quinta-feira (29), o presidente da OAB/RN, Aldo Medeiros, anunciou os advogados Carlos Kelsen e Bárbara Paloma como seus candidatos na sucessão para presidência da Ordem.
“Depois de muitas consultas, conversas e algumas pesquisas de opinião, escolhemos os nomes de Carlos Kelsen e Bárbara Paloma para encabeçar nossa chapa para o próximo triênio. São advogados militantes, unem juventude com experiência e assim engrandecerão nossa caminhada por uma advocacia independente e mais forte, com efetiva presença em todas as regiões do Estado”, declarou Aldo Medeiros
Os candidatos
Carlos Kelsen é advogado e professor, sócio Gestor do Lucio Teixeira dos Santos Advogados. Mestre em Administração e Especialista em Direito Civil e Empresarial e associado ao IBDFAM – Instituto Brasileiro de Direito de Família. Autor do Livro Planejamento Estratégico em Escritórios de Advocacia, publicado pela OAB Editora. Autor das colunas Visão Jurídica, no programa Cidade Notícias, da Rádio Cidade 94fm e da Insights Jurídicos, do Portal Juristec e integrante do projeto de educação jurídica @SeuRumo.
Sua companheira de chapa é a advogada mossoroense Bárbara Paloma. Advogada militante há mais de 17 anos na área empresarial, Bárbara Paloma é especialista em planejamento tributário, societário e sucessório. Sócia fundadora do escritório de advocacia Fernandes, Pinto, Sousa & Vasconcelos Advogados, foi a primeira presidente mulher da OAB subseção de Mossoró-RN, durante o triênio 2019/2021. Ocupou ainda os cargos de Secretária-Geral e Conselheira da mesma subseção. Conciliadora formada pela ESMARN; também é membro do Instituto dos Advogados Potiguares; conselheira fiscal suplente da Associação de Mulheres de Carreira Jurídica – ABMCJ; membro da Comissão Nacional de Responsabilidade Civil da Associação Brasileira de Advogados – ABA.

Vídeos do candidato GODEIRO LINHARES viralizam em Natal

O candidato a vereador pelo PP
@godeirolinhares vem chamando atenção em Natal. Com uma campanha leve e divertida vem atraindo jovens e até pessoas desinteressadas por política. Os vídeos do candidato são sempre voltados ao tema BBB, com uma proposta de transformar Natal em uma cidade 100% monitorada e reduzindo fortemente os números de criminalidade. @tropadogodeiro

General Girão e Paulinho Freire Apontam para a Revelação das Eleições em Natal: Godeiro Linhares Desponta Como Forte Candidato

General Girão e Paulinho Freire Apontam para a Revelação das Eleições em Natal: Godeiro Linhares Desponta Como Forte Candidato

A corrida eleitoral para vereador em Natal está cada vez mais intensa, e alguns nomes começam a se destacar como favoritos para conquistar uma cadeira na Câmara Municipal em 2024. Entre eles, Godeiro Linhares, do Partido Liberal (PL), tem se consolidado como uma das grandes promessas da campanha. Durante a inauguração do comitê, duas figuras influentes da política local, General Girão e Paulinho Freire, deixaram clara sua confiança em Godeiro, ao posarem ao seu lado e apontarem para ele como a revelação das próximas eleições.

O apoio de líderes políticos tão expressivos reforça a trajetória de Godeiro Linhares, que possui um sólido currículo, tanto na esfera pública quanto na privada. Godeiro é formado em Direito, com especialização em Administração e Gestão Pública, o que lhe confere uma compreensão aprofundada das complexidades da administração municipal. Além disso, sua experiência como gestor de projetos em segurança pública lhe dá uma vantagem significativa na formulação de políticas efetivas para melhorar a segurança em Natal, uma das principais demandas da população.

O Partido Liberal, por sua vez, está otimista quanto ao resultado das eleições e acredita que poderá eleger pelo menos três vereadores. Dentro desse cenário, Godeiro Linhares se destaca como um dos nomes mais competentes e cotados, não apenas por seu currículo robusto, mas também pelo forte apoio que tem recebido das lideranças do partido e pela estratégia de voto de legenda.

