
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou em uma rede social nesta segunda-feira (7) que a defesa da democracia no Brasil é um assunto que “compete aos brasileiros” e que o país não aceita “interferência ou tutela de quem quer que seja”.
A declaração ocorreu após o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, publicar uma mensagem em defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), afirmando que ele é alvo de perseguição.
Sem citar diretamente Trump, Lula disse que o Brasil é soberano, possui instituições sólidas e independentes, e que “ninguém está acima da lei”.
“A defesa da democracia no Brasil é um tema que compete aos brasileiros. Somos um país soberano. Não aceitamos interferência ou tutela de quem quer que seja. Possuímos instituições sólidas e independentes. Ninguém está acima da lei. Sobretudo, os que atentam contra a liberdade e o estado de direito”, publicou Lula.
Durante entrevista na 17ª Cúpula do Brics, no Rio de Janeiro, Lula foi questionado sobre a postagem que Trump em defesa Bolsonaro (leia mais abaixo).
Ao responder, o presidente brasileiro não quis se aprofundar no tema, mas afirmou que o Brasil tem leis e regras que precisam ser respeitadas.
