Live de Janja vira vexame nacional com audiência quase zero

O programa apresentado pela primeira-dama, Janja Lula da Silva, por meio de uma live no canal da TV Brasil no YouTube, no dia 7 de março, custou R$ 17.780,29 aos cofres públicos para uma audiência praticamente desprezível. Os gastos incluem locação, o cenário, a maquiagem dos participantes, entre outros.
Intitulado Papo de Respeito, o programa idealizado por Janja gerou polêmica, sobretudo entre a oposição, por suposto uso de estrutura pública para autopromoção.

Rubinho Nunes (União Brasil), vereador em São Paulo, chegou a comparar Lula e Janja a Nicolás Maduro e Cilia Flores. A primeira-dama venezuelana ganhou um programa do marido em um canal estatal.
O valor de quase R$ 18 bilhões consta no relatório da EBC (Empresa Brasil de Comunicação) referente a março, que será encaminhado à Secom até o 15º dia útil de abril.
A quitação ficará a cargo pasta ligada à Presidência da República, por meio de um contrato mantido com a empresa pública para a promoção de conteúdos institucionais do governo federal.
A transmissão do programa não movimentou apenas parlamentares de oposição. Uma ala da EBC se constrangeu com o episódio, alegando defender a independência da instituição em relação ao governo.
Há pelo menos três processos movidos por políticos da oposição questionando o Papo de Respeito na Justiça. Um deles pelo deputado federal Kim Kataguiri (União Brasil-SP) que disse que a socióloga criou a “TV Janja”. Não adianta fazer uma live ou um programa de TV se não tem audiência, todo gasto pra isso é torrar dinheiro público.

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