Com uma campanha focada em propostas concretas para a melhoria da qualidade de vida dos natalenses e um histórico que demonstra preparo e comprometimento, Godeiro Linhares está se posicionando como um dos candidatos mais qualificados para representar o povo de Natal. Sua combinação de experiência, competência e apoio político o coloca em uma posição privilegiada para ser uma das vozes ativas na Câmara Municipal, defendendo os interesses da população com conhecimento e determinação.

Com enorme apoio popular a candidatura de Baía avança, mostrando que ele não veio para brincar!

Com enorme apoio popular a candidatura de Baía avança, mostrando que ele não veio para brincar!
Basta que se observem as pesquisas realizadas nos últimos meses, onde o candidato Juninho de Kerginaldo está em “queda livre” nas intenções de voto, enquanto o candidato Baía apresenta um progresso significativo, contínuo e resistente.
A pesquisa do Instituto SETA constata um avanço expressivo comparado a última pesquisa, realizada no início do mês, na qual Baía aparece com 33,8% e Juninho de Kerginaldo com 34,0%, no cenário espontâneo.

Os dados apontam que o povo de Senador Elói de Souza está se conscientizando e despertando, em busca de uma a realidade distante daquele passado de humilhações.
Dessa forma, com a queda constante das intenções de voto do candidato Juninho de Kerginaldo, o futuro se desenha de maneira muito favorável a Baía, indicando que ele será o próximo prefeito de Senador Elói de Souza.
A pesquisa citada está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), sob o número RN-00618/2024, realizada no dia 16 de agosto, na qual foram ouvidos 400 munícipes.
Ressaltando que, o nível de confiabilidade da mesma é de 95% e a margem de erro é de 4%.

Carlos Eduardo prioriza Luciano Nascimento e abandona aliados e candidatos

CARLOS EDUARDO PRIORIZA LUCIANO E ABANDONA CANDIDATOS ALIADOS
O vereador Luciano Nascimento, do PSD, mostrou que manda mesmo na campanha de Carlos Eduardo Alves. Ao longo da pré-campanha e dos primeiros dias de campanha, a estrutura política de Carlos Eduardo Alves está toda aplicada na campanha de Luciano Nascimento.
Os outros candidatos se sentem abandonados, sem acesso a nada, nem ao próprio Carlos Eduardo.
Além de uma campanha tensa, o PSD vive um clima de prioridade total ao vereador Luciano.

GABINETE DO ESGOTO EM PARNAMIRIM: Justiça vai castigando Rede de Fake News formada por apoiadores de Nilda e Katia Pires

Em Parnamirim, existe uma indústria de atacar, criar notícias falsas e achincalhar honra alheia. Esse “GABINETE DO ÓDIO” são de blogueiros e sujeitos inclusive com histórico de agressões à mulher e prisão que passam o dia orquestrando quem vão fazer o mal.

O pior que todos estão servindo as candidaturas de Nilda e Katia Pires que tem ligações estreitas com essas pessoas.

Esse comunicador tá de posse de 11 prints de grupos de WhatsApp, até morte de pessoas desejam.

Vejam o release que a campanha de SALATIEL acabou de soltar, vai de encontro do que estamos falando acima:

A Justiça já condenou, com multa e retirada de conteúdos falsos e contendo propaganda negativa contra o candidato Salatiel, pelo menos três apoiadores da candidata Nilda nos últimos dias.

Fernando Fernandes, ex-vereador, foi condenado pelo TRE ao pagamento de uma multa de R$ 5 mil. O Mala e a Trombeta foram os alvos das decisões mais recentes, desta semana.

O Mala recebeu multa de R$ 5 mil reais por desinformação, fake news e montagem de conteúdo falso.

A Trombeta vem fazendo de forma reiterada publicações com conteúdo inverídico, com a Justiça atestando “manifesta ilegalidade nas postagens citadas, caracterizando-se como propaganda eleitoral negativa”. A atuação se dá mediante uso de redes sociais e sítios eletrônicos, que levam à sociedade “informação sabidamente inverídica e descontextualizada”, destaca a Justiça, ao determinar a retirada dos conteúdos do ar sob pena de multa diária de mil reais.

As decisões judiciais a favor do candidato Salatiel mostram o nível sujo da estratégia de adversários apoiadores da candidata Nilda, que insistem em fazer campanha baseada em Fake News. A Justiça, no entanto, está agindo para coibir as mentiras e manter as campanhas dentro da legalidade.

Após cobrança de deputados, Governo diz que vai chamar concursados da Polícia Civil até o dia 23 deste mês

Após cobrança de deputados, Governo diz que vai chamar concursados da Polícia Civil até o dia 23 deste mês
Um grupo de deputados da Assembleia Legislativa, entre eles o deputado Coronel Azevedo, vem trabalhando para que o Governo chame os concursados da Polícia Civil que foram aprovados, mas nunca incorporados ao serviço público.
Com mais policiais nas delegacias, menos chance de impunidade.
Nesta quarta-feira, 21, em reunião da Comissão de Administração, Serviços Públicos, Trabalho e Segurança Pública (CASPTSP) da Assembleia Legislativa, as cobranças dos parlamentares parece ter surtido efeito.
O secretário de Segurança do Estado, Coronel Araújo, disse que a convocação dos concursados será oficializada até a próxima sexta-feira (23), com detalhes a serem discutidos em reunião ainda nesta tarde com a governadora Fátima Bezerra.

DEU MERDA EM MAXARANGUAPE : Ex-Servidor Denuncia Ao MP Esquema de ‘Rachadinha’ em Maxaranguape E Implica Prefeita, Marido, Deputado e Ex-Secretária


Homem entregou contracheques e comprovantes de depósitos para atestar sua denúncia de esquema de rachadinha em Maxaranguape; envolvidos não se manifestam
O que Aconteceu
A Denúncia de ‘Rachadinha’Aumentos Para A Suposta RachadinhaO primeiro Aumento
O segundo Aumento:
O retorno ao valor original passada a eleição
A Implicação da Prefeita E A Investigação
Um esquema de desvio de recursos públicos na Prefeitura de Maxaranguape está em apuração no Ministério Público do Rio Grande do Norte após um funcionário da administração entregar à 2ª Promotoria de Justiça de Extremoz o relato e as evidências de que seu salário foi aumentado e devolvido em depósitos para uma empresa.

O funcionário envolveu três nomes: o deputado estadual Luiz Eduardo, então prefeito de Maxaranguape quando os fatos teriam acontecido, em 2022. O marido da atual prefeita da cidade, Edmilson Oliveira e a então secretária de Finanças do município, mencionada apenas como Priscila. Os depósitos foram feitos em empresa apontada por ela, segundo a peça.
Blog do Dina procurou o deputado Luiz Eduardo para se manifestar. Até a reportagem ir ao ar, no entanto, ele não havia retornado o contato feito por mensagem. A empresa implicada na denúncia foi procurada. Em contato inicial, alguém se apresentou como sendo marido de Priscila. O Blog forneceu os elementos da denúncia e pediu uma manifestação. Ele informou que não estava a par do assunto e que voltaria a fazer contato. A prefeita Maria Erenir e seu marido, Edmilson Oliveira, não foram localizados. 
O espaço segue aberto para manifestação.
A Denúncia de ‘Rachadinha’
A história descrita na peça da 2ª Promotoria de Justiça de Extremoz conta que o servidor foi procurado por Luiz Eduardo e recebido proposta de aumento salarial, desde que retornasse R$ 1.500,00 para a campanha eleitoral daquele ano.
A peça descreve ainda que o marido da atual prefeita abordou o servidor e confirmou as tratativas apontadas por Luiz Eduardo, conforme este trecho do documento:
Trecho de denúncia de rachadinha que tramita em investigação no MP
Com o nome do denunciante, o Blog do Dina vasculhou o portal da transparência da Prefeitura de Maxaranguape e constatou que até março de 2022, ele recebia R$ 1.712,00 brutos. Mas houve evolução súbita.
Aumentos Para A Suposta Rachadinha
Em abril, ele recebia R$ 2.282,67.
Suposta 'rachadinha' foi denunciada por ex-servidor em Maxaranguape.
No mês seguinte, maio, o servidor já recebia o dobro do salário original:
Suposta 'rachadinha' foi denunciada por ex-servidor em Maxaranguape.
Em dezembro de 2022, passada a eleição de onde Luiz Eduardo saiu vitorioso para deputado estadual, o salário do servidor voltou ao patamar de origem:
image 5
A Implicação da Prefeita E A Investigação
Blog do Dina descobriu que a prefeita foi implicada no caso quando a promotora que atua no feito declinou a investigação por prerrogativa de foro, quando despachou o seguinte antes de enviar o caso para a Procuradoria-Geral de Justiça:

image 7
A reportagem contatou a Procuradoria Geral de Justiça na sexta-feira (16) para saber o stutus da apuração. A assessoria jurídica da PGJ pediu que o contato fosse feito na segunda, quando não respondeu mais as solicitações do blog.
Nesta terça, em novo pedido à PGJ, a assessoria jurídica solicitou que a demanda do blog fosse formalizada em requerimento, o que foi feito no início da tarde. Até a publicação desta reportagem, a PGJ não retornara informando qual o status da investigação.

Pesquisa Agora Sei / 94FM: Giann Oliveira é o nome mais lembrado do PL em voto para vereador

Pesquisa Agora Sei / 94FM: Giann Oliveira é o nome mais lembrado do PL em voto para vereador
A pesquisa Agora Sei / 94FM confirma: Giann Oliveira, o nome forte do PL, que aparece em primeiro lugar nas intenções de voto pelo Partido Liberal para a Câmara Municipal de Natal.
Consolidando sua campanha para vereador, com um projeto sólido, Giann cresce na preferência dos natalenses, como principal força do PL.
Giann conhece bem a cidade e tem propostas importantes para o turismo, o comercio e para a população mais carente que sofre com a falta por exemplo de um direito básico, a alimentação.
Com a experiência da gastronomia e do empreendedorismo Giann (22.222), traz projetos para melhorar a geração de emprego e renda.

Que Papelão: Carlos Eduardo divulga anulação de sentença Fake


Que papelão. O ex-prefeito Carlos Eduardo soltou um release para imprensa na tarde desta segunda-feira, publicado no BLOGDOBG que a sentença de condenação dele no superfaturamento do MACHADAO teria sido anulada.
Veja o que diz o blog de Dinarte Assunção:
O ex-prefeito de Natal, Carlos Eduardo Alves, divulgou um release afirmando que o Tribunal de Contas da União (TCU) teria anulado sua condenação no processo relacionado às obras de reforma do Estádio Machadão. Segundo o release, a nova determinação do TCU teria “anulado a condenação anterior”, livrando-o de qualquer responsabilidade.
O Blog do Dina chegou a divulgar o release, mas ao checar o fato e constatar que era uma distorção, retirou a matéria do ar.
No release, Carlos Eduardo declarou:
“A nova determinação anula a condenação anterior de Carlos Eduardo. Agora, estou completamente livre de qualquer condenação relacionada a esse processo.”
 
No entanto, a decisão oficial do TCU, assinada pelo ministro Vital do Rêgo, mostra que o Tribunal apenas suspendeu temporariamente os efeitos da decisão anterior enquanto o recurso de reconsideração apresentado por Carlos Eduardo está sendo analisado. O despacho do TCU afirma:
“Conheço do recurso de reconsideração interposto por Carlos Eduardo Nunes Alves […] suspendendo-se os efeitos dos itens 9.1, 9.2, 9.3, 9.4 e 9.5 do Acórdão 1.363/2024-TCU-Plenário, em relação ao recorrente.”
A suspensão dos efeitos da condenação não implica em anulação ou exoneração definitiva, mas sim em uma medida cautelar durante a análise do recurso. Além disso, o despacho do TCU estende a suspensão aos demais responsáveis condenados juntamente com Carlos Eduardo.
 
Outro ponto mencionado no release é a alegação de que o Ministério Público teria sugerido o arquivamento do caso devido à prescrição. Contudo, essa informação não consta no despacho do TCU.
Dessa forma, o que o TCU determinou foi uma suspensão temporária dos efeitos da condenação anterior, e não a anulação da mesma, conforme foi sugerido no release divulgado pelo ex-prefeito. A análise do recurso ainda está em andamento.
Fonte: Blog do Dina
Rolar para cima