Estudantes manda A governadora pá casa ducarai


A Força Aérea Brasileira realizou nesta sexta-feira, 29, às 13h19, o lançamento do foguete VS-30 a partir do Centro de Lançamento da Barreira do Inferno, em Parnamirim, no Rio Grande do Norte. Esta foi a primeira etapa da Operação Potiguar, destinada ao treinamento da equipe da base e à validação de equipamentos e processos. Assista abaixo:

O foguete transportou mais de mil cartas escritas por alunos de escolas públicas como carga simbólica. A missão, que teve duração total de cerca de cinco minutos, incluiu um voo suborbital com trajetória parabólica. Durante o percurso, o VS-30 alcançou o espaço, permanecendo lá por 2 minutos e 50 segundos antes de retornar à Terra e cair no Oceano Atlântico.
Desenvolvido a partir dos anos 1980, o VS-30 é um foguete inteiramente nacional, com aproximadamente oito metros de comprimento e pesando 1,5 tonelada na decolagem. Ele pode transportar cargas de até 330 kg e realiza voos que proporcionam até cinco minutos em ambiente de microgravidade.
A reativação das operações na Barreira do Inferno ocorre em paralelo ao avanço da Base de Alcântara, que já alcançou 85% de sua capacidade de lançamentos planejada para o próximo ano.
A segunda etapa da Operação Potiguar está programada para 2025, quando o VS-30 será lançado com a Plataforma Suborbital de Microgravidade (PSM) como carga útil. Esse módulo, equipado com sistemas de transmissão de dados e resgate no mar, garante a proteção e a recuperação dos experimentos realizados durante o voo.
Foguete leva cartas de estudantes para o espaço, só Deus sabe o que os alunos escreveram
Rolar para cima