
Construído em 1987 por uma empresa finlandesa, o MIR teve supervisão científica e técnica do Instituto Chirchov de Oceanologia da Academia Russa de Ciências, localizada em Kaliningrado. O submarino foi construído para exploração dos oceanos, pesquisas científicas e operações de resgate em grande profundidade.
A primeira viagem da embarcação aconteceu naquele ano, para explorar justamente os escombros do Titanic. Diferentemente do Titan, o MIR 1 e o MIR 2, hoje descomissionados, eram compostos de três veículos autônomos e cada um tinha capacidade de levar três pessoas.
Operados remotamente, podiam descer até 6 mil metros de profundidade, com sistemas de iluminação, braços robóticos e câmeras de alta definição. Já sua cabine, era uma esfera de 5 cm de espessura feita de uma mistura de níquel e aço, com diâmetro interno de 2,1 metros. No total, o submarino media 7,8 metros e pesava 18,6 toneladas.
De acordo com a revista Quem, os embarcados do MIR 1 utilizavam rádio VHF para se comunicar com a superfície. Enquanto isso, o MIR 2 tinha duas unidades de sonar de imagem com alcance de 250 metros, para visualizar objetos próximos e ter sua distância medida. O recurso também permitia que se medisse a distância até o fundo do mar com precisão.
Submarino Titan, que desapareceu no domingo (18). Foto: DivulgaçãoA tecnologia utilizada pelos antigos submarinos voltou a repercutir depois que o submersível Titan desapareceu no Oceano Atlântico. Especialistas se questionaram em relação à segurança da embarcação, que era operada por um joystick parecido a um controle de videogame e que custaria cerca de R$ 830.
A OceanGate, empresa de turismo marítimo responsável pela expedição, também optou por não “classificar” a embarcação, prática que visa garantir que um produto atenda aos padrões técnicos minimamente aceitos.
Na tarde desta quinta-feira (22), a Guarda Costeira dos Estados Unidos informou que encontrou destroços do submarino Titan e a empresa anunciou que os cinco tripulantes morreram. A embarcação perdeu o contato com a base cerca de 1 hora e 45 minutos após iniciar a descida rumo aos escombros do Titanic.
