Minha filha morreu no show de Taylor Swift e não recebi nenhuma ligação de ninguém

José Weiny Machado, pai de Ana Benevides, chegou no Rio de Janeiro por volta das 10h30 da manhã e disse que iria ao hospital Salgado Filho, no Méier, para onde a jovem foi levada depois de passar mal no Engenhão, local em que acompanhava o show da cantora Taylor Swift. No entanto, ele se deslocou para o Instituto Médico-Legal — onde permanece até o início da tarde deste sábado — local para o qual o corpo da jovem foi encaminhado. Até o momento, segundo ele, a organizadora do evento não o procurou.
— Seria o certo, não é? Para saber das atitudes que eles vão tomar, sei lá. Mas não vai trazer minha filha de volta — disse Weiny, que foi informado da morte da filha por telefone, na noite desta sexta feira. — Tinha uma amiga com ela no hospital, e um médico me ligou.
No IML desde pouco antes de meio-dia, Weiny esteve acompanhado de uma prima de Ana. Duas amigas da jovem também estiveram na unidade, onde abraçaram o pai da estudante de Psicologia.
Amigas que estavam no show de Taylor Swift também abraçam uma prima de Ana Benevide — Foto: Gabriel de Paiva/ Agência O GloboAmigas que estavam no show de Taylor Swift também abraçam uma prima de Ana Benevide — Foto: Gabriel de Paiva/ Agência O Globo
Enfrentando o forte calor na porta do Instituto Médico-Legal, no Centro do Rio, o pai da jovem ligou para o amigo Alexandre de Lemos, de 53 anos, que mora na capital fluminense e se dirigiu à unidade para prestar apoio ao amigo. Segundo Alexandre, que é técnico em segurança do trabalho, a amizade começou virtualmente, por colecionarem miniaturas. Neste sábado, o momento de dor de Weiny foi também a primeira vez que os dois se viram pessoalmente.
—Ele (Weiny) me ligou agora cedo e perguntou: “Ficou sabendo da menina que morreu no show? Ela é minha filha” – recordou Alexandre, que, ao atender o telefone, ainda não tinha lido as notícias do dia.
Emocionado, Alexandre abraçou o pai de Ana e consolou o amigo que acabara de perder a filha:
– Nossa menininha! Ela se foi, mas está com Deus. Fica tranquilo, ela te ama muito, vim aqui para te dar uma força.
Pai de Ana Benevides é consolado por amigo no IML — Foto: Agência O GloboPai de Ana Benevides é consolado por amigo no IML — Foto: Agência O Globo
Segundo Alexandre, Weiny “está arrasado”. O pai de Ana Benevides disse que só dará entrevista após saber a causa da morte da filha, informada no laudo do IML.
Segundo a Secretaria municipal de Saúde, a paciente chegou à unidade às 20h50, em parada cardiorrespiratória. “Foram feitas manobras de reanimação, mas, infelizmente, ela não resistiu”. Ainda de acordo com a pasta, não é possível “precisar a causa da morte” neste momento, o que ficará a cargo do Instituto Médico-Legal (IML).
A Polícia Civil informou que o caso ficará a cargo da 24ª DP (Piedade). Em nota, afirmou: “Após tomar conhecimento das circunstâncias do fato, a Polícia Civil determinou que o hospital encaminhasse o corpo para o Instituto Médico Legal Afrânio Peixoto (IMLAP), no Centro do Rio, para realização de exames de perícia, visando ao esclarecimento das causas da morte. O caso ficará a cargo da 24ª DP (Piedade), que fará diligências para elucidar o ocorrido.”

Amigos e cantora lamentam morte

Nas redes sociais, o perfil da Valhalla, atlética ligada ao curso de Psicologia da UFR, à qual Ana estava vinculada, foi um dos primeiros a prestar uma homenagem a ela.
“É com profundo pesar que lamentamos a perda da nossa diretora Ana Clara Benevides, que partiu deixando uma enorme vazio em nossos corações. Nossa sinceras condolências à família e amigos neste momento difícil, que encontre conforto nas lembranças e no amor que ela deixou como legado”, diz a publicação.
Ana Benavides: veja foto de jovem que morreu em show da cantora Taylor Swift
Em seguida, diversos amigos de Ana foram às redes sociais prestar homenagens a ela.
“Obrigado por ter sido uma das melhores companhias que eu já tive. Cuide de nós lá no céu, estrelinha”, lamentou um amigo. “Jamais pensei que precisaria postar isso aqui… mas você vai fazer muita falta, amiga, eu te amarei sempre e jamais irei te esquecer. […] Você foi embora jovem, mas tocou o coração de todos que tiveram a oportunidade de te conhecer”, disse uma amiga.
Em suas redes sociais, Taylor Swift lamentou a morte de Ana, em um longo texto, no qual afirmou que sente “profundamente essa perda” e que está com o “coração partido”.
“Não acredito que estou escrevendo essas palavras, mas é com o coração partido que digo que perdemos um fã hoje à noite, antes do meu show. Eu nem posso te dizer o quão devastada estou com isso. Tenho muito pouca informação além do fato de que ela era incrivelmente linda e jovem demais […]. Essa foi a última coisa que pensei que aconteceria quando decidimos trazer essa turnê para o Brasil”, publicou a cantora em suas redes sociais.

Críticas à organização do evento

Desde o início da manhã deste sábado, a hashtag “T4F EXIGIMOS RESPEITO” era o segundo assunto mais comentado no X (antigo Twitter). Tags como “JUSTIÇA POR ANA” e “EXIGIMOS ÁGUA EM EVENTOS” também ocuparam o ranking dos assuntos mais falados. Diversos usuários criticavam a regra imposta pela empresa organizadora do show de Taylor no Brasil, apontando que até mesmo pessoas que faziam parte da equipe da cantora distribuíram água ao público por conta do forte calor que fazia no local, mesmo na parte da noite.
O público aponta que houve descaso da organizadora com os fãs, com vários deles desmaiando, provavelmente resultado de desidratação. Um perfil na rede social afirmou: “A Tay parou o show duas vezes para falar sobre água e, em uma delas, ela entregou para os fãs. Isso não é de forma alguma culpa dela ou dos seguranças, já que, nos relatos, foram eles que mais ajudaram”.
Nas redes, a T4F publicou uma nota lamentando a morte de Ana. Informou que a jovem foi atendida por paramédicos no Engenhão e depois transferida para o Hospital Salgado Filho, ficando quase uma hora em atendimento emergencial. A empresa não comentou as críticas e nem informou se haveria alguma mudança para os próximos shows. A reportagem tenta contato com a T4F, mas não obteve retorno até o fechamento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima