Concorrente do AliExpress, da Shopee e da Shein, o marketplace chinês Temu chegou ao Brasil nessa quinta-feira (6). Com descontos de até 90% em alguns produtos, a empresa fará entregas em todo no território nacional e já aceita, inclusive, Pix como método de pagamento.
Enquanto os concorrentes da plataforma surfaram por anos na falta de tributação de produtos importados, a Temu chega ao Brasil no momento em que o Senado aprovou um imposto federal 20% para itens importados com preço abaixo de US$50. Contudo, conforme executivos da empresa, essa tributação já era esperada e não prejudicou a entrada do marketplace chinês no país.
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Com o lema “Team Up, Price Down” (Equipe para cima, preços para baixo, em tradução literal), a Temu está no mercado desde 2015 e tem como fundador Colin Huang, ex-executivo do Google China. Nessa estreia, a plataforma trouxe uma série de medidas para atrair os consumidores brasileiros, como ofertas relâmpago de R$1,90, além de crédito de R$ 10 em caso de atrasos na entrega dos produtos.
Outra política da plataforma é o estorno do dinheiro caso as informações de rastreio da mercadoria não sejam atualizadas em 30 dias. A plataforma, inclusive, dispensa o consumidor de retornar o produto caso ele acabe sendo entregue após o estorno do dinheiro ou após o cliente solicitar o reenvio da mercadoria.
Como o público alvo da plataforma nos países que já possuem acesso ao Temu é jovem – que costuma priorizar empresas ambientalmente responsáveis, a empresa chega ao Brasil com políticas voltadas para a sustentabilidade. Parceira do projeto ‘Trees For The Future’, a cada compra na plataforma, os usuários são convidados a doar uma quantia para a ONG que planta árvores em regiões da África Sub-saariana.