A governadora do RN deixou sem aula 2,5 mil alunos

De acordo com a Secretaria de Estado da Educação, da Cultura, do Esporte e do Lazer (SEEC/RN), o Sistema Integrado de Gestão da Educação (SIGEduc) indica uma redução de mais de 2,5 mil alunos em relação a 2019, antes da pandemia de covid-19.
Naquele ano, a rede registrou 216.206 matrículas, ante 213.676 (-2.530 alunos) em 2022. Contudo, vários fatores podem contribuir para a queda e os dados finais sobre o número de estudantes matriculados só serão consolidados no final do ano pelo Censo Escolar.
Segundo a pasta, questões demográficas (distância entre o local onde aluno mora de uma escola estadual) e o aumento de matrículas em outras redes de ensino interferem nos números. Além disso, conforme explicou a Secretaria, “dentro do princípio constitucional, a SEEC tem dialogado com os municípios sobre a transferência de estudantes do ensino fundamental, etapa que compete às redes municipais de ensino”. A pasta destaca que o quantitativo deste ano é variável, “um retrato do número de estudantes em 16 de maio de 2022 e que pode sofrer alterações”.
Para a SEEC, durante o ano letivo, existe um fluxo de entrada e saída de estudantes, algo comum “em uma rede com muitos públicos distintos”. Em 2021, segundo a pasta o Estado registrou 215.733 matrículas; em 2020, foram 213.288. Os dados, informa a Secretaria, são uma demonstração de que a rede já espera por esses fluxos de matrículas.
Tribuna do Nort

Jovem é batizada na represa onde o noivo morreu!

A Represa de Itupararanga, em Votorantim (SP), poderia ter simbolizado um trauma incurável para Larissa Campos, de 26 anos. Afinal, esse foi o local onde ela viu seu noivo, o empresário João Guilherme Fadini, morrer afogado. No último dia 1° de maio, no entanto, aquelas águas viraram um local de renascimento para a jovem, que retornou ao lugar para se batizar.

Larissa ao lado do noivo, João Guilherme Foto: Arquivo Pessoal
Em agosto de 2020, quando João Guilherme morreu afogado na represa, ele tinha acabado de pedir Larissa em casamento. Na ocasião, os dois chegaram inclusive a fazer fotos juntos antes do momento trágico acontecer. Ao retornar ao local após quase dois anos para ser batizada, a jovem classificou o momento como “um divisor de águas” em sua relação com Deus.batismo foi um verdadeiro divisor de águas em [minha] relação com Deus. Nas mesmas águas que eu perdi a vida interior, foi onde, através do batismo, desejei renascer. Foi exatamente esse o sentimento – relatou a jovem ao portal G1.

Larissa Campos se batizou no mesmo lugar onde o noivo morreu Foto: Arquivo Pessoal
A transição entre o momento trágico e a aceitação de retornar ao local para se batizar, porém, não foi fácil. De acordo com Larissa, por diversas vezes ela chegou a ligar para seu pastor avisando que não conseguiria voltar a visitar a represa. A jovem diz que não imaginava que pudesse ter forças para encarar o retorno, mas entendeu que aquela dor servia a “um propósito maior”.
– Eu nunca planejei voltar para aquela margem, nunca ousei pensar que conseguiria pisar naquele lugar novamente. Sinceramente, eu não imaginava que teria forças suficiente para isso, mas eu sempre soube que essa dor tinha um propósito maior – contou.
Jovem Larissa Campos sendo abraçada pelo pastor Foto: Arquivo Pessoal
Atualmente, a jovem está escrevendo um livro sobre sua história e pretende lançá-lo em breve. De acordo com ela, o objetivo é mostrar que é possível encontrar recomeços mesmo em meio ao momento de sofrimento, como aquele pelo qual passou.
– Quando o Gui morreu, ele me deu a mais profunda e viva história para que eu pudesse narrar. Ele realizou meus sonhos mesmo quando já não estava mais aqui. Quero que minhas dores levem conforto para outras pessoas, que cada lágrima regue um jardim de esperança por onde eu passar – completou.

Barraqueiro multa quem comprar de Ambulante

Seja local ou turista, faça chuva ou sol, a exploração de ambulantes na praia de Ponta Negra é imoral e amoral. Como não bastasse a recente alta no preço dos alimentos, combustíveis e medicamentos, o lazer no principal cartão postal de Natal supera até mesmo a inflação, acredite, meu caro leitor.
Após denúncias de banhistas e clientes de ‘barracas’, a reportagem do Blog do FM foi conferir. Logo no calçadão da orla, fomos convidados por um sorridente ambulante do ‘Ponto do Gil’ a colocar os pés na areia, se acomodar em uma das várias cadeiras bem distribuídas em mesas sob generosos sombreiros.
Com cardápio em mãos, o garoto antecipou: “Moço, a mesa custa 20 reais por permanência, mas se o consumo no cardápio superar esse valor, a taxa não será cobrada”. De pronto, aceitamos o convite.
De início, pedimos uma lata de Coca-Cola e um côco verde. Fomos direto ao cardápio. Nenhum prato custava menos que 70 reais. Os petiscos mais ‘baratos’, a exemplo da batata ou macaxeira frita, chegavam a 30 reais. O caldo, pasmem, 20 reais – valor acima do cobrado em padarias bem conceituadas na zona Sul da capital. Além disso, o ponto cobra 10% de Taxa de Serviço.
Mas, o detalhe que mais chamou a atenção foi uma observação no rodapé do famigerado cardápio: “AVISO – Se houver consumo com ambulantes de produtos que temos no cardápio, acrescentamos uma taxa de 20 reais”. Ou seja, o cliente não pode, simplesmente, comprar alimentos ou bebidas de vendedores móveis, sob pena de multa. Um aburdo! Via Blog FM

Bebê cai após o parto e tem traumatismo craniano!

Uma bebê recém-nascida precisou passar por cirurgia às pressas no Hospital João XVIII depois de sofrer traumatismo craniano ao nascer. A mãe, Josiane Marques Pereira, estava para dar à luz na Maternidade Sofia Feldman, em Belo Horizonte, e se sentiu mal na sala de recepção.No mesmo instante, a criança veio ao mundo e bateu forte a cabeça no chão.
Segundo Josiane, houve demora excessiva para que ela fosse atendida por um médico, sem que houvesse tempo de evitar o incidente.

“Eu via gente entrando e saindo, outros pacientes, e nada de me chamar. As contrações foram aumentando e fui ficando sem paciência, indo para lá e para cá. Perguntei o porquê da demora e falaram para mim que era para sentar que eu seria a próxima. Sentei e a bolsa estourou”, contou a mãe.

“Entre o estouro da bolsa e ela nascer, foi um minuto. E aí bateu no chão”, acrescenta.

A cirurgia sofrida pela recém-nascida durou cerca de três horas. O relatório do Hospital João XVIII mostrou que, além do traumatismo craniano, a criança teve um quadro de hemorragia. Ela teve alta na quarta-feira (11/5) e passa bem.

Josiane registrou boletim de ocorrência na polícia denunciando maus-tratos da direção do hospital. O caso será investigado.

“Tentamos criar forças e voltar com o lado psicológico normal. Queira ou não, ela agora precisa de cuidado. Eu preciso estar bem para isso. Mas é uma cena que não vou esquecer nunca”, avisa a mãe.

O Estado de Minas procurou a Maternidade Sofia Feldman para explicar o incidente, mas não houve resposta até a publicação desta reportagem. Ela será atualizada quando houver um retorno

PedalaLULA é um fiasco!

Em um ato de apoio à pré-candidatura de Lula, foi organizado um pedal na Av. Paulista na manhã deste domingo (15).
Simplesmente não foi ninguém, só alguns militantes em um número muito inferior a qualquer evento promovido pelos apoiadores do presidente Bolsonaro. A essa altura o núcleo da campanha deve está reunida para ver qual motivo do fiasco.


O ex-presidiário Lula vendo o fracasso também não deu as caras. Vídeos que circulam nas redes sociais mostram a concentração na Av. Paulista. Um militante chega a dizer no vídeo: “Tá cheia a Praça do Ciclista”.

Agência de checagem é condenada por FAKE NEWS

A Aos Fatos foi condenada a pagar R$ 10 mil ao Jornal Cidade On-line por publicar notícias falsas contra o veículo de mídia. A agência de checagem acusou o site de integrar uma suposta “rede articulada de desinformação” em parceria com a viúva do coronel Carlos Alberto Brilhante Ustra.



Segundo a Aos Fatos, o site Verdade Sufocada (mantido pela esposa de Ustra) utilizaria um código do serviço Google Ad-Sense usado pelo Jornal Cidade On-line para monetização, o que comprovaria o vínculo com a “rede de fake news”.




O advogado do Jornal Cidade On-line, Emerson Grigollette, solicitou ao Google que a acusação fosse averiguada. A big tech informou em relatório: “Não encontramos nenhum registro de que a URL ‘http://averdadesufocada.com’ faça ou tenha feito parte do Programa do Google AdSense.”




Ao proferir a sentença, o juiz Diego Diel Barth, do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul, argumentou que o posicionamento do Google sobre o caso “fez cair por terra” a acusação da Aos Fatos. O magistrado decidiu ainda que a agência de checagem tem de tirar do ar as matérias acusando o jornal.



“Portanto, comprovada a conduta do agente, o dano e o nexo entre um e outro (publicação de notícia falsa), nos termos do artigo 186 do Código Civil, a consequência é a responsabilização civil, conforme o artigo 927 do mesmo diploma legal”, sustentou o magistrado, na decisão publicada na sexta-feira 13.




Agência de checagem Aos Fatos é condenada a indenizar Oeste
O juiz Marcelo Augusto Oliveira, da 41ª Vara Cível do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP), condenou a agência de checagem Aos Fatos a pagar uma indenização no valor de R$ 50 mil à Revista Oeste por danos morais depois de ter classificado duas reportagens como fake news.
Uma das reportagens censuradas pela Aos Fatos tratava do desmatamento na Amazônia, em julho de 2020, e informava que o número de focos de incêndio na região era menor que na Argentina naquele momento. Oeste usou imagens da Nasa para fazer a comparação.




A outra matéria, de março de 2021, mostrou que a cidade mineira de São Lourenço não tinha nenhum paciente internado na UTI ou registro de morte por covid-19 naquele momento.
Fonte: Revista OESTE

Senadores do PT foram beneficiados pelo tal orçamento secreto

Ofícios enviados pelo Senado Federal e Congresso Nacional ao STF (Supremo Tribunal Federal) na noite de ontem mostraram que três senadores do PT (Partido dos Trabalhadores) estão entre os parlamentares que destinaram repasses de emendas do “orçamentos secreto”, um tipo de emenda parlamentar que viabiliza o envio de recursos públicos a redutos eleitorais.
Os senadores da sigla são que aparecem no relatório são Fabiano Contarato (ES), Humberto Costa (PE) e Rogério Carvalho (SE). A medida é criticada frequentemente pelo partido e demais siglas de oposição ao governo de Jair Bolsonaro (PL).
De acordo com o site Metrópoles, Contarato solicitou o repasse de R$ 19 milhões para a Secretaria de Estado da Saúde do Espírito Santo e R$ 1 milhão para o Hucam (Hospital Universitário Cassiano Antonio Moraes), da Ufes (Universidade Federal do estado), em Vitória. Contarato deixou a Rede e se filiou ao PT em dezembro de 2021 após ser convidado pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Em nota enviada ao UOL, Contarato afirma que o recurso de R$ 19 milhões “foi destinado integralmente à Saúde no Espírito Santo durante o período de calamidade pública da pandemia, via Fundo Estadual de Saúde do governo do Estado, para socorrer a população capixaba por meio de ações de combate à emergência sanitária da Covid-19. No momento em que o recurso foi oferecido para ajudar a Saúde do Estado do Espírito Santo, eu não tinha conhecimento de que se tratava de ‘emenda de relator’”.
Ainda segundo o senador, “não chegou a ser empenhada a indicação de R$ 1 milhão destinada à assistência hospitalar e ambulatorial” do Hucam, pois o hospital “não preencheu a tempo a proposta”.
Humberto Costa e Rogério Carvalho
Com indicações em duas situações, o senador Humberto Costa declarou ter solicitado o repasse de R$ 15 milhões, sendo liberados R$ 3,413 milhões em recursos, segundo ele, para demandas relacionadas à saúde em 14 cidades de Pernambuco. O outro pedido do parlamentar teria sido a indicação do repasse de R$ 12 milhões para a aquisição de máquinas agrícolas, porém ele apontou que o valor não teve liberação para o repasse.
Costa declarou que na época dos pedidos ainda não tinha conhecimento das problemáticas em torno do “orçamento secreto”, vindas a público após a reportagem do jornal O Estado de S.Paulo.
“Até aquela ocasião, não havia conhecimento da maior parte dos congressistas sobre essa inusitada característica, a dizer mais, a oposição e quem não detinha cargos no atual governo e não compunha a Comissão Mista de Planos Orçamentos Públicos e Fiscalização-CMO, tampouco teria quaisquer possibilidade de ter ciência dessa ‘inovação orçamentária’, como é o caso desse parlamentar”, alegou Costa.
Já Rogério Carvalho também citou no documento a sua indicação para duas emendas de relator, no entanto, não informou quais seriam os valores dos repasses solicitados.

Homem salta de parapente e fica preso em fio de alta tensão no RN

Um homem ficou preso em uma fiação de alta tensão nesta quinta-feira (12) após realizar um voo de parapente na zona rural de São José do Seridó, no interior do Rio Grande do Norte.

Por ser um local de difícil acesso e muito alto, a corporação pediu auxílio da aeronáutica e um helicóptero da Força Aérea Brasileira (FAB) foi enviado de Recife.

O homem foi resgatado por volta das 14h, quase oito horas após iniciar o voo de parapente. Ele estava consciente, estável, mas reclamava de muita sede e fome.
O Corpo de Bombeiros estima que ele estivesse a uma altura de 100 metros.
Os socorristas precisaram se pendurar em uma corda, conectada ao helicóptero, mas tiveram dificuldades para chegar até o parapentista.


De acordo com o Corpo de Bombeiros de Caicó, o homem começou o voo no início da manhã, por volta das 6h. Ele teria enfrentado uma ventania, que o tirou da rota inicial e o arremessou contra a fiação.
O parapente, então, teve as cordas enroladas nos fios e o homem ficou pendurado.


O Corpo de Bombeiros foi acionado, encontrou o homem, mas não conseguiu chegar até ele devido à altura. Por isso, solicitou um apoio aéreo.
A rede elétrica do trecho foi desligada.


Após o resgate, o parapentista foi colocado em solo e socorrido em uma viatura do Corpo de Bombeiros que seguiu com destino ao município de Caicó. Ele foi levado para um hospital da cidade para atendimento, mas estava consciente e estável.
G1 RN

Bolsonaro reuni multidão em SP em feira de agronegócio

presidente Jair Bolsonaro (PL) viaja nesta quinta-feira (12) à cidade de Pariquera-Açu (SP) para visitar uma feira de bananicultura e agronegócio.


O evento, que tem o nome de Feibanana, é promovido pela Associação dos Bananicultores do Vale do Ribeira (Abavar) e reúne produtores rurais para discutir práticas de cultivo e manejo agrícolas.
VEJA TAMBÉM

De acordo com os organizadores, são esperados aproximadamente 3.000 participantes nos três dias de evento que contará também com palestras voltadas aos produtores de banana.


Não é a primeira vez que Bolsonaro vai a Pariquera-Açu em um compromisso oficial. Em 2020, ele lançou o projeto de uma ponte no município.

BOMBA- Polícia Federal atrás de carlos Eduardo Alves

A prestação de contas que o PDT apresentou à Justiça em 2018 ganhou desdobramentos pelas suspeitas de desvios de recursos partidários em dois casos.
No primeiro, o presidente estadual do PDT, Carlos Eduardo Alves, e a esposa dele, a ex-primeira-dama de Natal, Andrea Ramalho, podem se complicar por causa de um aluguel.


O caso gira em torno da da sede do PDT no Rio Grande do Norte. O partido presidido por Carlos Eduardo funciona em imóvel locado a Andrea Ramalho. O aluguel do imóvel, que fica localizado na Rua Capitão Abdon Nunes, 832, no bairro do Tirol, saltou de R$ 1.000 para R$ 2.500 cinco meses após o contrato inicial, em 2016, chamando a atenção do Ministério Público Eleitoral e da Justiça Eleitoral.
Recursos partidários atendem à rígida legislação do setor.


O Ministério Público Eleitoral desconfiou que as informações prestadas pelo PDT para justificar o aluguel e aumento do valor não são confiáveis.
“Não se questiona a regularidade do lastro documental, que atesta a realização da despesa em questão, mas antes, a ausência de confiabilidade da informação, diante da alteração expressiva do valor do aluguel e da relação de parentesco entre o dirigente e a locadora do imóvel”, observou o MP ao pedir desaprovação das contas do PDT.
A Justiça não só acolheu como também chamou atenção para esse fato.


“Causa estranheza o fato de a proprietária do imóvel ser a esposa do presidente do partido e que o contrato inicialmente firmado em 06 de janeiro de 2016 tenha sofrido um reajuste considerável em menos de 5 (cinco) meses de vigência”, observou o relator do caso no Tribunal Regional Eleitoral, juiz Ricardo Tinoco, ao votar pela desaprovação das contas do PDT.



Polícia Federal
Por se tratar de matéria de prestação de contas, o Ministério Público Eleitoral não se propõe a investigar eventual irregularidades, cabendo notificar alguém para que o faça.
Além da questão da aluguel, também está na mira dos investigadores o que se consideram desvio da finalidade dos recursos partidários em outra uso do dinheiro: a lei estabele que deveria haver verba destinada à promoção da mulher na política, o que não se verificou no caso do PDT.
Foi esse apanhado de coisas que levou o Ministério Público do RN a notificar a Polícia Federal, que instaurou investigação e decretou sigilo sobre o caso.
Rolar para cima