Trump e Putin dividem território e centrais energéticas ucranianas

Presidente dos EUA discute esta terça-feira com o líder russo proposta de cessar-fogo de 30 dias. Concessões territoriais e divisão de ativos ucranianos na agenda.

Realinhando o mundo

Donald Trump vai falar esta terça-feira ao telefone com Vladimir Putin para “tentar acabar com a guerra na Ucrânia”. Na agenda de conversa, segundo o Presidente norte-americano, estarão possíveis concessões territoriais e a partilha de alguns ativos ucranianos, incluindo centrais energéticas.

“Foi feito muito trabalho no fim de semana. Queremos ver se conseguimos pôr fim a esta guerra. Talvez consigamos fazê-lo, talvez não, mas acho que temos uma excelente oportunidade”, disse Trump aos jornalistas a bordo do avião presidencial Air Force One na viagem de regresso a Washington, após passar o fim de semana na Florida. “Vamos falar de território e vamos falar de centrais energéticas. Penso que muitas coisas já foram discutidas por ambos os lados, a Ucrânia e a Rússia. Estamos a falar sobre isso, sobre a divisão de alguns ativos”, acrescentou Trump, dando a entender que as negociações de bastidores se encontram numa fase avançada.