Grande Natal tem 6 praias cheia de bosta na agua

O litoral da Grande Natal tem seis pontos impróprios para banho, de acordo com o Boletim da Balneabilidade das praias do Rio Grande do Norte, emitido nesta sexta-feira (07).
Os pontos impróprios na capital potiguar são:
Ponta Negra (Free Willy), Via Costeira (Barreira d’Água), Areia Preta (Praça da Jangada) e Redinha (Rio Potengi). Além deles, há um ponto na foz do Rio Pirangi, em Nísia Floresta; e outro no Rio Pium (Balneário Pium), em Parnamirim.
Foram coletadas e classificadas 33 amostras de água em pontos distribuídos na faixa costeira dos municípios de Extremoz, Natal, Parnamirim e Nísia Floresta, a fim de informar aos banhistas as condições das praias monitoradas.
A base dos dados analisa a quantidade de coliformes termotolerantes encontrados nas águas. A classificação tem por base as normas estabelecidas na Resolução nº 274/2000 do Conselho Nacional do Meio Ambiente – CONAMA.
O estudo é uma parceria entre o Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Idema), o Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) e a Fundação de Apoio à Educação e ao Desenvolvimento Tecnológico do RN (FUNCERN), e faz parte do Programa Água Azul.
As informações completas do boletim estão disponíveis em: idema.rn.gov.br.

Jornalista que chamou Alexandre Garcia de “velho gagá” é demitida da GLOBO

Giuliana Morrone, que chamou Alexandre Garcia de ‘velho gagá’, é demitida da Globo após 34 anos

A série de demissões promovida pela Globo nas últimas semanas resultou na saída de mais uma profissional com décadas de casa: a jornalista Giuliana Morrone, que estava na emissora há 34 anos. A informação foi compartilhada pela própria profissional em seu perfil no Instagram.
Na postagem de despedida, a repórter fez um balanço do período em que fez parte da emissora, citando momentos como a entrevista com o ex-presidente dos Estados Unidos Barack Obama, e a cobertura política que fez ao longo de décadas na Globo.
– Sempre tive paixão pelo jornalismo e por onde eu exerci até agora a minha profissão. Minha outra paixão e força é pela verdade. Sempre. Nos últimos anos, voltei para a universidade e passei a estudar sustentabilidade empresarial. E esbarrei, novamente, na minha obsessão, a busca pela verdade – relatou.
FALA POLÊMICA SOBRE ALEXANDRE GARCIA

Giuliana Morrone protagonizou, em 2020, um áudio no qual fez ofensas ao colega de profissão e ex-companheiro de trabalho Alexandre Garcia por causa do apoio dele ao então presidente Jair Bolsonaro.
A conversa, gravada em um dos intervalos do matinal Bom dia Brasil, foi feita entre ela e o comentarista Gerson Camarotti. Na ocasião, a apresentadora disse que Alexandre Garcia estaria “gagá, tipo a Regina Duarte”.
– Eu fico pensando assim, se não tá gagá, entendeu? Só pode ser. Tipo a Regina Duarte, né? – diz ela.
A jornalista ainda chamou Alexandre de “ridículo” por causa do apoio de Garcia às críticas que eram feitas por Bolsonaro contra a Globo e dos reiterados avisos dele sobre a renovação da concessão da emissora carioca.
– Ele é ridículo. No dia que o Bolsonaro falou em cassar a concessão da Globo, ameaçou, ele endossou. Achou que era lindo, que tinha que cassar a concessão da Globo – afirmou.
Alexandre Garcia não acreditou, afirmou que eles tinham se abraçados no último domingo na missa antes do episódio odioso da agora demitida da Rede Globo.
DEMISSÕES EM MASSA DE VETERANOS

Na última terça-feira (4), a Rede Globo já havia demitido ao menos oito jornalistas veteranos. O desligamento dos profissionais seria parte de uma reestruturação da folha salarial da emissora.
Foram dispensados nomes de peso na redação do Rio de Janeiro como Eduardo Tchao, Monica Sanches, Flávia Januzzi, Luciana Osório, Jorge Espírito Santo; o Jorjão, que era diretor do Fantástico; Elza Gimenes, Alba Mendonça e Arthur Guimarães.
Na redação de Brasília, a Globo também demitiu profissionais experientes, entre eles os jornalistas Fábio William e Márcia Witczak, que tinham, respectivamente, 27 e 25 anos de casa. Fábio William estava à frente do telejornal diário DF1. Esporadicamente, ele apresentava o Bom Dia Brasil e o Jornal Hoje, transmitidos em todo o Brasil.
Já Márcia Witczak comandava o quadro Diversão e Arte nos telejornais da emissora na capital federal. Um de seus projetos idealizados foi o Brasília Independente, que abriu espaço na mídia tradicional para novos artistas de Brasília.

Homem que se identificar como mulher pode se aposentar mais cedo diz TCE-SC


VEm 2022, um caso curioso chamou a atenção na esfera previdenciária, porém só agora em 2023 a questão foi gerando repercussão. O Tribunal de Contas de Santa Catarina (TCE) decidiu considerar o gênero que consta no registro civil para calcular o tempo de serviço de aposentadoria dos servidores públicos estaduais. O entendimento foi aprovado em 7 de janeiro e ocorreu após a prefeitura de Itajaí, no Vale, fazer uma consulta inédita sobre a aplicação das regras em casos de mudanças de gênero.

A manifestação ocorreu após a prefeitura de Itajaí, no Vale, realizar uma consulta sobre a aplicação das regras de aposentadoria em casos de mudanças de gênero. Em nota ao g1 SC, o município informou que a consulta foi abstrata, sem levar em consideração nenhum caso concreto.
“Foi um demanda levantada pela autarquia municipal para basear juridicamente as decisões de aposentadoria”, informou a prefeitura. No quadro de funcionários do município há ao menos uma servidora que realizou a adequação de gênero e futuramente poderá solicitar a aposentadoria.

“É importante afirmar, ainda, que a manifestação do TCE foi favorável, no entanto, os votos ainda não foram divulgados oficialmente. Dessa forma, o Instituto de Previdência de Itajaí, mesmo concordando com a decisão do TCE, aguarda a formalização do julgamento para emitir posicionamento oficial”, informou.
Importante avanço, diz pesquisador
Segundo o pesquisador e professor do Núcleo de Estudos em Gênero e Saúde da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) Rodrigo Moretti, a decisão é um importante avanço para a população trans no estado e também um reflexo de outros direitos conquistados pela comunidade.Como é o caso do decreto nº 8.727 de abril de 2016, que trata sobre o uso do nome social e o reconhecimento da identidade de gênero de pessoas travestis ou transexuais, sem a necessidade de cirurgia.

“A medida que isso aconteceu, a gente começa a ter vários desdobramentos como este, que sem sombra de dúvidas é importantíssimo. Até porque, as pessoas devem ter seus direitos previdenciários e, em todos os níveis, adequados à aquilo que elas são e que também são em termos legais”, explicou Moretti.


Rodrigo Moretti é pesquisador e professor do Núcleo de Estudos em Gênero e Saúde na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) — Foto: Rodrigo Moretti/ Arquivo PessoalNa época, a presidente da Comissão do Direito Homoafetivo e Gênero da Ordem dos Advogados do Brasil em Santa Catarina (OAB/SC), Margareth Hernandes, também pontou o avanço da decisão e afirmou que descomplica o processo de aposentadoria.

“Havia muito essa discussão sobre quando ele/ela contribuiu como o antigo gênero e quanto contribuiu com o gênero atual. Sempre teve este conflito, qual a média de cálculo para essa aposentadoria? [A decisão] Está respeitando de forma brilhante o princípio constitucional da dignidade da pessoa humana, respeitando o ser humana em primeiro lugar”, disse Margareth.
Transgênero é a pessoa que se identifica com o gênero oposto ao qual ela nasceu. Não há relação com orientação sexual. — Foto: Alexandre Mauro / G1Definição
Com a definição, a aplicação dos benefícios se dará ao que está previsto em lei para as mulheres. A mesma orientação poderá ser seguida em casos semelhantes que ocorram em outros municípios catarinenses, informou o órgão.O TCE definiu ainda que se a alteração ocorrer após o pedido de aposentadoria, a concessão do benefício e a apreciação do ato, para fins de registro, deve observar a nova condição que consta no documento civil. A base para o novo entendimento está em conformidade com orientação do Supremo Tribunal Federal (STF).
A discussão recebeu cinco favoráveis à decisão e dois contrários.
A decisão estabelece ainda que, em atendimento ao princípio da dignidade da pessoa humana e da vedação à discriminação, é defeso ao ente público responsável pela análise de processos de aposentadoria proceder a tratamento diferenciado quando da tramitação de requerimentos de aposentadorias de servidores que promoveram a alteração de seu gênero, atestada pelo documento de registro civil.
Por Carolina Fernandes, g1 SC
Fonte: g1.globo.com

Tragédia da Machadinha, veja o que se sabe até agora!

Crianças que morreram em ataque a creche de Blumenau são veladas –
As quatro crianças que morreram em ataque a uma creche de Blumenau estão sendo veladas nesta quinta-feira (6/4), em Blumenau, no Vale do Itajaí. Três velórios estão sendo realizados no mesmo local, mas o endereço não será divulgado em respeito às famílias.
O ataque ocorreu na manhã de quarta-feira (5/4), enquanto crianças brincavam no parque do Centro de Educação Infantil Cantinho Bom Pastor, na Rua dos Caçadores, um homem de 25 anos pulou o muro e atacou os pequenos com uma machadinha.
O que se sabe sobre a tragédia
Um homem de 25 anos invadiu uma creche, matou quatro crianças e feriu outras cinco nesta quarta-feira (5), em Blumenau, Santa Catarina.
Conforme o Corpo de Bombeiros, as vítimas fatais eram três meninos e uma menina, de 5 a 7 anos de idade. Os feridos foram levados a hospitais da região e atendidos nas unidades de urgência.
O Hospital Santo Antônio, de Blumenau, confirmou à CNN que quatro crianças feridas deram entrada no hospital: duas meninas de 5 anos e dois meninos, de 5 e 3 anos.
“Elas foram atendidas pela equipe de urgência e Emergência e as famílias estão recebendo apoio da equipe multiprofissional da instituição”, informou o hospital.
A quinta criança foi enviada para o Hospital Santa Isabel. O hospital informou à CNN que a vítima é uma menina de 5 anos, que recebeu sutura em ferimento no ombro e atendimento psicológico.
Após o ataque, o criminoso se dirigiu usando uma motocicleta até o 10º Batalhão de Polícia de Blumenau, se entregou e foi encaminhado à Polícia Civil.
A repórteres no local, o prefeito de Blumenau, Mário Hildebrandt, declarou que foi organizado um gabinete de crise e as aulas desta quarta foram canceladas. A Secretaria de Educação também cancelou as aulas da rede estadual.
Em coletiva de imprensa, o delegado Ulisses Gabriel, responsável pela investigação do ataque, afirmou que o autor do crime já teve quatro passagens pela polícia. Em 2016, por briga em uma casa noturna, onde foi abordado pela PM. Em 2021, em março ele esfaqueou o seu padrasto. Em 2022, em julho foi abordado e estava na posse de cocaína. No final do ano de 2022 ele quebrou um portão na casa de seu padrasto e esfaqueou um cão que estava no local.
A Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC) informou que o homem de 25 anos teria pulado o muro do Centro de Educação Infantil (CEI) Cantinho do Bom Pastor, na rua dos Caçadores, no bairro Vila Velha. Cerca de 40 crianças estariam usando o parquinho no momento da invasão.
O agressor atacou as crianças usando um machado, e assassinou quatro delas, além de ferir cinco. A princípio, as agressões aconteceram de maneira aleatória.
Professores relataram que tentaram trancar os bebês dentro de uma sala de aula para evitar que fossem atacados. Ao ver professores defendendo e chamando crianças para dentro do prédio, o criminoso pulou o muro novamente e deixou o local.
Em seguida, ele se entregou à polícia.
Segundo o governador do estado de Santa Catarina, Jorginho Mello, o homem estaria em surto psicótico.
Fonte: CNN

Rede Globo demite mais de 30 jornalistas numa reiada só

A rede globo promoveu novos cortes no setor de jornalismo do Rio de Janeiro, alegando necessidade de manter “o processo de transformação e evolução” e “disciplina de contas”. Contando com as demissões de ontem, a repórter @leticiasenab listou mais de 30 jornalistas que deixaram a emissora global. Em seu segundo dia de cortes no Jornalismo, a Globo demitiu três jornalistas veteranos. César Galvão e Fabio Turci, repórteres de São Paulo, e Fábio William, ex-repórter do Jornal Nacional e âncora do DF1, foram desligados. Os motivos são os altos salários. Ao contrário do que o Notícias da TV havia publicado mais cedo, Zelda Mello continua contratada.
Somente nesta quarta-feira (5), mais de dez profissionais já foram mandados embora. Outras dispensas serão feitas ao longo das próximas semanas em diversas áreas.Fábio William estava na Globo desde 1996, quando estreou na GloboNews como repórter e apresentador do Jornal das 10. Em 1998, ele passou a ser da equipe do Bom Dia Brasil e do Jornal da Globo. Em 2003, virou repórter especial do Jornal Nacional em Brasília.


Em 2011, virou âncora do DF1, jornal da hora do almoço do Distrito Federal, onde estava até agora. Ele também dava expediente como plantonista do Jornal Hoje e do Bom Dia Brasil.
Já César Galvão entrou na Globo em 1999, e se especializou em coberturas relacionadas à violência e à segurança pública. Antes da Globo, passou pela rádio CBN e pela extinta Rede Manchete (1983-1999). Nos últimos anos, atuava prioritariamente em telejornais locais de São Paulo.


Fabio Turci estava na Globo desde 2003 e participou de coberturas importantes, principalmente em São Paulo. Foi correspondente em Nova York de 2014 até o final de 2018, quando retornou ao Brasil. Ao voltar, ele passou a fazer reportagens e cobrir folgas no SP1 e SP2.
Zelda Mello até foi chamada para uma conversa com a diretora de Jornalismo em São Paulo, Ana Escalada, e saiu emocionada do local. Alguns colegas pensaram que ela teria sido demitida, o que não aconteceu. Zelda continua contratada da Globo São Paulo.
Ao Notícias da TV, a emissora explica os cortes:
A Globo, assim como as demais empresas de referência do mercado, tem um compromisso permanente com a busca de eficiência e evolução, mas lamenta quando se despede de profissionais que ajudaram a escrever e a contar a sua história. Isso, no entanto, faz parte da dinâmica de qualquer empresa.
“Os resultados da Globo refletem a boa performance do conjunto das suas operações e uma constante avaliação do cenário econômico do país e dos negócios. Como parte do processo de transformação pela qual vem passando nos últimos anos e alinhada à sua estratégia, a empresa mantém a disciplina de custos e investimentos em iniciativas importantes de crescimento”.
Quem foi demitido da Globo hoje?
Depois de atacar no Rio de Janeiro, a Globo concentrou suas demissões do dia em São Paulo e Brasília. As primeiras aconteceram nos bastidores. O nome mais significativo foi Márcia Corrêa, editora-chefe do Bom Dia São Paulo, apresentado por Rodrigo Bocardi. Ela estava no cargo desde 2008 e tinha 33 anos de emissora. Emilene Silva, editora do Jornal Hoje, também foi desligada.
O maior corte aconteceu no G1, o site de notícias da Globo. Foram desligados os jornalistas Sávio Ladeira, Edmundo Silva, Olivia Henriques e Marta Cavallini. Na capital federal, a primeira demitida foi Lúcia Carneiro, editora da GloboNews, o canal de notícias na TV por assinatura.
Logo em seguida, foi a vez de Márcia Witczak, editora local e apresentadora da agenda cultural no DF1, ser demitida.
No início da tarde, a primeira desligada foi da GloboNews: Anna Karina Bernardoni, chefe de programas e supervisora-executiva de projetos especiais. Recentemente, ela produziu a elogiada série Robô Sapiens para o canal de notícias.
A Globo precisou até de um reforço na equipe de saúde do trabalho: profissionais extras foram à sede da emissora na capital federal para agilizar os desligamentos e evitar filas na Redação que prejudicassem o trabalho.

URGENTE- Jovem com machadinha invade creche e mata 4 crianças e fere outra

Homem mata 4 crianças e deixa uma em estado grave em creche de SC

Na manhã desta quarta-feira (5), uma creche particular em Blumenau, Santa Catarina, foi alvo de um ataque que resultou na morte de quatro crianças e deixou outra em estado grave. O agressor, um homem de 25 anos, invadiu a creche Cantinho Bom Pastor com uma machadinha e atacou as crianças, antes de se entregar no Batalhão da Polícia Militar.
Ataque no Centro Educacional Cantinho do Bom Pastor, em Blumenau — Foto: RBS/TV
O incidente gerou comoção entre os pais das crianças, que compareceram ao local em busca de informações. A polícia está investigando o caso para identificar se há mais participantes envolvidos no ataque e como o agressor planejou o ato.
“A Delegacia de Repressão a Crimes de Informática, que tem expertise na extração de dados de telefone e computadores. A gente quer identificar se tem mais algum participante, se mais alguém participou, como ele tramou esse plano, onde ele obteve informações”, disse o delegado-geral.

O ataque ocorre menos de dez dias após outro incidente em uma escola em São Paulo, onde um aluno adolescente matou uma professora e deixou outros três feridos. Desde 2011, mais de 10 escolas foram alvo de ataques violentos no Brasil.

(Video):Rogério Marinho desmascara senador Randolfe Rodrigues AO VIVO

O senador Randolfe Rodrigues tentou lacrar e terminou sendo desmascarado ao vivo. Tudo aconteceu no programa dois em ponto da CNN, onde a entrevistadora convida dois parlamentares de posições contrárias para debater o tema. O resto o vídeo revela, assistam:
Senador Rogerio Marinho desmascara senador petista RANDOLFE RODRIGUES

Babão de vereador desce o cacete em pastor que fazia denúncia em Brumadinho

Após renúncia de vereador, sessão termina em pancadaria na Câmara de Brumadinho
Guilherme Moraes é alvo de suspeitas de abuso sexual
Uma confusão generalizada tomou conta da Câmara Municipal de Brumadinho, na região metropolitana de Belo Horizonte, durante a noite dessa quinta-feira (23), após a renúncia do então vereador Guilherme Moraes, que é alvo de suspeitas de abuso sexual.

Um apoiador do ex-vereador, de 47 anos, agrediu com socos um pastor, de 44, que estava discursando na reunião sobre o suposto crime cometido pelo parlamentar.
Um primo de Guilherme, de 22, também se envolveu na confusão e precisou ser contido por militares. Por ser lutador de artes marciais e resistir à prisão, os policiais precisaram algemá-lo.

Guilherme Moraes, que era o vereador mais votado da cidade de Brumadinho, entregou uma carta de renúncia à Câmara da cidade, após ter sido alvo de um pedido de cassação.
Durante a reunião de ontem, o pastor discursava contra o agora ex-parlamentar, quando foi surpreendido por vários socos. De acordo com o boletim de ocorrências, mesmo no chão, o homem continuou a ser agredido.

A Polícia Civil informou que os que três homens foram conduzidos pela Polícia Militar e ouvidos, na presença de seus procuradores, pela Autoridade Policial da Central Estadual do Plantão Digital.

“Um procedimento investigativo foi instaurado e, em seguida, eles foram liberados e seguem sendo investigados”, disse por nota.
Babão desce o cacete em pastor

“Devia ter dado mais” diz Xuxa em entrevista na Globo

Xuxa Meneghel abusa da sinceridade na Globo e assume sobre sua juventude: “Devia ter dado mais”

Xuxa Meneghel falou sobre sexo no Fantástico e chocou (Foto: Reprodução/ Globo)Xuxa Meneghel falou sobre sexo no Fantástico e chocou (Foto: Reprodução/ Globo)
por kelly.araujo@otvfoco.com.br
Na noite deste domingo, 2 de abril, o Fantástico exibiu com exclusividade uma entrevista com Xuxa Meneghel que foi realizada durante o Navio da Xuxa a respeito de seus 60 anos completados no final do mês de março. Na ocasião, a apresentadora famosa abusou da sinceridade ao tratar de diversos assuntos.
A apresentadora abriu seu coração para Renata Capucci e acabou falando de sua relação com Junno Andrade. Xuxa Meneghel assumiu que teve a autoestima elevada pelo amado: “Ele diz que eu estou gostosa. Olha que delícia, que coisa boa! Ele me coloca para cima. Fora que ele é um gostoso! Estou afirmando: ele é um gostoso”.
Participe agora do nosso grupo exclusivo do Telegram e fique ligado
Em outro momento da conversa, a repórter quis saber que conselho a Xuxa Meneghel de 60 anos daria para a Xuxa de 20 anos. “Primeiro é tentar se informar ao máximo. É importante para todo mundo, para tomar decisões melhores. ‘O Xuxinha, não acredita muito nas pessoas, não”’,contou a apresentadora famosa.
Renata Capucci entrevistou Xuxa Meneghel para o Fantástico - Foto: GloboRenata Capucci entrevistou Xuxa Meneghel para o Fantástico – Foto: Globo
“Ia dar um abraço nela e falar: ‘abra os olhos, os ouvidos e fecha sua boca. Aproveita mais’. Eu achava que ninguém ia morrer, que as pessoas eram eternas. Não só o namorado, mas minha mãe, irmão, irmã, cachorrinho… Ia agarrar mais, beijar mais… Não aproveitei. Devia ter namorado mais, dado mais”, assumiu a loira.

O QUE XUXA MENEGHEL ASSUMIU SOBRE SEXO NA GLOBO?
Quando o assunto foi sexo, Xuxa Meneghel não se importou que a entrevista fosse exibida no horário nobre da Globo: “Me arrependo de não ter namorado mais, dado mais, seria essa a palavra. Se bem que a Xuxinha de 20 anos, que queria ter dado mais, nem teria aproveitado tanto. A gente aprende isso aí com a maturidade”.

CNN recontrata Caio Coppolla

CNN Brasil recontrata Caio Coppolla após 18 meses de sua demissão
A CNN Brasil está determinada a recuperar sua audiência perdida para a Jovem Pan News, e para isso decidiu recontratar o comentarista político Caio Coppolla, que já havia trabalhado no canal entre março de 2020 e outubro de 2021. Coppolla retornará à mesma função da primeira vez, como um dos principais debatedores do programa O Grande Debate, que volta à grade da emissora no próximo dia 13 após um ano fora do ar
A contratação de Coppolla é uma estratégia da CNN Brasil para, pelo menos, diminuir a lacuna na audiência que vem perdendo para a Jovem Pan, especialmente no período da tarde, onde a rival tem registrado até três vezes mais audiência média. Com a volta de Coppolla, a emissora espera atrair um público mais conservador.
O novo elenco do O Grande Debate também contará com a presença do ex-ministro da Justiça José Eduardo Cardozo, da advogada Gabriela Araujo, amiga da primeira-dama Rosângela da Silva, do advogado Roberto Tardelli, do ex-candidato a governador de São Paulo Vinicius Poit e de Samantha Meyer. Janaína Paschoal chegou a ser cogitada para o programa, mas foi realocada para o CNN Arena, de Felipe Moura Brasil, para evitar embates diretos com Cardozo.
Rolar para cima