Afinal de contas, que bixigaé OTAN?

  • Categoria do post:Mundo
  • Comentários do post:0 Comentário
Usada pelo presidente da Rússia, Vladimir Putin, como justificativa para invadir a Ucrânia, a Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) é uma aliança militar liderada principalmente pelos Estados Unidos que foi criada em 1949 com o objetivo de unir os países ocidentais contra eventuais agressões da União Soviética. Ou seja, uma pais que entra na OTAN já é meio caminho andando para uma treta com a Rússia. Quem são os membros?
Inicialmente, a aliança foi firmada por 12 nações, incluindo Estados Unidos, Reino Unido, Bélgica, Canadá, Dinamarca, França, Islândia, Itália, Luxemburgo, Holanda, Noruega e Portugal.

Quando a União Soviética acabou, em 1991, imaginou-se que a Otan tinha perdido sentido, já que não havia mais um bloco militar inimigo a ser dissuadido de atacar um dos membros da aliança. No entanto, a Otan continuou se ampliando, absorvendo países da Europa que pertenciam à antiga esfera soviética. Desde então, 18 outros países se juntaram à organização. A Macedônia do Norte, nos Bálcãs, é o membro mais recente, ingressando em 2020.

Deixe um comentário