Maior usina nuclear da Europa pegou fogo após ataques russo, irradiação já foi detectada!

  • Categoria do post:GUERRA
  • Comentários do post:0 Comentário
O prefeito de Energodar, Dmytro Orlov, na Ucrânia, afirmou na noite desta quinta-feira (03), por meio do Telegram, que usina nuclear de Zaporizhzhia, a maior da Europa e vizinha ao local comandado por ele, foi atingida por um incêndio.
“Como resultado do contínuo bombardeio inimigo de prédios e unidades da maior usina nuclear da Europa, a usina nuclear de Zaporizhzhia está pegando fogo”, disse Orlov em seu canal Telegram, citando o que chamou de ameaça à segurança mundial.
O porta-voz da usina, Andriy Tuz, disse à televisão ucraniana que os projéteis estavam caindo diretamente na usina de Zaporizhzhia e incendiaram um dos seis reatores da instalação. Esse reator está em reforma e não está operando, mas há combustível nuclear dentro, disse ele, de acordo com a agência Associated Press.
“Os bombeiros não podem chegar perto do fogo porque estão sendo alvejados”, disse Tuz.
Um funcionário do governo disse à Associated Press que níveis elevados de radiação foram detectados perto do local da usina, que fornece cerca de 25% da geração de energia da Ucrânia. O funcionário falou sob condição de anonimato porque a informação ainda não foi divulgada publicamente.

Deixe um comentário