Após aumento de rejeição Lula desiste de avião com cama para revirar uszói

Medo de desgaste faz governo rever compra de novo avião para Lula
Oficiais da FAB incumbidos de buscar opções no mercado já tinham apresentado a solução: uma aeronave de luxo usada por sheiks do mundo árabe
Rodrigo Rangel30/09/2023 02:00
A preocupação com a repercussão negativa da compra de um novo avião para transportar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva fez o governo suspender, ao menos por ora, a operação.
A aquisição de uma nova aeronave presidencial havia sido ordenada pelo próprio Lula, que queria um avião maior que o atual, um Airbus 319, e que fosse mais confortável e tivesse autonomia suficiente para fazer longas viagens internacionais sem necessidade de escala.
Embora oficialmente o Palácio do Planalto estivesse negando haver qualquer decisão sobre o novo avião, nos bastidores, sob reserva, os movimentos para efetivar a compra estavam bem adiantados. Oficiais da Força Aérea Brasileira haviam sido incumbidos de buscar opções no mercado e, como a coluna informou, chegaram a encontrar e apresentar à cúpula do governo um jato intercontinental que consideraram a solução ideal.
A aeronave, usada mas em excelente estado e já com configuração luxuosa para transporte VIP, voava transportando bilionários do mundo árabe e fora colocada à venda recentemente. A transação custaria aos cofres públicos algumas dezenas de milhões de dólares.
O vazamento da informação e a leitura política de que a compra seria um prato cheio para a oposição e poderia repercutir mal na opinião fizeram o governo recuar. Não significa, porém, que o plano tenha sido engavetado para sempre. Quem acompanha o assunto de perto acredita que, mais adiante, a operação poderá ser retomada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima