Comissão de Saúde da Câmara visita Maternidade Leide Morais

Nesta segunda-feira (29), a Comissão de Saúde, Previdência e de Assistência Social da Câmara Municipal de Natal deu prosseguimento às visitas fiscalizatórias aos equipamentos de saúde da capital potiguar. O colegiado vistoriou dessa vez as novas instalações da Maternidade Leide Morais, no bairro Potengi, zona Norte, para verificar o andamento dos trabalhos, identificar problemas e providenciar soluções. Estiveram presentes no encontro, os vereadores Preto Aquino (PSD), presidente da Comissão, Luciano Nascimento (PTB) e Peixoto (PTB).
De acordo com o vereador Preto Aquino, o maior desafio a ser enfrentado pela gestão da unidade são os problemas estruturais que comprometem a equipe e o espaço físico. “Encontramos aqui deficiências de vários tipos, porém, a questão das infiltrações é a mais grave. São raras as salas que não apresentam infiltração. Os profissionais são competentes e esforçados, mas precisam de uma estrutura melhor para trabalhar. A Prefeitura precisa fazer uma reforma para que a maternidade se torne uma referência”, pontuou o parlamentar, ressaltando que encaminhará relatório da visita para a Secretaria Municipal de Saúde.
“Chamo a atenção para a existência de salas fechadas por causa das infiltrações. “Outro problema é a ausência de obstetras nos finais de semana devido a uma carência de profissionais no mercado. Precisamos resolver esta situação para que as gestantes não precisem mais serem transferidas para o Hospital Santa Catarina ou o Hospital Maternidade Dr. Araken Irerê Pinto. Felizmente, a nova administração da Leide Morais está tomando pé da situação e buscando soluções para os problemas”, disse o vereador Luciano Nascimento.
Em seguida, o vereador Peixoto observou o mofo que toma conta da maternidade. “Para que as infiltrações sejam resolvidas é preciso acontecer uma reestruturação do prédio. Não é fácil conviver com mofo todos os dias. Dito isso, vamos discutir a situação com o Poder Público a fim de garantir dias melhores para usuários e profissionais desta unidade de saúde”.
Graco Dorneles Cunha, diretor da Maternidade Leide Morais, falou que existe o compromisso da Prefeitura para realizar uma reforma no equipamento e o reforço na equipe. “A Secretaria de Saúde já sinalizou com recursos para melhorias, além de um novo contrato de manutenção predial nas próximas semanas. Então, a gente espera contar com essa ajuda para oferecer um atendimento de qualidade para a população e condições de trabalho aos profissionais”, concluiu.
Texto: Junior Martins
Fotos: Elpídio Júnior

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima