Saiba o que aconteceu de verdade com a abelhinha, cantora do Calcinha preta!

  • Categoria do post:SAÚDE
  • Comentários do post:0 Comentário
O estado de saúde da cantora Paulinha Abelha, da banda de forró Calcinha Preta, segue grave. De acordo com o último boletim médico divulgado, nesta terça-feira (22), ela continua na UTI (unidade de terapia intensiva) do Hospital Primavera, em Aracaju, entubada, com boa oxigenação e sem necessidade de remédios para manter a pressão arterial.
Paulinha foi internada no último dia 11, após passar mal por problemas renais durante uma turnê do grupo em São Paulo. No dia 15, foi encaminhada para a UTI, e o boletim médico dizia que estavam sendo feitos exames para “melhor elucidação do caso”. Dois dias depois, houve a piora do estado de saúde e o coma da artista. A nefrologista Tereza Fakhouri, da Beneficência Portuguesa de São Paulo, explica que insuficiência renal pode levar a quadros neurológicos graves.
“No funcionamento do nosso organismo a gente produz algumas substâncias que são resíduos do nosso metabolismo, lixo mesmo. No caso do metabolismo proteico, há o resíduo amônia, que é extremamente tóxico para o cérebro. Então, a amônia é convertida pelo fígado em ureia, que reduz a toxidade, mas ainda é tóxica. E o rim é responsável por tirar a ureia do organismo. Quando temos um problema renal, essas substâncias começam a se acumular e chegam até o cérebro, causando um quadro de problemas neurológicos”, explica a médica.
E acrescenta: “Geralmente, o quadro neurológico se inicia com rebaixamento de nível de consciência, uma sonolência, e nos casos mais graves pode levar ao coma. Além disso, algumas medicações utilizadas em pacientes com insuficiência renal podem causar intoxicação”.

Deixe um comentário