Câmara obedece ordem do TSE e cassa Deltan Dalagonll

Câmara confirma perda de mandato de Deltan Dallagnol
Corte eleitoral cassou, por unanimidade, o registro da candidatura
Deltan Dallagnol, do Podemos, teve mandato cassado© Tomaz Silva/Agência BrasilDeltan Dallagnol, do Podemos, teve mandato cassado
A Câmara dos Deputados declarou nesta terça-feira, 6,a perda de mandato do deputado Deltan Dallagnol, decidida pelo Tribunal Superior Eleitoral. A cassação teve origem em ação movida pelo Partido da Mobilização Nacional (PMN) e pela Federação Brasil da Esperança (PT-PCdoB e PV).
A ação argumenta que Dallagnol pediu exoneração do cargo de procurador da República enquanto estavam pendentes sindicâncias para apurar reclamações sobre sua conduta na Operação Lava Jato. Essas apurações poderiam levar a um ou mais processos administrativos disciplinares (PADs), que o tornariam inelegível, se fosse condenado.
À Mesa coube apenas fazer a declaração oficial da perda de mandato, atendendo a decisão do TSE. Agora, segundo regimento interno da Câmara, a Mesa Diretora terá até 48 horas para convocar o suplente de Deltan.
Na semana passada, o Tribunal Regional Eleitoral do Paraná decidiu que a vaga deve ser ocupada por Itamar Paim (PL), um pastor de Paranaguá, que teve 47 mil votos. O próximo passo será o parlamentar entregar suas credenciais, assim como esvaziar o seu gabinete.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima