Boric, a extrema esquerda assume o Chile!

O político progressista Gabriel Boric tomou posse nesta sexta-feira como presidente do Chile em uma cerimônia solene na cidade costeira de Valparaíso da qual participaram representantes de governos de diversos países.
.

No Salão de Honra do Senado, o socialista Álvaro Elizalde, novo presidente da casa parlamentar, colocou a faixa presidencial em Boric, que, com apenas 36 anos e um mês de idade, tornou-se o mais jovem chefe de governo da história do Chile.
Durante o evento, Boric recebeu um abraço de seu antecessor, o conservador Sebastián Piñera, cumprimentou os militares e outros representantes presentes e, sem usar gravata, fez o juramento de posse.
.

“Diante do povo e dos povos do Chile, sim, eu prometo”, disse Boric, ressaltando a diversidade étnica, nacional e indígena do país.
Posteriormente, ele assinou os diversos atos protocolares e recebeu de Piñera o símbolo do poder presidencial no Chile, a chamada piocha de O’Higgins.
A faixa foi colocada pelo novo presidente do Senado, Álvaro Elizalde, que foi eleito apenas uma hora antes da cerimônia.
.

Os novos ministros também fizeram o juramento de posse no Congresso diante de Boric, entre eles a titular da pasta do Interior, a médica Izkia Siches, de 35 anos, primeira mulher a ocupar o cargo.
À tarde, Boric, cuja posse foi assistida pelo vice-presidente brasileiro, Hamilton Mourão, e por chefes de Estado como o rei da Espanha, Felipe VI, deve retornar a Santiago e fazer seu primeiro pronunciamento à nação como presidente em uma das sacadas do Palácio de la Moneda, a sede do Poder Executivo chileno.

Deixe um comentário