Parlamento europeu aprova entrada com urgência da Ucrânia na União Europeia

  • Categoria do post:GUERRA
  • Comentários do post:0 Comentário

・・・
O Parlamento Europeu aprovou na tarde dessta terça-feira (1º) a moção que pede à União Europeia para considerar a Ucrânia com o status de candidato para entrar no bloco. O texto foi aprovado por 637 votos a favor, 13 contrários e 26 abstenções.
Presidentes de 8 países da Europa Oriental assinaram uma carta à UE (União Europeia) dizendo que “a Ucrânia merece a perspectiva de adesão” ao bloco e pediram aos membros da entidade que tomem medidas para conceder ao país o status de candidato. Também foi solicitado que tal procedimento “esteja em linha com o artigo 49 do tratado sobre a União Europeia e sobre a questão do mérito”.
Pouco antes da votação parlamentar ser realizada, o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky chegou a fazer um discurso por videoconferência, em tom de apelo, para que o bloco “provasse” estar com o país.
.

A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, disse que queria ver a Ucrânia se juntar à UE.
– Eles são um de nós e nós os queremos – declarou.
O pedido da Ucrânia é para que o país se torne membro da UE imediatamente por um procedimento especial, uma vez que está sob ataque russo. No entanto, a UE não deixou claro se, pela situação de guerra, alguma etapa do procedimento de adesão será pulada.
.
De acordo com a legislação do bloco, é necessário que os parlamentos nacionais dos países membros também aceitem o pedido ucraniano.
A Ucrânia agora deverá seguir para as próximas etapas do procedimento de adesão ao bloco.
*Pleno News

Deixe um comentário