Kleber Mendonça quer “mais respeito” de premiações com filmes estrangeiros

Diretor de “O Agente Secreto” comentou sobre entrega de prêmio do Critics Choice Awards

16/01/26 às 22:19 | Atualizado 16/01/26 às 22:19

Kleber Mendonça Filho recebeu prêmio de Melhor Filme Estrangeiro por “O Agente Secreto” no tapete vermelho do Critics Choice Awards  • Reprodução

O diretor Kleber Mendonça Filho, 57, se abriu sobre a polêmica entrega do prêmio de Melhor Filme de Língua Não-Inglesa no Critics Choice Awards 2026. Na ocasião, “O Agente Secreto” foi agraciado com o prêmio, mas a revelação e entrega da categoria aconteceu durante o tapete vermelho de forma improvisada, surpreendendo o cineasta.

Em uma entrevista à BBC Brasil, ele avaliou a forma com que a premiação entregou a estatueta como um “grande erro”. “Acho que tudo aquilo não teve um resultado muito positivo para o Critics Choice Association.Acho que foi um grande erro“, repercutiu o diretor brasileiro.

Kleber relacionou a forma como filmes e categorias estrangeiras são tratadas em premiações norte-americanas com o momento político vivido pelo país. “Num momento político pelo qual os Estados Unidos passam hoje, onde existe uma energia tão negativa em relação ao elemento externo, ao estrangeiro, ao imigrante, você fazer uma premiação internacional como o Critics, ter todos os diretores e diretoras internacionais presentes na entrega do prêmio e e ele ser entregue do lado de fora, como uma coisa super frívola e superficial, quase como uma brincadeira. Eu acho que não pegou bem, de forma alguma.”

Rolar para cima