INSS está pagando até 25% extra, veja se você tem direito

Benefícios do INSS podem receber extra mensal de 25%: confira os requisitos para solicitar
Uma modalidade específica do INSS dá ao beneficiário o direito de conseguir um acréscimo de 25% no pagamento. Veja qual é!

Muitos não sabem, mas segurados que se enquadrem em uma regra específica podem ter acesso a um pagamento extra do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), dependendo da modalidade pela qual são aposentados. No caso, é necessário comprovar essa condição para ter acesso ao valor adicional.
Quer saber qual modalidade concede o pagamento e quem tem direito de receber? Então continue acompanhando a matéria abaixo para não perder nenhuma informação importante!
Se você é segurado do INSS e recebe através desta modalidade, veja se tem direito de conseguir um adicional importante no pagamento!Se você é segurado do INSS e recebe através desta modalidade, veja se tem direito de conseguir um adicional importante no pagamento! / Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br
Entenda o que é a aposentadoria por invalidez
A princípio, a modalidade de aposentadoria que dá direito ao adicional do INSS é a aposentadoria por invalidez (atualmente conhecida como benefício por incapacidade permanente). Basicamente, ela abrange trabalhadores que não podem retornar as suas atividades laborais devido a algum problema de saúde específico, como doenças ou acidente de trabalho.
Apesar disso, não são todas as doenças que concedem a modalidade. Para isso, o segurado deve comprovar, através de uma perícia média, que não tem previsão de melhora e que, portanto, não pode retornar aos seus serviços. Além disso, ele também não pode ser realocado para outra função. Em suma, o trabalhador recebe o aval da modalidade ao estar totalmente incapaz de realizar qualquer atividade remunerada para o resto da vida.
Além disso, é necessário que o segurado ainda cumpra com outras exigências, como ter contribuído por um período mínimo de 12 meses com a Previdência Social, ter qualidade de segurado ou, pelo menos, estar no período de graça. Outra opção que exclui a necessidade de contribuição é possuir doenças graves prescritas pelo Ministério da Saúde.

Como posso receber o adicional do INSS?
Ademais, apenas ter direito de receber a aposentadoria por invalidez não é a regra que garante que o beneficiário vai conseguir ter acesso ao adicional de 25%. Isso porque ele é restrito a uma pequena parcela dos segurados da modalidade: aqueles que precisam do auxílio de terceiros para realizarem tarefas corriqueiras, como se alimentar ou se higienizar.
No caso, o adicional serve para que esses segurados tenham um dinheiro extra para arcar com os custos de cuidadores ou enfermeiros, que os ajudarão a realizar as tarefas diariamente. Para ter acesso ao extra, é necessário comprovar que necessita do valor através de outra perícia médica realizada por médicos do instituto. As doenças ou condições que normalmente garantem esse adicional são as seguintes:
Possuir um braço e uma perna amputados, mesmo que possua próteses;
O mesmo vale para casos de amputação dos dois pés e uma das mãos;
Ter os membros superiores ou inferiores com paralisia;
Ao perder membros inferiores e não possuir a possibilidade de colocar próteses;
Estar em uma condição que exija repouso constantemente;
Ao apresentar problemas mentais que sejam graves a ponto de prejudicar sua interação com a sociedade.
Para ter certeza de conseguir o adicional, nesses casos, o indicado é que o segurado conte com a ajuda de especialistas na área, como advogados previdenciários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima