(Vídeo):Polícia fecha ONG que distribuía KIT para cheirar cocaína em Olinda

Polícia Civil fechou ONG que fazia apologia ao uso de drogas no carnaval de Olind

O espaço Casa da Redução de Danos montado para o Carnaval de Olinda, foi organizado pela Escola Livre de Redução de Danos (ELRD), ONG, instituição da sociedade civil, foi fechado na segunda-feira (20).
Segundo os organizadores do local, a ação da Secretaria de Defesa Social, executada pela Polícia Civil, foi motivada por uma denúncia online sobre apologia ao uso de drogas.
Nesta terça-feira (21), a Casa da Redução de Danos funcionou normalmente.
De acordo com a organização do espaço, agentes da Guarda Municipal de Olinda também teriam ido no local no sábado (18), dois dias antes do local ser fechado pela Polícia Civil.
“Nas duas abordagens, não foram encontradas substâncias ilícitas ou a promoção e incentivo ao uso dessas substâncias”, afirma.
Na segunda abordagem, a coordenadora Ingrid Farias teria sido conduzida à delegacia.
Ingrid Farias
Ação do governo Lula
O Conselho Nacional de Direitos Humanos emitiu uma recomendação na segunda-feira (20) ao Governo do estado de Pernambuco que assegure o funcionamento da Casa de Redução de Danos em Olinda.
Segundo o órgão, vinculado ao Ministério dos Direitos Humanos, a recomendação ao Governo do Estado, à Secretaria de Defesa Social e à Polícia Civil, é de que haja a continuidade da ação e formação “em respeito à política de redução de danos estabelecida pelo Ministério da Saúde.
Casa de Redução de Danos
Montado pela primeira vez no Carnaval de Olinda 2023, o espaço se propunha a oferecer um ponto de apoio aos foliões com oferecimento de água e distribuição de kits de RD (preservativo, protetor solar, sedas e outros itens).
Além de materiais informativos sobre os riscos e efeitos no uso de álcool e outras substâncias – inclusive de forma combinada – e estratégias preventivas de redução de danos no Carnaval de Olinda.
A grande questão são esses ‘outros itens’ e ‘outras substâncias’, estratégia dessas organizações, que foi exposto em vídeo de divulgação da ONG e que chocou as pessoas que são contrárias à apologia ao uso de drogas, gerando diversas manifestações nas redes sociais.
veja vídeo:

Conheça a ONG
A Escola Livre de Redução de Danos, iniciativa coletiva da sociedade civil que visa minimizar danos sociais e à saúde através da promoção do bem-estar social e de políticas de redução da vulnerabilidade e violência, oferecerá um espaço gratuito de estímulo à prevenção e ao cuidado com o consumo de álcool e outras drogas durante o carnaval de Olinda.
A casa onde será realizada a ação “Fique Suave no Carnaval” está localizada na rua Treze de Maio, nº 99, no bairro do Carmo, na cidade de Olinda – PE.
Casa de Redução de Danos
O espaço contará com um ambiente de descanso e acolhimento para os foliões, equipados com banheiros e mangueira para banho, e também com a distribuição gratuita de água e kits de redução de danos com preservativos, protetor solar, sedas e outros itens, além da venda de lanches.
Serão disponibilizados, ainda, materiais informativos sobre os riscos e efeitos do consumo excessivo de álcool e outras substâncias e estratégias preventivas de redução de danos. “A redução de danos e riscos envolve toda aquela medida que, de forma individual ou coletiva, a gente pode empreender para diminuir os danos decorrentes do uso do álcool ou outra substância psicoativa, tanto do ponto de vista social quanto da saúde do indivíduo”, explicou a psicóloga Priscilla Gadelha, uma das coordenadoras da Escola Livre de Redução de Danos.
O espaço de acolhimento funcionará entre os dias 18 a 21 de fevereiro e vai receber um número limitado de pessoas, de acordo com a capacidade da casa.
A cada dia haverá uma distribuição de pulseiras com cores diferentes e o ambiente será de uso rotativo. Apenas pessoas maiores de 18 anos poderão ter acesso a casa. O trabalho de prevenção e cuidado desenvolvido pela Escola de Redução de Danos contará com uma equipe de 40 pessoas que estarão dispostas tanto na casa quanto nas ruas de Olinda distribuindo kits de redução de danos nos principais pontos do Centro Histórico da cidade.
“A redução de danos é uma estratégia que beneficia a todas e todos que estão brincando a festa, porque estimula a prevenção e previne situações de exposição ou risco. Queremos uma festa segura com informações acessíveis e confiáveis para as pessoas”, destacou a coordenadora da ação Fique Suave no Carnaval, Ingrid Farias. Esta é a segunda vez que a Escola Livre de Redução de Danos promove a ação, a primeira aconteceu em 2020.

Cartão e canudo para cheirar suave , diz ONG

Ong distribuía kit para consumo de droga em Olinda

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima