Morreu nesta sexta-feira (13/1) a empresária Tereza Cristina Van Brussel Barroso, mulher do ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal. Luís Roberto Barroso com sua mulher, Tereza Cristina Van Brussel Barroso Reprodução/STF Tereza estava internada no Hospital Sírio-Libanês de Brasília, onde fazia tratamento contra um câncer. Ela deixa os filhos Luna Van Brussel Barroso e Bernardo Van Brussel Barroso. A assessoria de imprensa do STF divulgou uma nota sobre a morte: “Tereza Barroso faleceu nesta sexta-feira (13/1), aos 57 anos, em razão de complicações decorrentes de um câncer primário na cabeça do fêmur. Discreta, mas queridíssima, conservou o bom humor até o último momento de lucidez. A família — Luís Roberto, Luna e Bernardo — está serena e confortada. Tereza viveu uma vida boa e feliz. Informações sobre velório e enterro não serão divulgadas para preservar a família”.
Em pleno domingo (4), um dia antes do pagamento, o ministro Luis Roberto Barroso suspendeu a lei que criou o piso salarial da enfermagem.
A decisão é um verdadeiro balde de água fria sobre a categoria. A lei havia sido lei aprovada pelo Congresso e sancionada pelo presidente Jair Bolsonaro. A decisão, que é individual, será levada para análise dos demais ministros do Supremo no plenário virtual. Barroso é relator uma ação apresentada pela Confederação Nacional de Saúde, Hospitais e Estabelecimentos de Serviços (CNSaúde), que defende que o piso é insustentável. O piso seria pago pela primeira vez nesta segunda (5) e foi fixado em R$ 4.750, para os setores público e privado. O valor ainda serve de referência para o cálculo do mínimo salarial de técnicos de enfermagem (70%), auxiliares de enfermagem (50%) e parteiras (50%).
Hoje Barroso foi interrompido e vaiado em palestra, terminou saindo pela porta dos fundos do CIC (Centro Integrado de Cultura) em Florianópolis SC. Tá ficando feio para os ministros do STF.
Durante um dos discursos do ministro Barroso em OXFORD uma mulher o enfrentou o acusando de mentir, totalmente desconfortável o ministro tentou argumentar e mais uma vez foi desmentido. Barroso sem ter o que fazer terminou acusando a mulher de falta de civilidade. Assistam:
Em resposta às fala irresponsáveis do ministro Luiz Roberto Barroso do STF, o ministério da defesa emitiu nota duríssima nesse domingo onde disse “repudia qualquer ilação ou insinuação, sem provas” de que as Forças Armadas “teriam recebido suposta orientação para efetuar ações contrárias aos princípios da democracia” .
. “Afirmar que as Forças Armadas foram orientadas a atacar o sistema eleitoral, ainda mais sem a apresentação de qualquer prova ou evidência de quem orientou ou como isso aconteceu, é irresponsável e constitui-se em ofensa grave a essas Instituições Nacionais Permanentes do Estado Brasileiro. Além disso, afeta a ética, a harmonia e o respeito entre as instituições”, diz trecho da nota, assinada pelo ministro da Defesa, o general Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira.Nota do Ministério da defesa Em uma live durante seminário em uma universidade alemã Barroso disse sem provas mais cedo que vê as Forças Armadas sendo orientadas para atacar o processo eleitoral . . . Barroso também atacou o presidente Bolsonaro falando que a eleição dele elevou o nível de autoritarismo, e citou que uma exercício militar que acontece todo ano, inclusive no governo PT, era uma clara ameaça à democracia.