Cuidados com a lentes de contato
Cuidados com a lente de contato
A médica oftalmologista Caroline Lima, do CBV – Hospital de Olhos, alerta sobre os riscos de dormir com os corretivos visuais. Ela explica que a lente de contato fica localizada literalmente sobre a córnea, diminuindo a oxigenação do globo ocular. Ou seja, ficar com lentes de contato por muito tempo sem aplicar lubrificante faz com que a respiração da córnea fique prejudicada e haja maior ressecamento da superfície ocular.
“Se eu comparo a córnea com um curativo, quando eu tiro a lente, se ela estiver lá por muito tempo, a córnea pode acabar sendo machucada pela lente de contato. De uma maneira mais leve, pode resultar em ceratite, que é uma inflamação na camada mais superficial do globo ocular. Se essa ceratite evolui, ela pode se tornar uma úlcera de córnea, que é mais grave e pode levar a uma infecção bacteriana e deixar cicatrizes, como a baixa visão. Em casos extremos, pode haver até mesmo perfuração ocular”, ressalta a médica.
A oftalmologista do CBV indica realizar a lubrificação constante das lentes com colírio lacrimal e ter cuidados de higiene corretos com elas e o estojo onde são armazenadas.
Quando a lente se perde para dentro da pálpebra (para trás do olho), a médica recomenda ir a uma emergência oftalmológica o quanto antes — só especialistas podem procurar os objetos com manobras ou corantes específicos para retirá-los sem danificar a córnea. Caso a lente fique, ela será considerada um corpo estranho e irá induzir coceiras, irritações e machucados no olho.