Governo Lula Deixa Vacinas Vencerem e Incinera 10,9 Milhões De Doses Em 2024


Em 2024, o Ministério da Saúde incinerou 10,9 milhões de vacinas com prazo de validade vencido, sendo a maior parte imunizantes contra a Covid-19. Além delas, foram descartadas doses de vacinas contra febre amarela, tétano, gripe e outras doenças.


Esse desperdício pode ser ainda maior, pois há no estoque do ministério outras 12 milhões de doses vencidas, das quais 9 milhões são da Janssen contra a Covid-19. Essas vacinas também estão previstas para incineração.

Os dados, obtidos pelo site Metrópoles via Lei de Acesso à Informação (LAI), foram enviados pelo ministério em 25 de outubro. A pasta explicou que campanhas de desinformação têm afetado a adesão da população aos imunizantes, mas garantiu que não há falta de vacinas no país.
Entre as doses já incineradas, 6,4 milhões eram de vacinas contra a Covid-19, doença que já causou a morte de mais de 5,1 mil pessoas no Brasil em 2024, segundo dados oficiais. Em seguida, aparece a DTP, vacina infantil que protege contra difteria, tétano e coqueluche, com 3,1 milhões de doses descartadas, e a vacina contra febre amarela, com 663,2 mil doses incineradas.

Rolar para cima