Instagram testa nova ferramenta que não existe na concorrência; Saiba qual é

img_1588 Instagram testa nova ferramenta que não existe na concorrência; Saiba qual é

O Instagram está intensificando sua competição com o TikTok ao começar a testar uma nova funcionalidade chamada Spin, que ainda não existe no aplicativo concorrente. Esse recurso permite que os usuários republiquem vídeos do Reels em novas criações, substituindo o texto ou áudio do criador original para editar um clipe com as mesmas imagens. O objetivo é gerar tendências e potenciais virais dentro da rede social, em uma dinâmica semelhante ao sticker “Sua Vez – Modelos”, que cria correntes nos Stories a partir de templates criativos desenvolvidos pelos próprios usuários.
O teste dessa funcionalidade foi descoberto pelo desenvolvedor mobile Alessandro Paluzzi e confirmado pelo Instagram ao site TechCrunch. A rede social, pertencente à Meta, informou que o recurso é um protótipo interno e não está sendo testado com usuários externos. Considerando que o Reels foi desenvolvido com base nos vídeos do TikTok, copiando muitos de seus formatos, a nova função em teste mostra o interesse do Instagram em lançar possibilidades diferentes de uso da ferramenta para sua base de usuários, mesmo que pequenas.
Anuncios
Essa funcionalidade em desenvolvimento exige criatividade no uso dos vídeos para que se adequem a um contexto diferente do original. Por exemplo, um usuário pode gravar um vídeo de um cachorro correndo e usar a legenda “animado para a sexta-feira”. Com o Spin, outra pessoa pode utilizar a mesma imagem do pet e substituir a frase por algo como “eu fugindo dos boletos”.
Um print capturado por Paluzzi e publicado no X (ex-Twitter) mostra que o usuário poderá decidir individualmente se um Reel poderá ser utilizado em Spins. No momento da publicação, o proprietário da conta poderá habilitar ou desabilitar a função por meio de uma chave nas configurações do post. A captura de tela também mostra uma breve descrição do recurso, afirmando que, caso o vídeo seja aproveitado por outras pessoas, o criador original receberá mais audiência vinda de um público amplificado.
Vale ressaltar que o Spin tem um princípio diferente da função Remix, que compartilha os Reels de outros usuários com a tela dividida lado a lado para fazer duetos ou reacts, uma função também existente no TikTok. Os Spins, por sua vez, exigem mais criatividade na hora da criação e não geram a sensação de comparação entre os dois vídeos.
Por se tratar de um protótipo, não há confirmação de que o Instagram irá lançar o Spin para os usuários finais, nem quando isso poderá acontecer. Também é importante destacar que, caso a ferramenta seja implementada no app no futuro, poderá sofrer alterações no seu funcionamento em relação ao experimento desenvolvido até aqui.
Com informações do TechTudo e TechCrunch.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima